Cientista no laboratório

Por trás da ciência Eucerin Q10 ACTIVE

O envelhecimento da pele é uma questão inevitável da idade causado por uma combinação de diversos factores externos e internos que afectam a intensidade e a forma como a pele envelhece. Em pessoas com pele sensível os sintomas de envelhecimento precoce aparecem mais rapidamente com comprometimento da capacidade da pele para proteger e regenerar-se. 

No envelhecimento da pele sensível, as células mostram um défice de energia e, como resultado, tornam-se menos capazes de regular, renovar e proteger a hidratação. Este processo pode ocorrer quando a função de barreira da pele é comprometida e é agravado pela esgotamento natural dos níveis de substâncias como o Ácido Hialurónico, que hidrata as camadas da pele, e a Coenzima Q10, que revitaliza as células da pele melhorando a sua função regenerativa.

Pele sensível e rugas? Eucerin procura uma solução

Com os sinais visíveis de envelhecimento precoce, bem como com as rugas e as rídulas, as pessoas com pele sensível envelhecida podem também experimentar um grau de maior secura na pele, vermelhidão, uma textura áspera na superfície e sensações desconfortáveis, quando comparado com a pele normal. Com esta condição particular em mente, Eucerin começou a desenvolver uma linha de cuidados de pele para ajudar e fortalecer a pele sensível envelhecida tendo em conta os múltiplos sintomas de envelhecimento prematuros.

A história por trás da nossa linha anti-idade para pele sensível

Muitas pessoas dizem ter

pele sensível. Queríamos criar uma fórmula específica que fosse trabalhar não só para acalmar e fortalecer a pele sensível, mas como também agir sobre os sinais de envelhecimento precoce, tais como rídulas e rugas, muitas vezes agravadas pelos sintomas da pele sensível.

O nosso principal desafio foi identificar ingredientes anti-envelhecimento eficazes que também poderiam ser tolerados pelas peles mais sensíveis,

disse Andrea Schölermann, Clinical Advisor da Eucerin. 

"De todos os potenciais ingredientes que explorámos, um activo, Coenzima Q10, destacou-se pela sua dupla capacidade de revitalizar células e também proporcionar excelente protecção antioxidante da pele. Além do mais, é uma substância que já está presente na pele”, explicou Schölermann.

Centro de Pesquisa Beiersdorf em Hamburgo, Alemanha.
Pode demorar anos para os nossos investigadores encontrarem soluções fiáveis.

Q10 - uma escolha natural para a pele sensível

Para compreender completamente como o envelhecimento da pele sensível poderia se beneficiar da Coenzima Q10, olhámos para as suas funções conhecidas dentro do corpo. Nas células da pele, a presença de Coenzima Q10 ajuda a converter os nutrientes em energia, apoiando a regeneração das células de modo a fazê-las funcionar mais eficientemente. No entanto, como a pele envelhece, os níveis de coenzima Q10 diminuem naturalmente, resultando num défice de energia dentro das células tornando-as menos capazes de se regenerar e defender naturalmente. Com o tempo, a pele começa a perder firmeza, fica sem brilho e elasticidade, tornando-se mais vulnerável a rídulas e rugas.

Energia Celular da Pele

Como todos os tecidos do corpo, as células da pele precisam de energia para manter as suas funções vitais, a sua capacidade de se regenerar, reparar e crescer. A energia é criada através do metabolismo das células com vários nutrientes - gorduras, hidratos de carbono e proteínas.

Além disso, a Coenzima Q10 tem potentes qualidades antioxidantes, que lhe dão a capacidade de neutralizar os radicais livres provocados por factores externos ambientais como os UV e poluição, que contribuem para a degradação do colagénio e da elastina.

As Mitocôndrias (também conhecidas como a "potência" da célula) produzem energia através da conversão contínua de nutrientes e oxigénio em ATP (adenosina trifosfato). Devido ao processo de envelhecimento, a quantidade de radicais livres aumenta conduzindo à incrementação de danos na mitocôndria.

Como testámos Coenzima Q10 na pele sensível envelhecida

Depois de testes de laboratório, testámos os efeitos da Coenzima Q10 em diferentes ambientes de estudo em voluntários com pele sensível.

"Usámos um processo conhecido como a micro-topografia para medir a profundidade das rugas do contorno dos olhos", explicou Schölermann. Após completar as cinco semanas do ensaio , os participantes apresentaram uma significativa redução na profundidade das rugas, bem como uma redução significativa do stress oxidativo sobre a pele, tal como indicado pela emissão de fotões ultra-fraca (UPE), um método concebido ao vivo para medir a quantidade de produto químico ou UV – stress oxidativo induzido na pele*.

* Fonte: "CoQ10, a Topical Energizer for Aging Skin" 2004

Num outro estudo, um grupo de 21 voluntários participaram num estudo cego, dermatologicamente controlado para avaliar os efeitos de Eucerin Q10 ACTIVE Creme de Dia, aplicado duas vezes durante quatro semanas. No final do teste, os dermatologistas relataram que 86% dos participantes do estudo tiveram "boa tolerância” na sua pele sensível, enquanto para 60% uma melhora nos sintomas, tais como uma menor vermelhidão e descamação.

Antes do tratamento com a Coenzima Q10 - com a fórmula.
Aplicação da fórmula com Q10 durante 5 semanas reduz a profundidade das rugas do rosto do contorno dos olhos.

Para nós, o verdadeiro teste foi avaliar os produtos em mulheres reais que vivem e lidam diariamente com os problemas de pele sensível. Os resultados foram conclusivos e provaram-nos que Eucerin Q10 ACTIVE é eficaz e tolerável não só para a pele sensível, mas também contra os sinais de envelhecimento precoce", concluiu Schölermann.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!