Cientistas no laboratório

Por trás da ciência Eucerin Sensitive Skin

Sensitive skin needs special care

A pele sensível precisa de cuidados especiais. É por isso que Eucerin tem vindo a utilizar os seus conhecimentos para criar produtos altamente eficazes e toleráveis desde 1950. Esse pioneirismo tem liderado o mercado, primeiramente com sua pomada pH5 e em seguida com uma gama completa de produtos de higiene corporal na década de 1970. Contudo, a evolução dos métodos de investigação levou a um avanço real quando três ingredientes activos demostraram proteger a cobertura ácido da pele e activar a actividade natural da enzima de dentro para fora.

Um desafio para a pesquisa da pele

A pele sensível é uma condição cada vez mais comum que afecta tanto homens como mulheres e que pode ocorrer em qualquer idade e em qualquer parte do corpo. Isto porque a pele sensível é imprevisível, podendo parecer vermelha e escamosa, criando secura e comichão. Isto pode resultar num desconforto notável. No entanto, apenas recentemente é que as suas causas têm sido mais compreendidas, e o papel do nível de pH da pele reconhecido.

1 Source: Eucerin: Usage & Attitude Study conductedin Germany and Spain by ISM Global Dynamics, 2010/11

The importance of skin’s pH

Durante mais de cem anos tem sido conhecido que a pele saudável tem um manto ácido protector, ou filme hidrolipídico, com um nível de cerca de 5pH. Este pH ligeiramente ácido foi entendido como sendo relevante apenas para a superfície da pele, defendendo-o contra as infecções microbianas e irritações alcalinas. 

No entanto, estudos recentes têm demonstrado que um ambiente ácido é também importante para as funções que têm lugar na camada do manto ácido, conhecido como o camada córnea ou estrato córneo. Estes incluem a escamação, e a manutenção de níveis de hidratação ideais por lipídios permeáveis.

Developing the Eucerin pH Balance System

Todos estes sistemas dependem da actividade da enzima", explica Alexander Filbry, Director de Desenvolvimento de Produto das Linhas Eucerin de Cuidado do Corpo. "E qualquer mudança no nível de pH reduz esta actividade, levando à perda de água, à pele áspera e à penetração de substâncias irritantes. O nosso objetivo foi, então, o de identificar os ingredientes activos que poderiam resolver todas estas questões e estimular as próprias enzimas da pele para esta se começar a proteger de novo, até mesmo para evitar o desenvolvimento de pele sensível."

"As propriedades individuais dos nossos três ingredientes foram prometedores. O Dexpanthenol estimula a regeneração da pele e também tem sido cientificamente comprovado para actuar como um poderoso hidratante, uma propriedade que tem em comum com glicerina," diz Filbry."Enquanto isso, o Tampão Citrato pH5 trabalha para restaurar a acidez natural da pele. No entanto, se nós estávamos a descobrir como eles podem afectar a actividade da enzima, tivemos também que inventar um novo método de teste."

Centro de Pesquisa Beiersdorf em Hamburgo.
Centro de Pesquisa Beiersdorf em Hamburgo
Cientista feminina a olhar ao microscópio.
Os nossos investigadores identificaram ingredientes activos que ajudam a pele a proteger-ser a si própria.

An award-winning test method

Um método de teste premiado

O resultado foi um novo método ao vivo chamado de dosagem de tripsina. Este novo método foi desenvolvido pela mesma equipa da Eucerin que recebeu um prémio do Melhor Livro de 2004 da Sociedade de Cientistas de Cosméticos. Centra-se na função de tripsina, uma das enzimas mais importante do estrato córneo, que desempenha um papel fundamental na produção de corneócitos (as células mortas da pele que constituem o estrato córneo) e na sua eliminação a partir da superfície da pele .

"Após a lavagem repetida da pele do antebraço com água ou produtos, extraiu-se as camadas mais superiores do estrato córneo para determinar a actividade específica da enzima tripsina," diz Wolber . Este novo método demonstrou uma actividade enzimática superior nos níveis de pH ácido após a aplicação nos sistemas surfactantes.

"Então, usámos isso para investigar a protecção enzimática e activar a eficácia da nossa combinação hidratante de ácido activo. Os resultados foram impressionantes, revelando a estabilização considerável da actividade."

"É claro que estamos orgulhosos pelo facto de o método de ensaio Eucerin ter sido reconhecido internacionalmente. No entanto, é ainda mais importante para nós que isto prova que os activos incluídos no Eucerin pH5 EnzymeProtection trabalham em conjunto para, por assim dizer, reforçar as defesas naturais da pele de dentro para fora."

Oculares de um microscópio.
Um novo método de teste ao vivo, desenvolvido pela Eucerin, foi utilizado para identificar a actividade da enzima.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!