investigador Eucerin

Por trás da ciência – Eucerin Proteção Solar

3 min leitura
Ver mais

Para além de causar danos ao nível da superfície, a exposição desprotegida à radiação UV provoca danos invisíveis no ADN no interior do núcleo de cada célula da pele. Os códigos de ADN formam os blocos de construção (proteína) que compõem o corpo humano, e até as mais pequenas alterações neste código podem causar envelhecimento prematuro da pele e podem levar ao desenvolvimento de cancro de pele. A tecnologia de proteção de ADN de Eucerin acrescenta mais uma camada de proteção contra os raios solar que causam danos no ADN através de mecanismos de reparo do ADN no próprio corpo.

"Mais uma camada" de proteção contra os raios solares que causam danos na pele

pesquisa extensiva relativamente à proteção celular e de ADN
A pesquisa extensiva relativamente à proteção celular e de ADN é feita por Eucerin.
cientistas da Eucerin
Os cientistas da Eucerin estão constantemente a pesquisar.

Eucerin assume a sua responsabilidade na prestação de cuidados especiais de pele, incluindo a proteção solar, como sendo muito séria. Isso inclui estar constantemente à procura de novas maneiras de melhorar a tecnologia de proteção solar.

A proteção celular, e mais recentemente a proteção do ADN, são dois campos científicos importantes que se submeteram a uma extensa pesquisa feita por Eucerin.

Frank Rippke, investigador Eucerin, foi intimamente envolvido no desenvolvimento de novas abordagens para a proteção solar.

Da proteção celular à proteção do ADN

A proteção celular com Licochalcone A é um grande exemplo de uma descoberta científica de sucesso que tem melhorado a eficácia de Eucerin Sun.

Licochalcone A ajuda a proteger a pele dos danos celulares por neutralizar os radicais livres gerados pela radiação UV - a causa principal de stress oxidativo, que leva ao envelhecimento da pele prematuro e até mesmo ao cancro de pele.

raios UV na pele

Agora Eucerin está um passo à frente. "Assim como o nosso sistema de filtros UV* e a nossa tecnologia de proteção solar anti-oxidante Licochalcone A, incorporámos a proteção do ADN para uma proteção ainda mais abrangente contra os danos da pele causados pelo sol - tanto nas camadas superiores como nas mais profundas da pele."

* EU - Compliant and Cosmetics Europe – The Personal Care Association (anteriormente chamada Colipa)

Entre os muitos compostos que testámos para a proteção do ADN, o Ácido Glicirretínico, mostrou-se o mais promissor.

O Acido Glicirretínico é a aglicona de Glycyrrhizin, um dos muitos componentes conhecidos do extrato de raiz da Glycyrrhiza glabra (alcaçuz). É um triterpenoide que é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, anti-oxidantes e anti-microbianas. Dados os seus muitos efeitos positivos conhecidos, investigámos as suas potenciais propriedades na foto-proteção de Ácido Glicirretínicona na pele humana.

proteção solar e reparação

"A sua eficácia na modulação e apoio dos processos de reparação do ADN natural da pele que foram danificados pelos UV é excecional. Quando combinados, o Ácido Glicirretínico e o Licochalcone A, trabalham em conjunto de uma forma complementar para proteger a pele dos danos causados pelo sol. A proteção celular do Licochalcone A e proteção do ADN a partir de Ácido Glicirretínico oferece uma forma de evitar os danos da pele causados pelo sol. Ambos podem ajudar a evitar os foto-danos e apoiar os mecanismos de reparação do ADN da própria pele", explica Frank Rippke.

reparação do ADN através do ácido glicirretínico
Ajuda a proteger as células da pele das radiações UV prejudiciais nas camadas mais profundas da epiderme e estimula os mecanismos de reparação do ADN na própria pele.

"Uma questão que temos de salientar, ainda assim, é que até mesmo a melhor proteção solar deixa passar os UV, podendo causar danos às células nas camadas epidérmicas mais profundas da pele. Se o dano for muito grande, não há maneira possível de reparar 100% o ADN. Por isso, recomendamos o uso da proteção UV diariamente - mesmo em dias nublados."

"Todas as vezes que expomos a nossa pele excessivamente à radiação UV, o ADN da nossa pele fica danificado, resultando no envelhecimento prematuro da pele." 

Isto pode levar a perda de densidade ou de volume, dando lugar às rugas, manchas e pele áspera. 

"O rosto é a parte do corpo que está mais exposta ao sol, logo, precisa de maior proteção. Esta é a razão pela qual a maioria dos protetores solares para o rosto Eucerin contêm tanto Licochalcone A para a proteção das células, como Ácido Glicirretínico para a proteção do ADN."

Os nossos valores

Pioneira nos cuidados de pele

Desenvolvemos uma abordagem dermocosmética holística para proteger a sua pele, mantê-la saudável e radiante.

Recomendada por Dermatologistas

Trabalhamos com dermatologistas e farmacêuticos líderes em todo o mundo para criar produtos inovadores e eficazes, nos quais podem confiar e recomendar.

Compromisso com a inovação

Dedicamo-nos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele, há mais de 100 anos. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade, que atuam para que cada dia viva melhor.

Encontre o ponto de venda Eucerin mais próximo