A partir dos 25 anos, inicia-se o envelhecimento da pele em geral e as mudanças começam a ocorrer em todas as camadas da pele. Isto deve-se a uma combinação dos processos internos e fatores externos.
Sinais e sintomas
Envelhecimento da pele em geral e perda de volume
A forma como envelhecemos é, em parte, devido à genética. Este envelhecimento intrínseco combinado com fatores ambientais e o estilo de vida, provoca o abrandamento dos principais processos e funções da pele. É este abrandar que torna os sinais do envelhecimento visíveis: perda de volume, rugas e perda de densidade e brilho.
Uma das principais mudanças que torna estes sinais visíveis é a diminuição de células que dão volume.
Juntamente com as rugas, a perda de densidade e o brilho, dão uma aparência mais velha ao rosto. Às vezes é difícil de descrever, a perda de volume é muito comum, alterando a estrutura e a forma de todo o rosto. Por vezes, também pode ser descrito como pele flácida, perda de contornos, "pele de frango" e é frequentemente associada com um olhar negativo para o rosto.
Como reconhecer a perda de volume
O triângulo da beleza
Como a perda de volume pode ser difícil de descrever ou identificar, uma referência visual pode ser útil. Mostra claramente como este sinal particular de envelhecimento muda a forma e a estrutura do rosto de várias formas subtís, mas transformadoras. O "triângulo da beleza" demonstra o que a diminuição de volume pode causar ao rosto, assumindo um olhar negativo, triste ou stressado. Isto por sua vez pode levar a perceções incorretas do humor de uma pessoa.
Um rosto jovem possui uma distribuição de volume que cria uma aparência atraente. As principais características de um rosto mais jovem podem ser claramente vistas como parte do "triângulo da beleza". Estes incluem:
- Maçãs do rosto altas
- Queixo definido
- Pele lisa
- Linha da mandíbula bem definida e magra
Estas características combinam-se para criar um formato de rosto e estrutura mais amplo como o topo, afinando até o ponto mais estreito no queixo. O olhar geral é descontraído e positivo.
À medida que envelhecemos, os sinais da perda de volume significam que o triângulo é invertido. Isto deve-se às seguintes alterações:
- Mandíbula mais ampla e linha descaída
- Forma do rosto flácida
- Bochechas mais lisas
- Testa e as sobrancelhas com rugas
- Cantos da boca virados para baixo
É a combinação destes fatores que equivalem a uma aparência envelhecida. Como se pode observar, o triângulo está virado de cabeça para baixo e é a área mais ampla para a parte inferior da cara. Como diminui o volume e a pele cede, a perceção da face é alterada. Agora esta aparência facial poderá ser percebido como triste ou stressada.
Fatores contributivos
Porque é que o triângulo da beleza inverte?
Além do envelhecimento cronológico interno, os processos que levam a uma perda de volume são contribuídos por uma variedade de fatores, tanto internos como externos.
Mudanças hormonais
Um fator interno relevante é a mudança hormonal. Na puberdade os níveis de estrogénio são altos e o rosto está cheio. Com a idade, os níveis hormonais entram em declínio e há uma diminuição do número e tamanho do volume das células na pele.
Estilo de vida
Como parte do envelhecimento geral da pele, a perda de volume também é causada pelos mesmos fatores de estilo de vida externos que também contribuem para as rugas, perda de densidade e brilho. Estes incluem:
- Fumar: A nicotina e os produtos químicos nos cigarros degradam ainda mais o colagénio na pele.
- Sol: Passar muito tempo ao sol pode contribuir para mais danos no colagénio e comprometer a estrutura da pele.
Estes fatores de estilo de vida combinam-se para causar o stress oxidativo. Isto ocorre quando as moléculas conhecidas como "radicais livres" são formadas internamente e atacam as estruturas celulares, incluindo aquelas que ajudam a pele a parecer lisa e firme. Uma vez que a estrutura está enfraquecida e o colagénio e a elastina em declínio, o envelhecimento da pele em geral é acelerado. Os sinais visíveis, incluindo a perda de volume, a perda da densidade, brilho e as rugas são mais aparentes na superfície.
Porque é que se dá a perda de volume?
Os processos e os sistemas dentro da pele diminuem com a idade, cada um contribuindo para o envelhecimento da pele em geral. Mais importante com esta preocupação em particular é a queda gradual das substâncias de"preenchimento"que mantêm a pele com um aspeto firme e suave, levando à perda de volume, flacidez e diminuição da definição do rosto.
Isso ocorre nas seguintes áreas da estrutura da pele:
2. Camadas mais profundas da pele
A epiderme. Nas camadas superiores da pele, há uma diminuição da produção de Ácido Hialurónico e de lípidos bem como um aumento do aparecimento de rugas, o que significa uma aparência mais fina na pele e alterações à sua textura, incluindo a secura e aspereza.
As camadas mais profundas da pele. A perda anual de 1% de colágeno agrava o efeito de diluição em conjunto com uma diminuição do nível de elastina. Como a elastina é parcialmente responsável pela elasticidade e força da pele, a diminuição destas duas substâncias resulta numa flacidez e pele menos elástica. As células que dão volume e mantêm a pele preenchida reduzem em tamanho e em número, levando a uma diminuição dessas camadas. O resultado é um olhar mais marcado e profundo na pele, com as maçãs do rosto salientes.
Com o tempo, o fluxo sanguíneo encarregue da nutrição diminui, resultando em apatia e numa tendência para desidratar e cicatrizar mais lentamente. As rugas mais profundas são agora mais prováveis. Isto pode também levar a uma perda da densidade e brilho.
Soluções
O que posso fazer?
Embora a perda de volume seja uma preocupação complexa e inevitável em muitos aspetos, os efeitos visíveis podem ser tratados de várias formas.
Ingredientes ativos
Encontrados em alguns produtos anti-envelhecimento, estes ingredientes podem abordar as causas da flacidez da pele, a perda de volume e contornos faciais mal definidos. Tratar destas questões pode ajudar a restaurar a aparência jovem ao rosto.
- Magnolol
Encontrados em alguns produtos anti-envelhecimento, estes ingredientes podem abordar as causas da flacidez da pele, a perda de volume e contornos faciais mal definidos. Tratar destas questões pode ajudar a restaurar a aparência jovem ao rosto. - Oligopéotidos
Estimulam e apoiam a rede de colagénio para uma estrutura de pele mais firme. Têm um efeito estimulante sobre a atividade metabólica da pele, reativando interações entre as células da pele. A presença de Oligopéotidos num produto também reforça e estabiliza o tecido conjuntivo enfraquecido. Isto resulta na melhoria da microcirculação e da síntese do colagénio. Como resultado, a rede dérmica torna-se mais forte e a pele parece mais firme e suave. Também são úteis no tratamento da perda de densidade. - Ácido Hialurónico
O Ácido Hialurónico é uma substância criada dentro do corpo, que forma parte do tecido conjuntivo da pele. Uma das funções mais importantes é a retenção de hidratação e tem a capacidade de ligar-se 30 vezes ao seu próprio peso molecular em água. Mas à medida que envelhecemos, a capacidade natural da pele em sintetizar o Ácido Hialurónico esgota-se, diminuindo a suavidade da pele. Com uma capacidade extremamente elevada de armazenamento de hidratação que também tem um efeito regenerador sobre a pele. Um benefício adicional é a sua propriedade antioxidante, que também pode ajudar com as rugas e a perda de densidade.
Tratamentos Dermatológicos Invasivos
Transferência de gordura
Envolve a remoção cirúrgica de gordura de uma zona do corpo para outra zona onde será transplantada. Normalmente é usado para substituir o volume nas bochechas e é de longa duração. O inchaço não é incomum e o tratamento geralmente requer um período de tempo de inatividade.
Fillers
São injetáveis usados para substituir temporariamente o volume e dar resultados imediatos, de curto prazo. Normalmente é usado debaixo dos olhos, nas bochechas, nas têmporas e nos lábios.
"Uma das principais mudanças que provoca a visibilidade destes sinais é a diminuição de células que dão volume."
A injeção de Ácido Hialurónico também pode ajudar com as rugas.
Implantes nas maçãs do rosto
Dão um resultado mais permanente. Um implante de plástico é colocado sob a pele para restaurar o volume em certas áreas, geralmente no rosto. Originalmente mais popular, são agora menos solicitados que os enchimentos e a transferência de gordura, porque exigem mais tempo de recuperação.
Tratamentos Dermatológicos Não Invasivos
Thermowaves
Utiliza a tecnologia de radiofrequência para aquecer as produndas camadas de colágeno na pele. Este calor promove a produção de colágeno e tonifica o colágeno existente com o objetivo de restaurar os contornos perdidos.
Ultrawaves
Este tratamento utiliza ultrassom para levantar, tonificar e firmar a pele flácida.