Mulher a tocar na perna esquerda.

Pele seca no corpo Causas, sintomas e soluções

A pele é um dos órgãos mais importantes. Dá-nos a nossa aparência, sensação de toque, controlo de temperatura e protecção contra infecções. No entanto, a pele seca escamosa, áspera, repuxada ou dolorosa perde a sua capacidade de funcionar correctamente - o toque torna-se menos sensível e os riscos dos danos causados ​​pelo sol e envelhecimento precoce aumentam e as infecções tornam-se mais prováveis. Existem soluções eficazes e uma rotina de cuidados de pele adequada para a pele seca.

SINAIS E SINTOMAS

A pele seca no corpo - uma queixa comum

A pele seca é uma das principais causas de problemas de pele, com mais de 40% de visitas a dermatologistas relacionados com a pele seca. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas ocorre mais frequentemente nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e rosto, pois estas áreas estão mais expostas do que outras. A pele seca no rosto pode contribuir para o envelhecimento prematuro.

Quando a pele do corpo fica muito seca pode tornar-se extremamente repuxada, escamosa, com comichão e dolorosa, até mesmo extremamente áspera e rachada. No entanto, pode não ser sempre óbvio que a secura é a causa destes sintomas de pele, dependendo da gravidade da secura e da área do corpo afectada.

  • Pele seca moderada
    No início, a secura pode-se notar como um leve repuxamento ou levemente áspera.
  • Pele seca
    A pele perde mais hidratação, fica mais áspera e pode ter uma aparência rachada ou escamosa e é provável que tenha comichão.
  • Pele muito seca
    Se não for tratada ou se o cuidado da pele é ineficaz, a pele pode tornar-se danificada, extremamente repuxada e potencialmente muito áspera e rachada. Nesta fase, o prurido pode também tornar-se muito intenso.
Close-up pele seca.
A pele seca não consegue regular a hidratação.
Close-up pele muito seca
Factores internos e externos podem comprometer a capacidade de hidratação da pele e levar a pele muito seca.

Áreas do corpo afectadas pela pele seca.

A secura no corpo muitas vezes aparece nos pés e nas canelas. A pele seca nos pés é particularmente comum e muitas vezes resulta em calcanhares rachados, num estado grave está associado a dor e inflamação.

No entanto, a secura derivada da lavagem com um detergente forte é susceptível de afectar todo o corpo de forma igual. A lavagem frequente tende a contribuir para a pele seca nas mãos, uma vez que estão sempre envolvidas na lavagem.

Close-up das costas da mão com a pele seca
Como as mãos são lavadas com frequência, tendem a evoluir para uma pele seca.

Pele sensível

A pele seca no corpo é muitas vezes sensível; No entanto, a sensibilidade da pele nem sempre é causada por secura. A pele de algumas pessoas é naturalmente sensível, mesmo quando bem hidratada. Em qualquer caso, é importante evitar produtos de cuidados da pele que contenham ingredientes irritantes, tais como, perfumes e corantes. Verifique sempre se o produto é dermatologicamente testado para pele sensível.

Pele seca e doenças

A pele seca também pode estar relacionada com algumas doenças:

  • A Xerose é o termo médico para a pele seca. Vem do grego; "Xero", que significa "seco" e "Osis '' que significa "doença".
  • A Dermatite Atópica e Psoríase também estão ligadas à secura, embora essas condições tenham causas inflamatórias subjacentes. Normalmente, a pele com essas condições parece avermelhada, escamosa e com muito prurido.
  • As condições metabólicas, tais como, diabetes mellitus e doença renal, também podem aumentar o risco da pele seca.

Pele muito seca e escamosa
A pele com condições como psoríase ou Dermatite Atópica, pode parecer avermelhada, escamosa e com prurido.

Se está preocupada ou insegura com os sintomas ou se estão a piorar, recomendamos que consulte o seu médico ou dermatologista para uma consulta.

Se precisar de mais informações para ajudar a identificar a causa da sua queixa de pele e qual o tratamento a seguir, o teste de pele pode ser uma ferramenta útil de diagnóstico.

CAUSAS E FACTORES DESENCADEADORES

Compreender as causas da pele seca no corpo

Há muitas causas e factores que contribuem para secar a pele do corpo, desde influências ambientais e cuidados de pele inadequados a condições médicas, como a Psoríase e a Dermatite Atópica. A pele funciona como uma barreira do corpo, o que significa que está exposta a influências externas e internas.

Factores externos

  • Os factores externos compromentem a função de barreira natural da pele, resultando num aumento da perda de hidratação através da pele.
  • A ineficácia de barreira da superfície da pele deve-se ao facto de os lipídos vitais serem lavados, impede a pele de reter água, aumentando a perda de hidratação.
  • Finalmente, quando a secura progride para baixo das camadas mais profundas da pele, a passagem de água no interior dos tecidos mais profundos é reduzida, ficando os canais de hidratação comprometidos.

Ilustração da evaporação dos factores de hidratação naturais através da pele.
A deficiência dos factores hidratantes naturais de ligação de água (FHN) deixa as camadas superiores da pele desidratadas.

Factores externos

As principais causas externas do processo acima descrito são factores ambientais e cuidados da pele:

Ambiente

  • Condições climáticas adversas - o ar quente, frio e seco, compromete a função de barreira.
  • Mudanças sazonais - os sintomas da pele seca por vezes pioram durante tanto o inverno ou no verão.
  • A luz ultravioleta (UV) pode aumentar a taxa de envelhecimento da pele e a pele torna-se mais seca à medida que envelhece. Leia mais sobre a secura induzida pela idade.

Cuidados com a pele
  • A lavagem frequente e banhos ou chuveiros quentes e longos, removem os lipídos que compõem a barreira da pele.
  • Cuidados impróprios na rotina de cuidados - é importante seguir uma rotina e usar produtos adequados para a pele seca. É especialmente importante não usar sabonetes fortes que retiram os lipídios naturais da pele.

Medicação

A pele seca é um efeito secundário de muitos medicamentos. Medicamentos comumente usados ​​que tenham esse efeito colateral são medicamentos diuréticos para a pressão arterial, que actuam através do aumento da taxa de excreção de água do corpo e alguns antibióticos e medicamentos orais para a acne. Verifique sempre com seu médico ou farmacêutico se estiver preocupado que a medicação pode contribuir para a pele seca.
Mulher a proteger o rosto do sol
A exposição excessiva aos UV leva ao envelhecimento da pele e consequentemente à pele seca.
Mulher a tomar banho
É recomendável restringir o tempo do banho e a temperatura, assim como, banhos extensos que podem levar à evaporação da hidratação.
Mulher com comprimidos na mão
Alguns medicamentos podem causar a secura da pele e é recomendado que consulte um médico.

Factores internos

Influências Genéticas
O equilíbrio de hidratação da pele também é influenciado pela genética. Algumas pessoas têm a pele oleosa e outras a pele seca e estes tipos de pele são herdados, embora um indivíduo não tenha necessariamente o mesmo tipo de pele que os pais. Condições de pele como a Dermatite Atópica, a Psoríase, a diabetes e a ictios, têm muitas vezes uma ligação genética.

Influências hormonais
Alterações no nível de certas hormonas, principalmente o estrogénio e a testosterona, pode influenciar a hidratação da pele e os níveis de lipídos. Isto é particularmente perceptível após a menopausa, quando a pele está a tornar-se seca devido a uma diminuição da produção de estrogénio.
A pele seca também pode ocorrer durante a gravidez, devido a alterações hormonais, bem como a procura extra de fluido corporal.

Dieta
Como qualquer outro órgão, a pele exige uma série de nutrientes importantes, para funcionar correctamente. Estes incluem ácidos gordos saturados e vitaminas. A falta de nutrientes pode contribuir para a pele seca.

Idade
Com o envelhecimento da pele o número de glândulas sebáceas e sudoríparas reduz, resultando na redução da capacidade de produção de suor e lipídos. Da mesma forma, o teor de água da pele e a sua capacidade para reter a água é também reduzido. Estes factores conduzem à secura, os quais, por sua vez contribuem para o envelhecimento da pele e para o desenvolvimento de rídulas e rugas. Leia mais sobre a pele seca provocada pela idade.
Mulher grávida a segurar a barriga.
A comichão da pele seca durante a gravidez pode ser aliviada com um cuidado da pele adequado.
Mãos a descascar uma laranja.
Uma dieta equilibrada rica em vitaminas e nutrientes é vital para ajudar a manter a pele saudável.
FACTORES CONTRIBUTIVOS

Factores que contribuem para a pele do corpo seca

Para além das principais causas de pele seca do corpo, outros factores também afectam a gravidade da secura da pele. O conhecimento dos mesmos vai ajudar a evitá-los e a reduzir o seu impacto.

A falta de tratamento eficaz
Quando a pele não é tratada correctamente, a secura pode progredir e influenciar negativamente a rede de hidratação nas camadas mais profundas. Nestas situações, é necessário um hidratante que trate esta condição.

A exposição ao sol
Ao proteger a pele seca da exposição ao sol é importante que o protector solar também restaure os factores de hidratação em falta, além de um factor de protecção solar adequado (FPS). É também importante que o protector solar e quaisquer outros produtos de cuidados da pele usados ​​sobre a pele seca, não contenham perfumes e corantes irritantes, especialmente quando usados na pele seca do rosto, que é mais propensa à irritação do que a pele normal.

Os riscos ocupacionais
Certas ocupações também podem aumentar o risco de a pele seca. Normalmente, são ocupações que exigem trabalho em condições de calor ou frio (agricultor/pescador), o uso frequente de detergentes (médico/enfermeira/cabeleireira) ou a exposição a produtos químicos (mecânico/limpeza).

Desidratação
A pele recebe a hidratação através do corpo, sendo desta forma dependente do equilíbrio da água no corpo. Quando desidratado, o corpo reduz a produção de hidratação da pele que abranda o fluxo natural da água, o que pode contribuir para a pele secar. As pessoas idosas estão propensas à desidratação quando a sensação de sede diminui com a idade.

Fumar
O tabaco contem toxinas, incluindo a nicotina, que pode diminuir o fluxo de sangue. Isto resulta numa diminuição da taxa metabólica dentro da pele. Isto significa que a pele resseca mais facilmente e envelhece prematuramente.

Mulher embrulhada numa toalha.
O melhor momento para hidratar a pele é quando está limpa e levemente húmida, como por exemplo, após um banho ou duche.
Costas de uma mulher.
A pele seca precisa de protecção solar especial sem perfumes irritantes e corantes.
Cabeleireira no trabalho.
O uso regular de luvas protectoras e creme para as mãos pode ser útil em algumas profissões, como médicos ou cabeleireiros.
SOLUÇÕES

Cuidar da pele do corpo seca

A pele seca é causada pela ruptura da função de barreira da pele, o que conduz à perda de hidratação e a capacidade de ligação de água devido a uma deficiência nos factores hidratantes. Por isso, a pele seca necessita de uma rotina de cuidados da pele que não cause uma maior deterioração da barreira da pele e substitui os factores hidratantes naturais em falta.

A pele seca a muito seca, devido a diabetes ou Psoríase requer produtos adequados, dependendo da gravidade da secura. A Dermatite Atópica exige produtos específicos para o cuidado diário da pele dos bebés e das crianças pequenas. Ao escolher um produto de cuidados da pele para as crianças, verifique sempre a recomendação da idade.

Recomendações para o cuidado da pele seca do corpo

Limpeza da pele seca corpo
A pele seca é provavelmente seca devido à quebra da barreira da pele, e como tal, é importante que o agente de limpeza seja suficientemente suave para não enfraquecer a barreira protectora natural da pele. Factores hidratantes naturais adicionais, como a Ureia, também irão ajudar a restaurar o equilíbrio de hidratação da pele.

Eucerin óleo de duche pH5 é um produto muito leve, especificamente formulado para a pele do corpo seca a muito seca. Limpa suavemente sem secar e contem factores de hidratação naturais. É apropriado para diabetes e Psoríase relacionada com a pele seca.

Hidratação da pele seca do corpo
O primeiro requisito dos hidratantes para a pele seca é restaurar o equilíbrio da hidratação nas camadas superiores da pele. Os chamados factores hidratantes naturais (FHN), compostos como a Ureia e o Lactato ligam a água ao estrato córneo ou camada superior da pele. A concentração mínima recomendada de Ureia, mesmo para a pele seca moderada, deve ser de 5%. A pele muito seca, geralmente requer uma maior concentração de Ureia e de outros factores de hidratação. A linha Eucerin Urea para a pele seca contém cerca de 5% e 10 % de Ureia nos cremes e loções para o corpo, incluíndo para as mãos e os pés.
Mulher seca gentilmente a pele após o duche.
Em vez de esfregar a pele molhada com uma toalha, seque gentilmente até quase secar e aplique de imediato o creme ou a loção.
Mulher a tocar no braço direito.
Para evitar a perda de hidratação da pele é essencial usar hidratantes regularmente.

A pele seca, áspera e repuxada pode ser causada pelo colapso de três principais áreas de controlo de hidratação - a barreira de superfície comprometida devido a uma deficiência de lípidos da pele, um estrato córneo desidratado devido à falta de factores hidratantes naturais e a pobre distribuição de hidratação nas camadas inferiores da pele. Eucerin Complete Repair Loção Hidratante lida com os três principais factores por trás da pele seca com ingredientes activos dermatologicamente comprovados.

  • Em primeiro lugar, a Ureia e outros factores hidratantes naturais de ligação de água são repostos resultando na melhoria da hidratação do estrato córneo.
  • Em segundo lugar, a Ceramida-3 repara a barreira de lípidos da pele para bloquear a hidratação e
  • Finalmente o Gluco-glicerol estimula os Aquaporins da pele e ajuda a aumentar o fluxo ascendente natural de hidratação para as camadas superiores da pele.

Eucerin Complete Repair Loção Intensiva 10% Ureia é ideal para o cuidado diário da pele extremamente seca, escamosa e com prurido.
 
Mulher a tocar no cotovelo.
A pele seca ocorre em qualquer parte do corpo, mas com maior frequência nas partes mais expostas, como as mãos, os pés, os joelhos, os cotovelos e o rosto.
Mulher a tocar na perna direita.
É importante seguir uma rotina e usar produtos adequados para a pele seca.

Proteger a pele seca do corpo contra a exposição solar
É aconselhável reduzir a exposição ao sol, vestir roupas de protecção e usar protector solar quando sair de casa. Além disso, é importante que os protectores solares também contenham factores hidratantes. Um protector solar para a pele seca não deve conter perfumes irritantes e corantes, pois a pele seca é propensa a irritação. Os Protectores Solares Eucerin para a pele seca oferecem uma protecção solar com filtros UV COLIPA e UE compatíveis, o antioxidante Licochalcone A para proteger contra a oxidação induzida pelos UV e o envelhecimento precoce.

Mulher a aplicar creme sobre a curva do braço
Um hidratante adequado deve ser frequentemente aplicado na área afectada.

Evitar os factores contributivos

Além de uma boa limpeza e hidratação de rotina, é importante evitar os factores que contribuem para a pele seca. Isto vai ajudar a reduzir o impacto da pele seca e a necessidade de tratamento:

  • Evite o ar seco passando menos tempo ao ar livre quando o tempo está quente e frio e use um desumidificador dentro de casa quando o aquecimento está ligado.
  • Reduza o tempo de exposição à água quente tomando banhos rápidos em vez de banhos demorados.
  • Usar luvas ao lavar a loiça vai ajudar a evitar que a água quente e os detergentes fortes sequem a pele.
  • Use roupas feitas com materiais naturais, como o algodão e a seda, que não irritam a pele. A lã é natural, mas pode irritar, por isso o contacto directo deve ser evitado.
  • Tente usar um detergente de roupa, sem corantes ou perfumes, pois estes podem ficar nas roupas após a lavagem e irritar a pele seca.
  • Use produtos de cuidados sem perfumes, corantes e parabenos para evitar a irritação.
  • Certifique-se que bebe a quantidade adequadas de fluidos - especialmente recomendado para pessoas idosas.

Mulher a ensaboar-se
Recomenda-se que não use sabonetes fortes que retiram lipídos naturais da pele.
Mulher a beber um copo de água.
Beber é vital pois a nossa pele depende de equilíbrio da água no corpo.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!