Cientista no laboratório

Por trás da ciência Eucerin AQUAporin ACTIVE

A pele precisa de água para ser saudável. O nível de hidratação correcto é extremamente importante para a pele, para que esta possa ser capaz de funcionar como uma barreira eficaz contra as irritações externas. Quando a pele fica desidratada, ela fica também enfraquecida, podendo tornar-se áspera, sensível e com sensação de repuxar. A sua função barreira fica também comprometida.

Uma boa hidratação da pele é mais do que beber muita água. O mais importante, é a forma como a humidade é distribuída pelos sítios onde é realmente necessária.

Enquanto a maioria dos hidratantes funcionam baseando-se na retenção de água na pele e reduzir a sua evaporação, Eucerin descobriu uma forma inovadora para activar os canais de distribuição de humidade próprios da pele -  os Aquaporins. Os Aquaporins transportam a humidade entre as células da pele e contribuem para a hidratação da pele a partir do seu interior. 

Quando hidratada com Eucerin AQUAporin ACTIVE, a pele é capaz de funcionar melhor como uma barreira eficaz, contra as agressões externas, proporcionando um aspecto e uma sensação de suavidade. 


A história por trás de uma nova geração de hidratantes

Em 2003, o bioquímico norte-americano Peter Agre ganhou o Prémio Nobel de Química por ter feito uma descoberta revolucionária. Através da sua pesquisa, chegou à origem do mecanismo de distribuição de água entre as células, ao descobrir que as proteínas formam canais microscópicos nas membranas celulares, que facilitam o transporte de água e outras moléculas de célula para célula. Estes canais são chamados Aquaporins. 
Desde a sua descoberta inicial, 13 variantes diferentes foram identificadas - todas com a capacidade de transportar rápidamente a água para dentro e para fora das células, até três mil milhões de moléculas por segundo. O tipo de Aquaporin 3 (AQP3), é o mais abundante na pele humana e conduz a água e o Glycerol através das células da pele. O Glycerol é um importante humectante e um bloco de construção para as próprias moléculas da pele. Um nível  ideal de água e o fornecimento de Glycerol são essenciais para manter o equilíbrio da humidade natural da pele.

Cientista a observar ao microscópio
Os cientistas descobriram um princípio fundamental da hidratação no transporte de célula em célula: os Aquaporins.
O centro de pesquisa e desenvolvimento Beiersdorf em Hamburg.
O centro de pesquisa e desenvolvimento Beiersdorf tem sede em Hamburg.
AQUAporin ACTIVE aumenta o número de Aquaporins em 215% após 24 horas *

Os Aquaporins formam uma rede vital de hidratação na pele. Quantas mais forem, melhor será o transporte da hidratação na pele.
Rainer Wolber, Head of Research & Development da Eucerin

"Através desta descoberta, os cientistas da Eucerin ficaram inspirados e determinados a encontrar uma maneira de estimular a formação de Aquaporins nas células da pele, a fim de melhorar a hidratação da mesma."

Os modelos de pele artificial foram especialmente desenvolvidos para detectar e estudar os Aquaporins ao microscópio, Wolber diz: "Testámos várias substâncias bioactivas na tentativa de encontrar o ingrediente activo ideal. O Gluco-Glycerol acabou por ser a chave." Saiba mais sobre a intensiva pesquisa de soluções da Eucerin.

Ilustração gráfica de várias camadas da pele.
Os Aquaporins formam uma rede que transmite a hidratação através das diferentes camadas da pele epidérmica.

Na natureza, o Gluco-Glycerol (também conhecido como Glicerina Glucoside) é utilizado por organismos como algas azuis-verdes para ajudá-los a sobreviver em condições extremas de desidratação. Testes científicos mostraram que o Gluco-glicerol pode penetrar nas camadas mais profundas da epiderme e estimular a produção de AQP3. Como Wolber acrescenta: "Agora precisamos de formular o Gluco-Glycerol e desenvolver produtos eficazes e atraentes."

O resultado é a linha única Eucerin AQUAporin ACTIVE de hidratantes para o rosto e corporais. Estudos clínicos dermatológicos exigentes em voluntários com a pele seca e desidratada demonstraram as vantagens dos produtos de hidratação.

Wolber destaca o facto de os resultados serem: "imediatos e intensos. Em apenas 24 horas após a primeira utilização, vimos um aumento impressionante dos níveis de hidratação da pele." Estes benefícios aumentam ao longo do tempo, com resultados a mostrar uma melhoria da hidratação após o uso regular e, mais importante, "os resultados são duradouros. A pele continua a ser bem hidratada por algum tempo, mesmo depois de os voluntários pararem de usar os produtos."

Ilustração gráfica de Aquaporinas.
Pele desidratada (Ilustração esquemática) Nível de humidade reduzida, devido a um número limitado de Aquaporins.
Ilustração gráfica com o aumento no número de Aquaporinas.
Pele hidratada (Ilustração esquemática) Hidratação intensa, mesmo nas camadas mais profundas da epiderme, graças a um aumento do número de Aquaporins.

Como Wolber resume "Os hidratantes Eucerin AQUAporin ACTIVE dão à pele a hidratação de que ela precisa. No longo prazo, os produtos ajudam a melhorar a hidratação da pele, reforçando a sua função de barreira e tornando-a mais resistente ao meio envolvente.”

Gráfico de informações sobre a hidratação da pele após o uso de gama Eucerin AQUAporin.
Estudos médicos aprovam os resultados de boa hidratação após o primeiro uso e o uso regular da linha Eucerin AQUAporin.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!