Dermatite Atópica no corpo Identificação e gestão de crises

A Dermatite Atópica é uma doença crónica da pele que está a aumentar, particularmente no mundo ocidental. Afecta predominantemente bebés e crianças - entre 10-20% das crianças a nível mundial - mas só 2-5% dos adultos é afectado. Os doentes têm a pele constantemente seca, irritável, propensa à infecção e inflamação. Embora não haja nenhuma cura conhecida, cuidados com a pele - sozinhos ou em combinação com tratamentos médicos - pode aliviar muito do desconforto.

SINAIS E SINTOMAS

O que é a Dermatite Atópica?

A Dermatite Atópica, também conhecida como Eczema atópico, é uma doença crónica da pele, não contagiosa que afecta a pele do rosto e do corpo de bebés, crianças e adultos. Está a aumentar dois a três casos em comparação com os últimos 30 anos. Embora não haja nenhuma causa conhecida, existem ligações comprovadas com a asma e a febre dos fenos.

Os doentes passam por disfunções na função barreira da pele e do sistema imunológico. A doença é caracterizada por duas fases distintas. A fase não-activa (ou "intervalo") é a fase da pele seca, irritável e pode ser ligeiramente escamosa. Esta secura ou condição muito seca é conhecida como Xerose. Na fase activa (ou "crise aguda") é a fase em que a pele se torna infectada, inflamada e com comichão. Enquanto não há cura conhecida para a Dermatite Atópica, um cuidado de pele consistente ajuda os pacientes a prolongar os períodos não activos, reduzindo assim o número de crises agudas.

Durante uma fase activa, o doente normalmente fica com uma erupção no rosto, couro cabeludo, pescoço, decote, o interior dos joelhos e cotovelos, mãos, punhos e pés. Estas áreas diferem substancialmente nas crianças e  nos bebés.

Ilustração gráfica da pele.
1. Função de barreira da pele prejudicada facilita a invasão do microorganismo. 2. Activação de células imunes, inflamação. 3. Comichão.

Estas erupções provocam comichão, inflamam e dão origem ao círculo vicioso de comichão que leva a novas infecções. Porque a pele atópica é tão seca os doentes tendem a coçar naturalmente. Isto danifica a barreira da pele, fazendo com que as camadas subjacentes fiquem vulneráveis a micro-organismos e à poluição ambiental.
As crises precisam de ser controladas com anti-comichão, anti-inflamatórios e tratamentos dermatológicos anti-bacterianos.
A Dermatite Atópica no corpo pode agravar-se pela temperatura, por isso os doentes muitas vezes têm que limitar os tecidos que usam, preferindo o algodão macio sobre lã ou o nylon. Também podem sofrer de privação de sono, devido à transpiração e prurido.

Decote da mulher e parte inferior do rosto com a pele infectada.
Os sintomas da Dermatite Atópica variam de pessoa para pessoa - algumas sofrem de pele extremamente irritada e inflamada.
Pele avermelhada e inflamada
Ocasionalmente a pele torna-se inflamada e dorida.

Se não tem a certeza sobre os seus sintomas procure o aconselhamento de um dermatologista.

CASUAS E FACTORES DESENCADEADORES

Possíveis causas e factores desencadeadores da Dermatite Atópica

Os dermatologistas têm identificado várias causas e factores contributivos.

Por exemplo:

  • Parece existir uma ligação genética que liga a Dermatite Atópica, a asma e a febre do feno. Se um ou mais dos pais tem uma ou mais destas condições, o risco da criança desenvolver Dermatite Atópica aumenta proporcionalmente. Se ambos os pais têm Dermatite Atópica, há uma hipótese de 60-80% de que o filho herde a doença.
  • Foram encontradas ligações entre o ambiente onde vivemos e o risco de desenvolver a doença. Centros urbanos, onde a poluição é alta e climas frios são conhecidos por colocar as pessoas em maior risco. Num estudo, comparando crianças jamaicanas que vivem em Londres, com aqueles que vivem na Jamaica, havia o dobro de casos nas crianças com sede em Londres.
  • As mães que dão à luz tarde, nos primeiros anos de vida, os bebés, são mais propensos a ter Dermatite Atópica do que aquelas que dão à luz numa idade mais jovem.
Mulher a assoar o nariz.
Se um dos pais tem dermatite atópica, asma ou febre do feno, a criança tem uma maior probabilidade de contrair a doença.
Carros no trânsito.
Há uma ligação entre o meio ambiente e o desenvolvimento da Dermatite Atópica - Nas cidades, onde a poluição é alta, existem mais relatos de Dermatite Atópica.

A Dermatite Atópica Hereditária é caracterizada por uma deficiência dos factores hidratantes naturais (FHN), tais como os aminoácidos e uma perturbação dos lípidos epidérmicos do metabolismo.

As crises podem ser desencadeadas pelo Ciclo da Pele Atópica, onde coçar cria um ciclo vicioso de sintomas e reacções.

O Ciclo de pele Atópica (também conhecido como o Ciclo Itch-Scratch)
FACTORES CONTRIBUTIVOS

Mais factores contributivos

Quando a Dermatite Atópica afecta a pele é importante manter a pele fresca e livre de irritantes. Os factores que podem agravar a pele incluem:

  • Roupas que fazem suor no corpo, como o nylon não-respirável
  • Roupas ásperas contra a pele irritada, como a lã
  • Certos alimentos. Estes variam de pessoa para pessoa, mas os factores desencadeadores mais comuns incluem produtos lácteos, nozes e frutos do mar
  • Álcool
  • Ácaros, poeira, pólen ou outros alergénios
  • Detergentes agressivos
  • Formaldeído
  • O fumo do cigarro e dos charutos
  • Poluição

O stress e a falta de sono também podem piorar os sintomas.

Leia mais sobre os factores que influenciam a pele.
Amendoin aberto
Alguns alimentos, como as nozes, podem desencadear os sintomas de Dermatite Atópica.
Mulher com um pullover de algodão.
Tente evitar roupas que impeçam a respiração e de lã - esses tecidos e materiais podem desencadear os sintomas. Recomenda-se usar roupas de algodão.
SOLUÇÕES

Aliviar o desconforto das crises agudas da Dermatite Atópica

Actualmente não existe nenhuma cura para a Dermatite Atópica, mas os sintomas em ambas as fases, activas e não activas, podem ser facilitados com cuidados da pele consistentes e eficazes e tratamento médico adequado. No entanto, mesmo com uma rotina de cuidados da pele mais rigorosos, as crises agudas acontecem e os doentes precisam de encontrar formas de aliviar o desconforto.

Emolientes

Também chamados de hidratantes, os emolientes ajudam a manter a pele macia, hidratada e reduzem a comichão, que pode levar a um surto. Estes cremes, loções, aditivos de banho e óleos de banho mantêm a pele hidratada, o que protege a superfície de danos causados ​​por arranhões.

Os ingredientes frequentemente encontrados nos emolientes incluem:

  • Omega-6: Óleo de Prímula e Óleo de Semente de Uva repõem a barreira protectora natural da pele, acalmam e nutrem a pele.
  • Licochalcone A (extrato da raiz de alcaçuz). Um anti-inflamatório natural e antioxidante, exclusivo da Beiersdorf, que ajuda a reduzir a vermelhidão e alivia a inflamação.

Tratamentos dermatológicos

Quando os surtos ocorrem, é aconselhável complementar os emolientes com cuidados mais activos. Os produtos para as crises geralmente contêm corticosteróides. Estes são conhecidos por serem de reacção rápida e eficazes no alívio da inflamação e comichão. No entanto, não devem ser aplicados em áreas extensas da pele durante longos períodos de tempo, porque a sua eficácia pode diminuir sob condições de uso prolongado. Por essas razões, os corticosteróides eficazes requerem prescrição médica.

Eucerin AtopiControl Creme para Fases Agudas tem propriedades de cuidado para a pele clinicamente comprovados que melhoram significativamente a aparência da pele durante as fases de crise aguda. Esta solução de cuidado de pele ajuda a reduzir o uso de hidrocortisona durante as crises. Eucerin AtopiControl Acute Care não é um produto farmacêutico e não se destina a substituir um.

Mulher a colocar creme na perna esquerda.
Os corticosteróides são de rápida reacção e eficazes no alívio da inflamação e comichão. Não são recomendados para um uso prolongado, porque podem deixar a pele mais fina.
Mulher a colocar Eucerin AtopiControl Care Cream debaixo do braço.
Eucerin AtopiControl Creme para Fases Agudas melhora significativamente a aparência da pele durante as crises.

Cuidado pessoal diário para a dermatite atópica no corpo

Os sintomas das pessoas diferem entre si, mas existem várias mudanças no estilo de vida, que os doentes afirmam que ajudam a lidar com a Dermatite Atópica.

Por exemplo:

  • Manter a temperatura ambiente fresca, mas não fria. Suar desencadeia irritação e comichão.
  • Colocar cremes e pomadas no frigorifico como emolientes refrigerados oferece um alívio adicional à comichão.
  • Manter um diário de alimentos, bebidas e possíveis mudanças ambientais para verificar se afectam os sintomas.
  • Certos destinos de férias são pensados ​​para ser mais terapêuticos do que outros. Bons exemplos são o Mar do Norte, Atlântico, Mar Morto, Mar Mediterrâneo e áreas de montanha - apesar do frio extremo dever ser evitado.
  • O yoga e a meditação ajuda a reduzir o stress, um dos factores desencadeadores de crises.
  • Quando a pele provoca comichão, é preferível esfregar suavemente em vez de arranhar. Ambas acalmam a pele, mas esfregar levemente sem as unhas, não danifica a barreira da pele.
  • Se o doente é uma criança, mantenha as unhas curtas e suaves para minimizar os danos que podem causar ao arranhar.
  • Tente usar luvas de algodão durante a noite para evitar arranhar o corpo enquanto dorme.
  • Tome um duche, em vez de um banho e mantenha a temperatura abaixo de 32°. Pode desidratar a pele se tomar banho com muita frequência.
  • Ao invés de esfregar a pele molhada com uma toalha, seque suavemente com a pele quase seca e aplique de seguida o creme ou a loção.
  • Evite agressores como escovas duras do corpo ou luvas esfoliantes
Mulher a fazer yoga.
Evite o stress, por exemplo, fazendo ioga ou meditação - o stress pode desencadear os sintomas da Dermatite Atópica.
Mulher a secar suavemente a pele após o banho.
Tente secar suavemente a pele após o banho, esfregar pode causar irritações - aplique um creme ou loção logo de seguida.

Se não sabe qual o caminho a seguir, por favor, procure o conselho de um médico ou dermatologista.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!