Hiperpigmentação – Quais são as causas das manchas da idade e qual é a forma de as reduzir?

5 min leitura
Ver mais

As manchas da idade (também conhecidas como manchas induzidas pelo sol) são pequenas áreas de descoloração (hiperpigmentação) que geralmente aparecem no rosto, nas mãos e noutras áreas do corpo expostas regularmente ao sol. Este artigo analisa as respetivas causas e explica o que pode fazer para reduzir as manchas e evitar que reapareçam.

O que são as manchas da idade e por que razão aparecem?

hiperpigmentação
As manchas de pigmentação costumam ser pequenas, planas e escuras

Não há diferença entre as manchas da idade e as manchas induzidas pelo sol, são ambas formas comuns de hiperpigmentação. Aparecem como manchas pequenas, planas e escuras na pele, com uma tonalidade que vai do castanho claro ao negro. São comuns em pessoas com mais de 40 anos de idade (daí o nome), mas podem ocorrer mais cedo. 

São causadas por um aumento da produção de melanina, o pigmento natural que dá cor à pele. A melanina atua como um protetor solar natural da pele e protege-nos dos raios ultravioleta nocivos, sendo essa a razão pela qual as pessoas ficam bronzeadas quando se expõem ao sol. Mas a exposição excessiva ao sol aumenta a quantidade de melanina produzida pela pele. Tal como sugerido pelo nome alternativo de “manchas induzidas pelo sol”, estas manchas escuras são mais comummente desencadeadas pela sobreexposição ao sol. É por este motivo que habitualmente ocorrem nas áreas do corpo mais expostas ao sol: rosto, pescoço, decote, ombros, antebraços e mãos.

manchas de hiperpigmentação
As manchas da idade são mais comuns a partir dos 40 anos
mãos com manchas
As manchas tendem a surgir nas áreas mais expostas ao sol

Poderá saber mais sobre o que causa a hiperpigmentação e informar-se melhor sobre os diferentes tipos deste distúrbio em: “Hiperpigmentação: o que causa as manchas escuras e como posso reduzi-las?

As manchas de pigmentação são geralmente inofensivas, embora possam afetar a autoconfiança das pessoas. Algumas formas do problema, como o melanoma (um tipo de cancro da pele), podem ser fatais. Se tiver quaisquer dúvidas sobre as suas manchas de pigmentação – se mudarem de forma, tamanho e cor ou se se tornarem pruriginosas e começarem a sangrar – é importante que consulte o seu médico.

 

O que posso fazer para evitar as manchas da idade?

mulher ao sol
A proteção solar é o passo mais importante para reduzir as manchas
mulher com manchas de idade
Utilize um produto adequado em todas as áreas expostas ao sol

A proteção solar é o passo mais importante que poderá dar para ajudar a evitar o aparecimento das manchas da idade. É importante não se esquecer que os raios de sol afetam a pele mesmo em dias nublados, portanto deverá dar à sua pele a proteção diária de que necessita.  Para além de reduzir a hiperpigmentação, o Eucerin Anti-Pigment Creme de Dia FPS 30 garante uma proteção eficaz contra os UVA e UVB (FPS 30) e previne a formação adicional de manchas de pigmentação induzidas pelo sol. 

A restrição do tempo passado ao sol também irá ajudar a reduzir a formação das manchas da idade. Tente não ficar ao sol durante as horas de exposição mais intensas e use vestuário protetor, incluindo chapéu e óculos de sol sempre que possível. Quando a pele for exposta ao sol, aplique e reaplique regularmente um produto de proteção solar:
– com um grau de FPS adequado
– que tenha sido especialmente formulado para o seu tipo e estado de pele

Qual é a melhor forma de remover ou reduzir as manchas da idade existentes?

Embora seja melhor evitar o seu aparecimento, caso já se tenham formado é ainda possível dar alguns passos para ajudar a reduzi-las e evitar que reapareçam.

Soluções dermocosméticas para as manchas da idade

Uma rotina de cuidados diários que incorpore produtos dermatológica e clinicamente comprovados para lidar com as manchas da idade poderá ser uma solução eficaz. O caráter não-invasivo dos produtos dermocosméticos permite que sejam utilizados ao longo do ano. Estes produtos poderão aumentar a eficácia de tratamentos dermatológicos, como o peeling químico ou a laserterapia.

 Gama Anti-Pigment
Os produtos Anti-Pigment reduzem as manchas e impedem o seu reaparecimento
Dual Serum Anti-Pigment
O Anti-Pigment Sérum Duplo ajuda a combater a hiperpigmentação

A linha Anti-Pigment foi especialmente formulada para reduzir as manchas da idade (e outras formas de hiperpigmentação), permitindo assim uma pele mais uniforme e radiante. Os produtos desta linha – creme de dia, creme de noite, sérum e corretor de manchas – contêm Thiamidol, um ingrediente patenteado e eficaz que atua na raiz da hiperpigmentação, reduzindo a produção de melanina. Esta linha está clínica e dermatologicamente comprovada como agente redutor das manchas escuras, evitando também o seu reaparecimento. Os primeiros resultados são visíveis após duas semanas e continuam a melhorar com a utilização regular. Os produtos da linha Anti-Pigment também podem ser usados para aumentar os benefícios obtidos com os tratamentos dermatológicos.

Tratamentos dermatológicos para manchas da idade

peeling químico
Os peelings químicos ajudam a conseguir uma pele com aspeto mais jovem
laserterapia
A laserterapia é um tratamento eficaz

Os tratamentos dermatológicos, como os peelings químicos e a laserterapia, podem ajudar a combater as manchas da idade:

– Os peelings químicos implicam a aplicação de uma solução química (como um AHA) no rosto, no pescoço e nas mãos para esfoliar a pele para remover as células mortas da pele e estimular o crescimento de novas células cutâneas. Informe-se melhor sobre os peelings químicos em: “O que são os peelings químicos e como funcionam?” 

– A laserterapia tem um efeito semelhante, mas é geralmente mais precisa, porque o dermatologista tem mais controlo sobre a intensidade do tratamento. Os tratamentos com laser implicam “descargas” sobre as áreas afetadas com luz de alta energia. Os tratamentos mais moderados incidem na epiderme da pele (a camada mais superficial), ao passo que os tratamentos mais intensos podem penetrar nas camadas mais profundas. Informe-se melhor acerca da laserterapia em: “Como devo cuidar da minha pele depois do tratamento?”

O dermatologista também pode prescrever e/ou utilizar hidroquinona, um dos agentes tópicos mais eficazes na redução da hiperpigmentação. Este agente, no entanto, só pode ser utilizado por períodos de tempo limitados, porque, tal como as outras formas de peeling químico e tratamento com laser, pode irritar a pele e causar hiperpigmentação pós-inflamatória, principalmente em pessoas com pele mais escura.

Complete a rotina

Encontre o ponto de venda Eucerin mais próximo