Cuidado da pele – O cuidado diário para a pele do rosto

Ver mais

Uma limpeza diária profunda e um bom hidratante, vão ajudar a manter a sua pele saudável. Os produtos de alta qualidade, escolhidos para combinar com seu tipo de pele, protegem a pele do rosto de influências externas prejudiciais, tais como o sol, o clima e a poluição do ar. Também podem ajudar a acalmar a pele irritada, restaurando-a para uma condição saudável e prevenindo o desenvolvimento de doenças de pele.

Cuidado diário da pele

O seu cuidado diário do rosto

Quatro passos básicos

Um bom cuidado da pele envolve quatro passos básicos: limpar, tonificar, cuidar e proteger

Limpar

A limpeza profunda é o primeiro passo para um cuidado eficaz da pele. A limpeza remove a sujidade, o suor, o sebo e a maquilhagem, preparando a pele para os cuidados seguintes. A pele limpa absorve melhor os ingredientes activos em produtos de cuidado.

Saber mais

Tonificar

A aplicação de um tonificante permite a remoção dos resíduos dos produtos de limpeza e refresca a pele, enquanto restaura o seu ph natural.

Saber mais

Cuidar

Os produtos de cuidado hidratam e reparam a pele. Muitos também tratam preocupaões específicas da pele.

Saber mais

Proteger

A protecção solar é importante nos dias em que a sua pele vai estar exposta aos raios UV nocivos: a principal causa do envelhecimento prematuro da pele. A maioria dos cremes actualmente já vem com FPS 15.

Attention

A rotina de cuidados diários deve ser feita duas vezes ao dia - de manhã e à noite. A rotina específica varia de acordo com a hora do dia e as necessidades e condições específicas da pele.

Limpar & Tonificar

Sobre limpeza do rosto & tonificar

Porquê limpar e tonificar?

Um cuidado diário do rosto eficaz começa com uma limpeza profunda, mas suave e de tonificação para:

  • remover a sujidade, o suor, o sebo e a maquilhagem sem secar a pele.
  • preparar a pele para a sua rotina de cuidado. Os valiosos ingredientes dos produtos de cuidado do rosto são absorvidos mais eficazmente quando aplicados na pele limpa.

A limpeza é particularmente importante para a pele propensa à acne, uma vez que ajuda a manter o seu equilíbrio natural e saudável e apoia o processo de regeneração natural.

Como limpar e tonificar

Existem duas etapas essenciais para uma rotina de limpeza profunda: um leite de limpeza ou gel seguido de um tónico. Se estiver a usar maquilhagem nos olhos, em seguida, é aconselhável usar um desmaquilhante de olhos em separado como um terceiro passo na sua rotina de limpeza.

Passo 1

Desmaquilhante de olhos
Para remover suavemente maquilhagem das pestanas e da delicada área do contorno dos olhos. O desmaquilhante de olhos deve ser aplicado com um disco de algodão suavemente em toda a área dos olhos.

Saber mais

Passo 2

Leite de limpeza ou gel
Escolha um produto de limpeza que se adapte ao seu tipo de pele. O leite de limpeza é melhor para a pele seca. Para a pele normal, mista ou oleosa, Eucerin recomenda um gel de limpeza.

Saber mais

Passo 3

Tónico
Tonificar remove os resíduos dos produtos de limpeza e refresca a pele, enquanto restaura do seu pH natural. O tónico deve ser aplicado com um disco de algodão limpo suavemente em todo o rosto.

Saber mais

  • O gel de limpeza deve ser limpo com água morna. Evite usar água muito quente, especialmente na pele sensível, assim como temperaturas extremas, porque podem causar irritações.
  • Os leites de limpeza são aplicados e removidos com um disco de algodão e não necessitam de água. Se preferir, pode remover suavemente o leite de limpeza com água morna.
  • Os produtos três-em-um oferecem uma combinação conveniente de limpeza, tónico e desmaquilhante de olhos. Para melhores resultados é aconselhado usar os três em separado. Os produtos de limpeza três-em-um devem ser aplicados limpando suavemente com um disco de algodão em todo o rosto e na área dos olhos.

Como escolher o produto de limpeza e tónico específicos

A limpeza é o primeiro passo chave para um cuidado diário: a pele limpa absorve melhor os ingredientes activos dos produtos de rosto.

A água por si só não limpa o rosto. Precisa de usar um surfactante (um detergente que dissolve a água e a gordura) para limpar gentilmente a sujidade da pele. É importante escolher produtos suaves na pele. Limpar frequente a pele do rosto com sabonetes comuns ou surfactantes agressivos pode enfraquecer a função barreira da pele por:

  • alterar o pH natural ligeiramente ácido entre 5,4 e 5,9 para um pH neutro ou alcalino, reduzindo a sua capacidade de combater bactérias
  • perturbar as proteínas na camada córnea (a camada externa da pele)
  • remover os lipídios de protecção da pele (as gorduras mantêm as células juntas na epiderme).

Quando a função barreira da pele é enfraquecida a sua sensibilidade é maior, ficando mais predisposta à secura e irritação.

Leia mais sobre a estrutura da pele.

Limpeza

Escolha um produto de limpeza que:


Ao escolher entre um leite e um produto gel a regra geral indica que a pele seca vai preferir um leite de limpeza. Deixará os próprios lipídios da pele intactos e a pele fica equilibrada. O Gel de Limpeza é ideal para a limpeza de peles normais a mistas.
Um produto de limpeza cremoso nutre a pele seca e ajuda a manter o seu equilíbrio de hidratação natural.
O tónico remove os resíduos dos produtos de limpeza e refresca a pele.

Tónicos

Eucerin recomenda tónicos sem álcool para a maioria dos tipos de pele. Os tónicos à base de álcool têm um efeito refrescante, mas podem retirar os lipídos naturais da pele. Desta forma, a pele pode produzir excesso de lipídios, na tentativa de substituir aqueles que estão em falta. O álcool pode intensificar a secura na pele seca e, para as peles oleosas ou mistas, um tónico com álcool pode ajudar a regular a excessiva oleosidade, através da remoção de sebo.

Produtos três-em-um

Os produtos três-em-um, também conhecidos como água de limpeza micelar, oferecem limpeza, tonificação e desmaquilhante de olhos tudo num só produto. As moléculas de óleo em suspensão na água, levantam a sujidade e maquilhagem de forma rápida e suave. A água de limpeza micelar oferece uma alternativa conveniente à utilização dos três produtos individuais.

A gama de produtos de limpeza Eucerin DermatoCLEAN inclui gel, leite, tónico, desmaquilhante de olhos e produtos três-em-um. Toda a gama foi testada e provada como compatível com a pele sensível e contém produtos para todos os tipos de pele.

A gama Eucerin DermoPURIFYER foi especialmente formulada para pele com tendência acneica. Para a pele com vermelhidão tente Eucerin ANTI-REDNESS Soothing Cleansing Gel.

Cuidado do rosto

Tudo sobre a rotina de cuidado do rosto

Porquê cuidar?

Os produtos de cuidado devem hidratar e reparar a pele. A hidratação não só aumenta a quantidade de água na pele, como também protege e estimula a descamação (o processo pelo qual a pele elimina células mortas), deixando-a suave, macia e confortável. Muitos produtos de cuidados também se centram em condições específicas.

Preocupações específicas, tais como o envelhecimento, a hiperpigmentação e a acne, podem ser eficazmente tratadas com produtos de cuidados especiais que contêm uma elevada concentração de ingredientes activos. Estes produtos de cuidados especiais são muitas vezes em formato sérum ou concentrado.

Passo 1

Cuidados especiais
Os produtos de cuidados especiais devem ser aplicados sobre a pele recém-limpa e antes da aplicação do creme de dia ou de noite, para garantir que os ingredientes activos são absorvidos com a máxima eficácia e penetração na pele.

Saber mais

Passo 2

Cuidados de dia ou de noite
Um creme hidratante de dia ou de noite deve ser usado para hidratar e reparar a pele do rosto, bem como para fornecer ingredientes activos para corrigir eventuais preocupações específicas da pele.

Saber mais

Passo 3

Cuidados com os olhos
Os produtos de cuidados dos olhos devem ser aplicados com precaução após o seu creme de dia ou de noite, massajando suavemente o creme em torno da delicada área dos olhos.

Saber mais

  • A medicação tópica prescrita por dermatologistas para tratar doenças como a acne ou a dermatite atópica, deve ser aplicada da mesma forma que um produto de cuidados especiais: sempre sobre a pele delicadamente limpa e antes da aplicação do creme de dia ou de noite. Os produtos de cuidados especiais devem ser absorvidos na pele alguns minutos antes de aplicar o creme de cuidado de dia ou de noite.
  • Se estiver a usar um produto de cuidados especiais, então deve ser absorvido alguns minutos antes de aplicar um creme de dia ou de noite. Se a sua pele não exige um produto de cuidados especiais, então o creme de dia ou de noite deve ser aplicado directamente sobre o rosto cuidadosamente limpo.

Como escolher o produto de cuidado específico

Os produtos de cuidados deverão ser compatíveis com o seu tipo de pele e devem abordar as preocupações específicas que possa ter. A escolha de produtos de cuidados também pode ser adaptada de acordo com o clima (por exemplo, muitas pessoas preferem usar um produto leve no clima quente e um creme mais rico durante os meses frios do inverno.)

Saiba mais sobre os tipos de pele, as suas preocupações e faça o teste de pele para ajudar a determinar o seu tipo de pele. Se pretende conselhos sobre como tratar uma determinada preocupação específica da pele, contacte um dermatologista.

Leia mais sobre os produtos de cuidados Eucerin para os diferentes tipos de pele: pele seca, pele sensível, pele propensa a vermelhidão, acne, envelhecimento da pele, pele hipersensível ou dermatite atópica no rosto ou no corpo.

Aplique uma pequena quantidade de creme de dia ou de noite na ponta dos dedos e massaje gentilmente na pele.
A delicada pele do contorno de olhos requer um cuidado especial.

Cuidados de dia e de noite
Muitos produtos de cuidado podem ser usados de manhã e à noite . Outros são formulados para o uso específico durante o dia ou à noite:

  • Dia: alguns hidratantes contêm um factor de protecção solar (FPS). Isso torna-os adequados para o uso diurno e não devem ser aplicados ​​durante a noite . Outros produtos de cuidado contêm pigmentos (por exemplo, alguns dos produtos que tratam a vermelhidão ou a acne) devem ser utilizados apenas para durante o dia.
  • Noite: a pele regenera durante a noite. Assim como a hidratação da pele, os cremes de noite contêm ingredientes que estimulam o processo de regeneração das células. Não contêm FPS nem pigmentos.

Cuidados a ter com a pele do contorno dos olhos

A delicada pele do contorno dos olhos é particularmente fina e sensível e por isso, mais vulnerável que a restante pele do rosto. Desta forma, beneficia de um produto de cuidado especialmente formulado para olhos. O creme dos olhos deve ser aplicado com cuidado.

Para mais dicas sobre como cuidar da pele e para ler sobre alguns dos mitos mais associados aos cuidados de pele, visite as dicas para a pele saudável e os mitos da pele.

Protecção

Tudo sobre protecção solar no rosto

Porquê proteger?

A proteção contra o sol é uma parte vital para manter a pele saudável e deve ser sempre considerada como parte integrante da sua rotina diária de cuidado do rosto. Enquanto alguns minutos por dia ao sol contribuem para a produção saudável de vitamina D, a pele do rosto é muitas vezes exposta a várias horas de radiação UV. A exposição aos UV é a principal causa do envelhecimento prematuro da pele. Por esta razão, a pele que vai ser exposta deve ser protegida com um protector solar.

Leia mais sobre a radiação UV, a protecção solar e como sol afecta a pele do rosto.

Como proteger

Proteja a pele dos UV nocivos causadores do seu envelhecimento prematuro.

Vários cremes de dia já incluem um factor de protecção solar - normalmente FPS 15 - mas em muitas ocasiões a pele vai exigir uma maior protecção solar (FPS), que pode ser aplicada para além, ou em vez do creme dia com FPS.

Os produtos que contêm FPS devem ser aplicados no fim da sua rotina de cuidados da pele, pela manhã.

Como escolher o produto de protecção solar certo

Há vários factores que devem ser considerados ao escolher o factor de protecção solar adequado para a sua pele:

  • A cor da pele (ou seja, a sua pele é mais escura ou mais clara? Peles claras são mais sensíveis à exposição UV do que as peles mais escuras)
  • As preocupações com a pele
  • A estação do ano
  • O nível de exposição (dependendo da zona climática que se encontra)
  • A duração da exposição

Content Parts/Title FAQ (3)

    Preciso de usar um FPS e um creme de dia diferentes?

    Para alguns tipos de pele e quando um FPS maior for necessário, um protector solar pode substituir o creme de dia. Os tipos de pele seca ainda vão preferir um creme de dia e adicionalmente uma protecção solar extra. A sua escolha será influenciada pelo seu estilo de vida, preferências pessoais e como a sua pele reage aos factores ambientais, tais como, a humidade. Um FPS elevado determina o nível de protecção (isto é, se adicionar um produto com FPS 30 a um creme de dia com FPS 15, o nível de protecção total será FPS30).

    Leia mais sobre quais produtos e FPS recomendados pela Eucerin para o seu tipo de pele e condição, bem como sobre a quantidade de FPS que deve usar, em protecção solar recomendada.

    As máscaras para o rosto são uma boa ideia?

    Sim, as máscaras são particularmente boas em reabastecer a pele seca e desidratada. Eucerin recomenda que use o seu creme de noite e aplique um pouco mais ao que normalmente utiliza para o rosto, pescoço e peito. O creme de noite é mais rico do que o creme de dia, contendo activos de regeneração, tais como, o pantenol e é livre de FPS e pigmentos.

    O que tenho de fazer para usar maquilhagem, se sofro de pele atópica?

    Pergunte ao seu dermatologista ou farmacêutico os produtos recomendados e testados em pacientes com eczema que não contêm perfumes ou alérgenos comuns. Se tem acne use sempre produtos não-comedogênicos para a pele oleosa ou mista.

Encontre o ponto de venda Eucerin mais próximo