A Dermatite Seborreica é uma condição de pele comum, crónica e embaraçosa, que provoca escamas amareladas no couro cabeludo ou no rosto, embora também possa afetar outras áreas. O uso correto e frequente de produtos formulados especialmente para a pele do rosto e do cabelo podem controlar esta condição ao longo da vida.
O que é Dermatite Seborreica?


A Dermatite Seborreica (também conhecida por Eczema Seborreico) é a condição médica que, em muitos casos, é a causa subjacente da caspa. Nos bebés, aparece como crosta láctea.
Até 50 % da população adulta sofre de caspa escamosa, escamas amareladas no couro cabeludo e, um número significativo, também sofre de uma condição inflamatória do couro cabeludo.
É muitas vezes acompanhada por pele avermelhada. A Dermatite Seborreica também pode ocorrer em muitas zonas diferentes da pele, como manchas de pele oleosas dentro das orelhas. Outras zonas vulgarmente afetadas incluem as sobrancelhas e as pálpebras, nariz e sulco nasogeniano e meio do peito. A Dermatite Seborreica não é contagiosa ou causada por falta de higiene.
A Dermatite Seborreica nos bebés (crosta láctea) é uma condição da pele temporária e deve desaparecer à medida que a criança cresce, geralmente por volta dos 3 anos. Os sintomas são flocos de pele grossos, duros, amarelados no couro cabeludo da criança e, por vezes, nos olhos, orelhas e nariz.
Quais os sintomas da Dermatite Seborreica?

Os sintomas da Dermatite Seborreica que ocorrem comumente consistem em:
- Escamas de pele - brancas e descamadas, ou amareladas, oleosas e aderentes - "caspa"
- Lesões na pele
- Placas que cobrem uma grande área de pele
- Pele oleosa ou gordurosa
- Comichão na pele - o que se pode tornar grave se a pele estiver infetada, levando a uma maior comichão e potencialmente sangramento se arranhado
- Vermelhidão leve
- O cabelo pode cair
O que causa a Dermatite Seborreica?

1. A hiperproliferação da pele é desencadeada por fungos malassezia
2. Ocorrem microinflamações no couro cabeludo
3. Formam-se flocos visíveis
A Dermatite Seborreica ocorre quando o processo de renovação das células do couro cabeludo diminui, levando ao rápido desprendimento de células da pele, que ficam juntas para formar flocos visíveis. Este processo tem sido associado a muitas causas. Tem-se observado ser hereditário, com filhos de pessoas afetadas a serem mais suscetíveis de serem afetados. No entanto, também é conhecido por estar ligado à irritação de um fungo chamado Malassezia, que prospera em zonas da pele que são muito oleosas, causando microinflamações que levam a pele e couro cabeludo a ficar com prurido.
Outros fatores, como stress físico ou emocional, alterações hormonais, má alimentação ou ingestão de álcool, fadiga, climas extremos, o uso frequente de shampoo, limpeza pobre da pele e obesidade podem aumentar o risco. Condições neurológicas, incluindo a doença de Parkinson, traumatismo craniano e acidente vascular cerebral podem ser associados com a Dermatite Seborreica. O vírus da imunodeficiência humana (HIV) também tem sido associado ao aumento dos casos de Dermatite Seborreica.
Como se trata a Dermatite Seborreica?
A melhor forma de reduzir a severidade da Dermatite Seborreica é através da prevenção ou controlo dos fatores desencadeadores ao ficar cuidadosamente atento ao cuidado da pele do couro cabeludo.
O tratamento mais frequentemente utilizado no couro cabeludo com Dermatite Seborreica é o uso de shampoos especialmente formulados que não só ajudam a remover as escamas da pele, mas também impedem que a pele escamosa se volte a formar.


Muitos shampoos são concebidos especificamente para a Dermatite Seborreica. Estes podem incluir qualquer um dos seguintes princípios ativos; Climbazole, Piroctona Olamina, Polidocanol, agentes anti-inflamatórios tais como o ácido salicílico e resorcina, minerais tais como o zinco ou o sulfureto de selénio, ou antifúngicos tais como o cetoconazol.
Em casos graves, um dermatologista ou médico pode prescrever um antifúngico, como o cetoconazol, metronidazol ou ácido azeláico, que afete a levedura Malassezia, ou loções que contêm corticosteróides anti-inflamatórios.
Mais recentemente, os imunomoduladores tópicos, tais como tacrolimus ou pimecrolimus, têm sido utilizados.
A Dermatite Seborreica é uma doença crónica que pode ser bem gerida com o tratamento correto. Muitas vezes tem crises entre longos períodos de inatividade. A forma mais extrema dessa condição sobrepõe-se à Psoríase do couro cabeludo chamada Sebopsoriasis.
Atenção
Consulte sempre um dermatologista se os sintomas da Dermatite Seborreica não responderem ao uso frequente de shampoos medicinais. Consulte-o também se as manchas da Dermatite Seborreica infetarem, aparecer líquido ou pus, ficarem em forma de crostas, ou caso se tornem muito vermelhas ou dolorosas.