mãe e filha a rir

Dermatite Atópica no rosto das crianças – Identificar e aliviar o desconforto

7 min leitura
Ver mais

Entre 10-20% das crianças no mundo têm dermatite atópica, uma doença crónica, mas não contagiosa de pele que também afeta os adultos. Também conhecida como Eczema Atópico, os sintomas típicos incluem a pele seca, irritada que ocasionalmente com as crises leva a intenso prurido, inflamação e dor. Embora não exista uma cura, os cuidados regulares e consistentes podem ajudar a aliviar os sintomas e a prolongar as fases inativas.

Sinais E Sintomas

O que é a Dermatite Atópica

A Dermatite Atópica (ou eczema atópico) é uma doença de pele de longa duração desconfortável e às vezes angustiante, muito comum em crianças em todo o mundo, embora predominantemente no mundo ocidental. Enquanto cerca de 2-5% dos adultos são afetados, 10-20% dos pacientes são crianças e bebés. A maioria dos doentes (90%) fica com Dermatite Atópica antes dos cinco anos e muitas crianças crescem com a doença.

Tipicamente, a Dermatite Atópica atravessa duas "fases". Durante a fase inativa a pele é muito seca, irritada, escamosa e precisa ser hidratada diariamente. As fases ativas (ou "crises agudas") são mais dolorosas e precisam de ser tratadas com medicamentos tópicos para acalmar a pele inflamada e aliviar a comichão.

1. Função de barreira da pele prejudicada facilita a invasão do microorganismo.
2. Ativação de células imunes, inflamação.
3. Comichão.

A Dermatite Atópica é diferente nos bebés, nas crianças e nos adultos:

  • Os bebés podem desenvolver sintomas tão cedo como os primeiros 2-3 meses de vida. A erupção pode aparecer de repente o que torna a pele seca, escamosa e com comichão. Nas fases de crise aguda a pele infetada pode escorrer fluidos.
  • Quando as crianças desenvolvem a doença mais tarde (entre os 2 anos e a puberdade) a erupção é geralmente seca, com comichão e manchas escamosas. A pele tende a ser instável e espessa.
  • A Dermatite Atópica num adulto, que geralmente começa na infância, caracteriza-se por muito seca, escamosa e com muito prurido.
sintomas da Dermatite Atópica nos bebés
Os sintomas da Dermatite Atópica nos bebés ocorrem no rosto e no couro cabeludo.
pele seca, escamosa e com muita comichão
Os sintomas nos bebés e nas crianças, normalmente incluem a pele seca, escamosa e com muita comichão.

As áreas mais comuns da Dermatite Atópica em bebés são o rosto e o couro cabeludo (especialmente as bochechas), bem como o corpo (cotovelos e joelhos).

As crianças que desenvolvem a doença após a primeira infância, a erupção geralmente começa no corpo - nas dobras dos cotovelos ou joelhos - e é comum ver um jovem paciente com a pele atópica no pescoço, pulsos, tornozelos e/ou os vincos entre as nádegas e as pernas.

A Dermatite Atópica é agravada por arranhões que quebram a barreira da pele e expõe as bactérias, fazendo com que a pele fique inflamada. Para uma criança, por vezes, a comichão pode-se tornar tão intensa que os impede de dormir. Além de ser angustiante para a criança, os pais podem sentir-se impotentes para ajudar, que, por sua vez, faz stress psicológico. A boa notícia é que um tratamento eficaz e bons cuidados da pele podem aliviar muito o desconforto.

Atenção

Se não tem a certeza sobre os seus sintomas procure o aconselhamento de um um médico ou dermatologista.

Saiba mais sobre a pele das crianças.

Causas E Fatores Contributivos

Potenciais causas e fatores desencadeadores da Dermatite Atópica

Os dermatologistas têm identificado várias causas e fatores desencadeadores. Por exemplo:

mulher a usar um inalador
Se os pais sofrem de febre dos fenos ou asma a criança tem maior probabilidade de desenvolver Dermatite Atópica.
mulher com bebé recem nascido ao colo
As meninas têm mais probabilidade de desenvolver Dermatite Atópica que os meninos.

  • Membros da família com Dermatite Atópica, febre dos fenos e/ou asma. Há uma ligação conhecida entre a Dermatite Atópica, a febre dos fenos e a asma. As evidências mostram que, se um ou ambos os pais sofre de um ou todas estas condições, os seus filhos terão um risco maior.

  • Crianças que vivem em países desenvolvidos, possivelmente em cidades, onde os poluentes são superiores ouvivem num clima frio. Curiosamente, as crianças jamaicanas que vivem em Londres são duas vezes mais propensas a desenvolver Dermatite Atópica como aqueles que vivem na Jamaica.
  • Ser menina. As mulheres são ligeiramente mais propensas a ter a doença em relação aos homens.
  • Ser mãe tardiamente. Há evidências que mostram que os bebés nascidos nos estágios mais avançados da idade fértil da mãe têm maior propensão para desenvolver Dermatite Atópica.

Uma vez afetada, há uma série de razões pelas quais os sintomas se agravam ou as crises agudas ocorrem. Os doentes têm uma deficiência de fatores hidratantes naturais (FHN) (tais como aminoácidos) e perturbações no metabolismo dos lípidos epidérmicos. Isto explica porque a pele é mais propensal de ser seca com uma função de barreira perturbada.

ciclo da pele atópica

Os problemas são frequentemente causados pelo Ciclo da Pele Atópica, que começa quando a criança arranha com a comichão perturbando a barreira da pele já frágil.
Isto faz com que uma bactéria chamada Staphylococcus aureus se multiplique e infete a pele. A infeção provoca inflamação, que por sua vez provoca comichão, fazendo com que o ciclo recomece novamente.

Os tratamentos podem ajudar a quebrar o Ciclo da Pele Atópica.

Fatores Contributivos

Mais fatores contributivos

Pensa-se que certos alimentos, bebidas, texturas e tecidos causam ou afetam a pele atópica.



Estes incluem:

menina com pele atópica
Os pais devem evitar fatores que agravem a doença, como alimentos e materiais para as crianças.

  • Materiais como lã e nylon, podem ser abrasivos e causar suor
  • Alergias alimentares, normalmente a produtos lácteos, nozes e frutos do mar (fale com um médico antes de retirar todos os alimentos da dieta de uma criança)
  • Alergias a ácaros, pó ou pólen
  • Detergentes de lavar roupa
  • Maquilhagem (embora as marcas para pele sensível sejam suaves)
  • Fumo passivo do cigarro

Alguns dos efeitos colaterais da doença - como o stress e a insónia - também podem piorar os sintomas.

Leia mais sobre os fatores que influenciam a pele.

Soluções

Lidar com os sintomas da Dermatite Atópica no rosto das crianças

Pode ser extremamente angustiante para os pais ver o seu filho sofrer, mas embora não exista cura para a Dermatite Atópica, o tratamento regular e consistente pode ajudar a prevenir que a doença se agrave, acalmando a pele - o alívio da dor e da comichão - reduzindo o stress emocional, prevenindo infeções e levando a criança a parar de coçar.

Um plano de tratamento, provavelmente, vai incluir um regime de cuidados da pele, bem como algumas mudanças no estilo de vida.

Para as fases inativas, o uso diário de emolientes é vital.

Emolientes

Os emolientes ou hidratantes, incluem loções, cremes, cremes para o rosto e óleos de banho e duche, trabalhando todos em conjunto para manter a pele hidratada, macia e protegida contra substâncias irritantes. O uso regular é fundamental para o cuidado da pele atópica e pode prolongar as fases inativas. As crianças e bebés com Dermatite Atópica no rosto devem aplicar cremes hidratantes para o rosto pelo menos duas vezes ao dia.

colocar creme no rosto do bebé
O uso regular de hidratantes é importante para prolongar as fases inativas, entre outros.

Os principais ingredientes nas fórmulas de emolientes podem incluir:

  • Omega-6: Óleo de Prímula e Óleo de Semente de Uva. Acalmam e nutrem a pele, repondo a barreira protetora natural da pele.
  • Licochalcone A (extrato da raiz de alcaçuz). Um anti-inflamatório natural e antioxidante, que ajuda a reduzir a vermelhidão e alivia a inflamação.

Cuidado Ativo

Quando as crises agudas ocorrem, deve-se utilizar emolientes em conjunto com tratamentos ativos de cuidados, tais como cremes e sprays anti-comichão. Estes cremes geralmente contêm corticosteróides como a hidrocortisona.

mãe e filha abraçadas
O uso de hidrocortisona para aliviar sintomas agudos da dermatite atópica em crianças é possível mas não é aconselhado o seu uso a longo prazo.

A hidrocortisona é conhecida por ser eficaz, de rápida ação e alivia a comichão. No entanto, muitos pais sentem-se desconfortáveis em usar na pele das crianças, pois o uso prolongado pode ter vários efeitos colaterais negativos. Além disso, perde a sua eficácia se for utilizado continuamente e também por não poder ser usado em grandes áreas de pele.

Eucerin AtopiControl Creme para Fases Agudas tem propriedades de cuidado clinicamente comprovadas para melhorar significativamente a aparência da pele durante as fases de crise aguda. Esta solução de cuidado de pele ajuda a reduzir o uso de hidrocortisona durante as crises.

Mais conselhos para os pais com crianças com Dermatite Atópica no rosto

cortar as unhas das crianças
É recomendado que mantenha as unhas das crianças rentes e pequenas de modo a prevenir arranhões sérios.

  • Use água morna e não quente.
  • Seque suavemente a pele quase seca, e em seguida, aplique o emoliente imediatamente.
  • Aplicar emoliente, pelo menos, duas vezes por dia.
  • Mantenha as unhas curtas e suaves para que a criança não coce e perfure a pele.
  • Coloque luvas de algodão sobre a criança à noite para evitar que arranhe o rosto durante o sono.
  • Mantenha a temperatura ambiente fria e a humidade baixa.
  • Pode ser uma boa ideia dar a uma criança uma boneca para reduzir a necessidade de arranhar sua própria pele.

Os nossos valores

Pioneira nos cuidados de pele

Desenvolvemos uma abordagem dermocosmética holística para proteger a sua pele, mantê-la saudável e radiante.

Recomendada por Dermatologistas

Trabalhamos com dermatologistas e farmacêuticos líderes em todo o mundo para criar produtos inovadores e eficazes, nos quais podem confiar e recomendar.

Compromisso com a inovação

Dedicamo-nos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele, há mais de 100 anos. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade, que atuam para que cada dia viva melhor.

Encontre o ponto de venda Eucerin mais próximo