Mulher a tocar na maça do rosto direira com a mão

O que pode fazer sobre as imperfeições e a pele propensa à acne?

Cerca de 70-80% das pessoas sofrem de diferentes formas de impurezas na pele e acne. Em algumas formas de acne leve a moderada, as pessoas não procuram medicação para controlar os sintomas. No entanto, é aconselhável consultar um dermatologista, mesmo para os sintomas iniciais ou leves. A intervenção médica pode ajudar a prevenir o agravamento e as consequências como cicatrizes.

Os tratamentos não médicos, tais como: produtos de limpeza, tónicos, esfoliantes, hidratantes e correctivos são vendidos em farmácias, ao balcão, sem necessidade de receita médica. Estes produtos limpam e cuidam da pele com impurezas e acne. Há também um número de alterações no estilo de vida dos doentes que pode ajudar a controlar os surtos e a minimizar os sintomas

SINAIS E SINTOMAS

Sinais e sintomas de pele com impurezas e propensa à acne

Antes de decidir qual o tratamento não médico a usar, é importante identificar os sintomas que estão a causar preocupação. Tratamentos para a pele com impurezas e propensa à acne leve a moderada, tendem a abordar um ou mais dos quatro temas atribuídos à condição.

Trabalham para:

  • reduzir a produção de sebo controlando a seborreia.
  • acelerar a libertação de células superficiais da pele (descamação) e, desta forma, ajudar a lidar com hiperqueratose.
  • combater a infecção bacteriana causada pela colonização microbiana.
  • reduzir a inflamação e, por sua vez, acalmar os pontos negros, as pápulas e as pústulas.

Gráfico da acne
Acne: o que acontece na pele
CAUSAS E FACTORES

Principais causas e factores da acne

A pele com impurezas e propensa à acne é uma condição muito comum da pele que geralmente começa durante a adolescência, quando os rapazes e as raparigas experimentam grandes mudanças hormonais. Substâncias hormonais, chamadas andrógenos, estimulam as glândulas sebáceas a produzir mais sebo que o necessário (seborreia). A seborreia pode também interferir com a descamação natural da pele.

Quando a pele produz uma quantidade excessiva de sebo e não elimina as células mortas de forma eficiente, ambos podem acumular-se no folículo piloso e formam em conjunto, como um alto macio. Este alto pode fazer o  folículo inchar e produzir um ponto negro fechado, ou o alto pode abrir na superfície e criar um ponto negro.

Borbulhas (também conhecidas como pápulas ou pústulas) são áreas vermelhas da pele com relevo e com o centro branco, que se desenvolvem quando os folículos capilares ficam obstruídos ou inflamados. A obstrução e a inflamação que se desenvolve dentro das glândulas sebáceas produzem nódulos debaixo da superfície da pele, chamados cistos.
A pele com impurezas é a mais comum no rosto, ombros, peito e costas pois são as áreas que produzem mais sebo.

Gráfico da seborreia
Seborreia
Gráfico
Colonização Microbiana.

Hormonas. Embora seja mais comum nos adolescentes, há um número crescente de adultos com pele com impurezas e propensa à acne, particularmente as mulheres que experimentam mudanças hormonais durante a gravidez, a menstruação ou como resultado de uma condição relacionada com as hormonas, como a síndrome dos ovários policísticos.

Bactérias. As pessoas com acne têm tendência a ter a pele oleosa e uma tez brilhante, o que proporciona um ambiente ideal para as bactérias da acne, geralmente inofensivas, (Propionibacterium acnes) se multiplicarem e causarem irritação e inflamação das glândulas.

Mulher a secar o rosto com uma toalha.
Especialmente os adolescentes devem ter uma rotina diária de cuidados da pele, pois são mais propensos à acne.

Genética. Há algumas evidências que demonstram que a predisposição genética desempenha um papel importante no desenvolvimento da acne. Se ambos os pais sofreram de acne na sua adolescência a probabilidade é maior de os filhos também a desenvolverem. Da mesma forma que, os filhos de pessoas que sofrem de acne em adultos, estão mais propensos a desenvolver acne adulta.

Bactéria da acne
As bactérias da acne, normalmente inofensivas, (Propionibacterium acnes) podem multiplicar-se devido à excessiva produção de sebo.

Mitos da pele propensa à acne

Assim como os factos, há uma série de mitos sobre as causas da pele com tendência acneica. Estes mitos sem fundamento, culpam injustamente a vítima pela sua condição. Por exemplo, as pessoas com acne são muitas vezes alvo de críticas de que são anti-higiénicas ou que não lavam a pele com frequência. A verdade é que o excesso de limpeza é mais prejudicial para a pele propensa a acne que o contrário, pois a pele pode tornar-se mais irritada pela excessiva fricção. Também são acusadas ​​de ter uma dieta pobre.
Embora uma dieta saudável seja sempre preferível, há poucas evidências a mostrar que os  alimentos gordurosos ou o chocolate intensificam os sintomas.
Leia mais sobre tratamentos médicos da acne

Mulher a lavar a cara
A lavagem exagerada pode agravar os sintomas da acne.
Mulher a comer chocolate
Comer doces com açúcar pode piorar os sintomas da acne.
FACTORES

Os principais factores que contribuem para a acne

Enquanto as principais causas da pele propensa à acne tendem a ser hormonais ou genéticas, existem outros factores que podem para agravar os sintomas. Por exemplo:

  • uma dieta rica em certo carboidratos
  • consumo excessivo de leite e outros produtos lácteos
  • fumar
  • produtos de cuidados da pele "pesados" ​​ou comedogénicos e maquilhagem que obstrua os poros

Mulher a beber um copo de leite
A ingestão excessiva de leite pode agravar os sintomas de acne.

Embora seja sempre uma boa ideia procurar sempre aconselhamento de um dermatologista, mesmo nos sintomas leves e iniciais (para evitar que a condição se agrave), existem certas regras que fazem sentido seguir:

  • Use água morna em vez de àgua quente ou fria.
  • Use maquilhagem não-comedogénica.
  • Utilize apenas cuidados da pele não-comedogénicos.
  • Deixe as borbulhas - tocar ou espremer só vai piorar.

Leia mais sobre tratamentos médicos de acne.

Mulher a tocar no rosto
Mexer nas borbulhas só piora. Consulte um dermatologista.
SOLUÇÕES

Tratar dos sintomas da pele com impurezas e propensa à acne sem medicação

A acne moderada a severa pode precisar de intervenção médica, mas a acne comedonal leve pode ser tratada na maioria dos casos sem medicamentos.

Os farmacêuticos podem oferecer uma gama de cuidados dermocosméticos.  Estes podem incluir:


Podem ser usados ​​em qualquer área afectada, quer seja no rosto, ombros, peito ou costas. Também podem ser utilizados como adjuvantes no tratamento de cuidados base de medicação, para contrariar efeitos secundários, tais como, a secura da pele ou a sensibilidade ao sol.
Homem a aplicar creme no rosto
A tolerabilidade da pele e a eficácia da linha Eucerin DermoPURIFYER, são clinicamente comprovadas com pacientes com pele propensa à acne.
Mulher a limpar o rosto com um disco de algodão.
A limpeza regular é recomendada à pele propensa à acne.

Assim como os cremes e géis são utilizados para tratar os sintomas da acne, também existem produtos disponíveis que podem ajudar a mascarar os efeitos físicos. Por exemplo, a maquilhagem não-comedogénica pode ser usada para disfarçar as imperfeições do rosto, embora seja importante removê-la com um produto de limpeza ao final do dia. Os homens também podem usar maquilhagem para suavizar a vermelhidão e dar à tez um tom uniforme. A base pode ser usada topicamente em pequenas áreas afetadas.

Ao contrário do mito, a pasta de dentes e as máscaras de aspirina não são eficazes a secar borbulhas. Não existem evidências médicas que o provem. Na verdade, a pasta de dentes contém substâncias que podem irritar e danificar a pele.

Além disto, é também aconselhável ter uma alimentação saudável, evitar lugares onde a pele é exposta ao fumo ou sujidade e, dado os efeitos psicológicos da pele com impurezas, perseguir interesses que ajudem a melhorar a auto-estima e a auto-confiança.

A limpeza diária e uma rotina diária de cuidados pode levar várias semanas para ter efeito, por isso seja paciente e perseverante.

Mulher a usar Eucerin DermoPURIFYER Cover Stick
Eucerin DermoPURIFYER Cover Stick ajuda a disfarçar borbulhas.
Mulher a sorrir e a segurar uma maça verde na mão
Uma dieta e um estilo de vida saudáveis contribuem para uma pele saudável.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!