Por trás da ciência Eucerin DermoDENSIFYER

À medida que a idade passa, a estrutura da nossa pele muda. Uma dessas mudanças é a perda de densidade. Esta é mais comum em mulheres que se encontram na idade da pós-menopausa, reflectindo-se numa pele mais fina, fraca e frágil. A pele perde a sua forma, fica pálida com um aspecto aborrecido, tornando as rugas mais profundas.

Os peelings químicos são muito utilizados para cuidar da perda de densidade. Apesar de oferecer bons resultados, o procedimento pode ser agressivo na delicada pele envelhecida, tendo muitas vezes efeitos colaterais sendo que o paciente pode levar algum tempo a recuperar. 

A linha Eucerin DermoDENSIFYER foi clinicamente comprovada para ajudar e fortalecer o envelhecimento da pele e reduzir a sua perda de densidade.

Os antecedentes da gama de densificação da pele de Eucerin

A junção entre a camada superior e as camadas médias (a epiderme e a derme) é composta por papilas. As papilas suportam as camadas superiores da pele com nutrientes vitais e oxigénio. À medida que envelhecemos, estas papilas estreitam e reduzem em número e a junção alisa. Isto resulta numa perda de densidade da pele.

Eucerin queria criar uma linha que tratasse efectivamente a perda de densidade. Assim, usando os seus 125 anos de experiência no cuidado da pele e de pesquisa, os especialistas da pele Eucerin identificaram os principais activos que suportam a renovação da pele e que podem ser usados diariamente, combinando-os com outros activos. Inspirado nos peelings químicos, mas sempre conscientes da fragilidade da pele envelhecida, a ambição era criar uma fórmula altamente tolerável para fortalecer e redensificar a pele, bem como melhorar o seu brilho e textura.

A equipa Research & Development de Eucerin começou com a Arctiina, um extracto natural activo do fruto da planta Bardana: "Descobrimos que tem um efeito estimulante poderoso no processo de renovação natural quando aplicado topicamente na pele", explica Andrea Schölermann, Clinical Advisor Eucerin: "Além de desencadear a reconstrução do tecido conjuntivo danificado, a Arctiina também acelera a renovação das substâncias que criam volume dando à pele uma aparência jovem. Os benefícios da Arctiina eram exactamente o que nós procuravamos para melhorar a densidade da pele e o seu enfraquecimento, achatando a estrutura da pele durante esta fase da vida em particular."

Sede Beiersdorf é sedeada em Hamburgo, Alemanha.
A equipa Research & Development da Eucerin tem uma grande experiência - 125 anos.

A Arctiina apenas não seria suficiente para ajudar a previnir o envelhecimento da pele.  

"Tivemos alguns resultados promissores no laboratório com um determinado tipo de peptídeo, conhecido por Péptidos de Apiácea. Foi mostrado que este ingrediente teve um efeito fortalecedor na estrutura interna da pele, que é naturalmente enfraquecido durante a menopausa e a pós-menopausa", diz Dr. Schölermann, acrescentando que: "os componentes de peptídeo altamente eficazes como este têm o potencial de melhorar a estrutura do tecido conjuntivo da pele."

Uma fórmula que incluía tanto o Péptidos de Apiácea e a Arctiina consegue alcançar resultados mais impressionantes numa fase de testes. Esta fórmula reforça a estrutura da pele para lhe dar uma aparência mais jovem e radiante. Como o Dr. Schölermann conclui:

Não podemos voltar atrás no tempo, mas podemos ajudar a preservar as qualidades da juventude da pele de cada mulher.

Pele jovem: tecido conjuntivo da pele altamente estruturado, com grande quantidade de colágeno.
Pele envelhecida: tecido conjuntivo da pele menos estruturado, com grande quantidade de colágeno.

Resultados impressionantes para a fórmula do produto

Os voluntários participaram numa série de ensaios para testar a eficácia da linha Eucerin DermoDENSIFYER

 Apenas num estudo, 31 mulheres entre os 45 e os 65 anos aplicaram a nova fórmula, duas vezes por dia, durante 4 semanas. Depois, Eucerin usou técnicas a laser para medir o impacto da fórmula nas papilas: "Percebemos que houve um aumento significativo na densidade das papilas, bem como um aumento e densificação dos tecidos da pele", observa Schölermann. A tecnologia Optical Coherence Tomography (OCT) foi também utilizada para digitalizar a pele e mostrou "um aumento significativo da espessura da epiderme" em toda a amostra.

Num segundo estudo, Eucerin testou o impacto da nova fórmula na taxa de renovação da pele, através de uma medição do tamanho das células na camada córnea (a camada mais externa da pele). Como o Dr. Schölermann explica: "A condição das células da pele na camada córnea é um indicador de tempo da renovação da pele. Quanto maior o tamanho das células, maior o tempo de renovação. Em cada um destes intervalos, notámos uma diminuição significativa no tamanho das células, indicando uma melhoria na taxa de renovação."

Foi também examinado o efeito sobre as rugas em todos os estudos usando scan digital e técnicas de avaliação de fotos. Houve uma redução significativa na profundidade das rugas na testa e à volta dos olhos, no nariz e na boca. 

"Com resultados promissores estamos confiantes de que, com o uso regular de linha Eucerin DermoDENSIFYER, as mulheres irão sentir-se mais fortes, com a pele mais saudável, mais elástica e radiante."

Medição do tamanho das células da pele na camada córnea.
Com o uso regular da linha Eucerin DermoDENSIFYER as mulheres afirmam que a pele está mais forte e elástica.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!