Rosto de mulher com melasma

Hiperpigmentação: melasma A identificação e o tratamento do estado, também conhecido como "pano da gravidez"

O melasma é um tipo de hiperpigmentação comum nas mulheres, especialmente durante e após a gravidez. Afigura-se como grandes manchas escuras da descoloração do rosto, embora outras partes do corpo possam ser afectadas.

Os sinais, causas e tratamentos disponíveis para o melasma

O pigmento da melanina define a cor dos olhos, cabelos e pele de uma pessoa. Certos factores internos e externos, tais como a exposição solar , genética, alterações hormonais, inflamação e idade podem afectar a produção de melanina. O excesso de produção leva à hiperpigmentação, em que manchas escuras e um tom de pele irregular aparecem. O défice de produção - hipopigmentação - tem o efeito oposto, com manchas sem pigmentação desenvolvidas nas áreas afectadas.

O melasma é uma forma de hiperpigmentação que aparece no rosto, especialmente nas bochechas, ponta do nariz, testa e lábio superior e por vezes, noutras partes do corpo expostas ao sol, como os braços.

Melasma and pregnancy

Existem três tipos de melasma: epidérmico, dérmico e misto.

  • Melasma epidérmico afecta a camada superior da pele e a hiperpigmentação é castanha com limites bem definidos.
  • Melasma dérmico afecta o nível da derme profunda e é caracterizado por manchas azuis-cinza.
  • Melasma misto (uma combinação de epidérmico e dérmico) mostra-se como um pigmento castanho-acinzentado. Devido à profundidade dos pigmentos de melanina no melasma dérmico e misto, estes tipos podem ser mais difíceis de tratar.
O melasma é mais comum nas mulheres - apenas 10% dos casos são do sexo masculino - que afecta até 90% das mulheres grávidas
Por esta razão, é também conhecido como "pano da gravidez" (ou cloasma). Embora todas as etnias sejam afectadas, as pessoas com tons de pele mais escuro são mais propensas. Ao contrário das manchas da idade, o melasma pode desaparecer sozinho após o nascimento, ou se a ingestão de estrogénio for reduzida.
O melasma aparece como grandes manchas escuras de descoloração, entre outros no rosto.
Durante a gravidez, as hormonas endógenas estimulam a produção de pigmentos de melanina.

Se uma mancha de pigmento estiver a mudar de tamanho, forma, cor, ou tem prurido ou sangramento, deve visitar um dermatologista a fim de excluir malignidade.

O que causa o melasma ?

Melasma and oral contraceptives

O melasma é causado pelo excesso de produção do pigmento melanina. Enquanto o estado geralmente ocorre como uma resposta a alterações hormonais, como a gravidez, pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal (TRH), outros factores como a exposição aos UV, predisposição familiar, idade e certas drogas anti-epilépticas podem também desempenhar um papel.

Os elanócitos (células produtoras de melanina localizadas na camada basal da epiderme) são responsáveis ​​pelo aumento da pigmentação da epiderme no melasma.
Durante a gravidez as hormonas endógenas estimulam os melanócitos, levando-os a produzir mais pigmentos de melanina.

A tirosinase é a enzima que produz a melanina e nos casos em que a produção de melanina não é inibida, as manchas escuras aparecem.

As mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal (TRH) também podem desenvolver melasma porque os seus organismos passam por alterações hormonais semelhantes, como as que ocorrem durante a gravidez.

A exposição UV é também um importante factor desencadeante ou agravante no desenvolvimento de melasma por isso é recomendado que as pessoas que são propensas ao estado, ou cujas famílias têm uma predisposição para o melasma, evitem o sol e apliquem protector solar de factor elevado para evitar a estimulação da produção de pigmento.

Que tratamentos existem para o melasma?

Existem duas opções disponíveis para pessoas que sofrem de melasma - remoção da pele descolorada ou regulamento do pigmento.

Remoção

A remoção é feita por terapia a laser, uma luz intensa de impulso ou peeling químico. Estes podem ser caros e invasivos e podem realmente desencadear hiperpigmentação pós-inflamatória, especialmente nos tons de pele mais escuros. Os potenciais efeitos colaterais incluem inflamação, irritação e sensação de queimadura.

Terapias a laser (Fraxel, Erbium YAG) e Luz Intensa Pulsada (LIP)
Mais precisas do que os peelings químicos, as terapias a laser usam luzes com muita energia para atingir as áreas afectadas. Isto elimina as células  hiperpigmentadas da pele, ao nível da superfície (epiderme) ou a um nível mais profundo (derme), dependendo da gravidade dos sintomas.

Peelings químicos, por exemplo AHA
Com o peeling químico o dermatologista aplica uma solução ácida (Ácido Glicólico (AHA)) para o tratamento das camadas afectadas da pele. A pele tende a criar bolhas, depois descasca, revelando por baixo uma pele sem manchas.

A terapia a laser é um possível tratamento para hiperpigmentação. Pergunte ao seu dermatologista para obter mais informações.
Os peelings químicos aplicados na pele afectada ajudam a revelar por baixo uma pele sem manchas.

How can I remove or reduce melasma?

Regulação

Em alternativa, para regular a coloração da pele, um número de produtos médicos ou tópicos também estão disponíveis nos últimos anos. Estes geralmente contêm um ou mais dos seguintes ingredientes:

  • Hidroquinona 2-4% (só Raio-X) - é um poderoso agente de branqueamento da pele que foi proibido em cosméticos na maior parte da União Europeia devido a preocupações com ligações a potenciais riscos toxicológicos. É, no entanto, ainda usado nos EUA. A maior concentração (Rx > 4%) ​​é prescrita somente enquanto forem utilizadas concentrações mais baixas (>2%) em medicamentos sem receita médica.
  • Arbutin é um ingrediente chave em muitos produtos asiáticos de clareamento da pele e uma fonte natural de hidroquinona. Mesmo que seja mais fraco, e menos eficaz do que a hidroquinona produzida industrialmente, existem preocupações semelhantes sobre a sua segurança.
  • Ácido Glicólico (ou ácido hidroxiacético) é o ácido utilizado por dermatologistas em peelings químicos e é um ingrediente comum em muitos cremes tópicos para a hiperpigmentação.
  • Ácido Kojico é um subproduto do vinho de arroz japonês, o saquê. É natural, mas a sua eficácia na inibição da produção de melanina é questionável e foi proibido em muitos países.
  • Derivados de Vitamina C também têm provado ser relativamente eficazes contra a hiperpigmentação pós-inflamatória. São muitas vezes utilizados em conjunto com outros ingredientes activos.
  • Ácido Retinóico é considerado eficaz, mas pode desencadear alguns efeitos colaterais, incluindo irritação e aumento da sensibilidade ao sol (que já é um problema para as pessoas com hiperpigmentação pós-inflamatória). Como houve algumas ligações possíveis a defeitos de nascimento, as mulheres grávidas ou que estão a amamentar não devem aplicar Ácido Retinóico.

    Um ingrediente muito eficaz na redução da produção de melanina - e o principal ingrediente activo na linha Eucerin Even Brighter - é o B-Resorcinol ou butil resorcinol.
  • B-Resorcinol foi clinicamente comprovado para começar a reduzir manchas escuras em apenas quatro semanas. É um forte inibidor de tirosinase (a enzima que produz a melanina). Provoca pouca ou nenhuma irritação da pele e é eficaz contra os principais tipos de hiperpigmentação, como melasma e manchas da idade.
A inibição de tirosinasede por B-Resorcinol regula a síntese da melanina.

Assim como os tratamentos médicos de uso tópico, há outras considerações na gestão do melasma:

Para evitar mais hiperpigmentação, recomenda-se que as pessoas propensas ao melasma usarem todos os dias um protector solar de amplo espectro com um FPS alto como parte de uma rotina de limpeza diária, clareamento e cuidados.

Demora algum tempo até o tratamento fazer efeito - semanas em vez de dias - por isso seja paciente, consistente e persistente.

O cuidado Eucerin Even Britghter Dia ou Noite é recomendado numa base regular.
Para uma aplicação mais precisa pode usar Even Brighter Corrector de Manchas.

Converse com seu dermatologista ou farmacêutico se alguma das manchas escuras são novas, mudaram de aparência, ou parecem diferentes das suas outras manchas.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!