Mulher a aplicar creme na perna.

Xerose Sintomas, causas e soluções

A maioria das pessoas já passou pela experiência de ter Xerose, ou a pele seca, em alguma fase da vida. Quando se torna grave, pode afectar as pessoas, tanto física como emocionalmente. Seguir uma rotina adequada de cuidados da pele que não agrava a situação e fornece cuidados e hidratação adequada é a chave para controlar os sintomas de Xerose. Compreender as várias causas e as soluções relevantes personalizando a rotina para melhorar a sua eficácia.

Xerose - o que é?

Xerose é o nome médico para a pele seca. Vem do grego;  "xero" significa "seco" e  "osis" significa "doença" ou "desordem médica". É causada por falta de água na pele, o que pode ser causado pelo envelhecimento (xerose senil) ou por doenças subjacentes como a diabetes. O resultado é a pele seca, áspera e tensa, que pode evoluir para se tornar muito áspera e até mesmo escamosa.

Sempre que tiver dúvidas sobre a sua condição de pele é importante consultar o seu dermatologista para um diagnóstico presencial. O teste da pele também pode ser uma ferramenta útil.

A capacidade da pele para regular a hidratação, ou a concentração de água nas camadas superiores, depende de três factores principais, que ocorrem no interior da pele em profundidades diferentes:

  • Nas camadas superiores da pele, várias moléculas higroscópicas, tais como ureia, lactato, ACP (ácido carboxílico pirrolidona), e sais de aminoácidos, atraem e ligam grandes quantidades de água.
  • Os próprios lipídios da barreira da pele (por exemplo: Ceramida-3) executam a função vital de reduzir a perda de água por evaporação.
  • Nas camadas mais profundas da pele, própria rede de hidratação vital da pele passa a água para cima através dos canais Aquaporins.

Leia mais em pele seca em geral.

Este delicado sistema funciona bem e adapta-se aos requisitos de hidratação da pele, mantendo-se uma concentração adequada de água num ambiente em mudança. No entanto, vários factores internos (endógenos) e externos (exógenos) podem perturbar este sistema, levando à pele seca. A gravidade dos sintomas depende do número de factores de composição.

A pele seca não é capaz de regular a sua hidratação.
Factores internos e externos podem atrapalhar a capacidade de hidratação da pele.

Xerose - sinais e sintomas

Xerose é uma condição comum experimentada por milhões de pessoas, seja de forma crónica ou aguda. Tal como vários factores apoiam a hidratação da pele, a falta de água no interior da pele pode apresentar uma variedade de formas. Na maioria das vezes a pele seca irá exibir alguns desses sintomas, enquanto a pele muito seca tem geralmente todos estes sintomas em algum grau:

  • Tensão é causada pela pele a perder a sua elasticidade devido a estar desidratada. A pele torna-se menos flexível quando desidratada, e perde volume quando há uma deficiência de água.
  • Rugosidade também é causada por secura o que aumenta a taxa de morte celular nas camadas superiores da pele, deixando uma camada mais grossa de células mortas à superfície da pele.
  • Pele escamosa é semelhante a pele áspera , só que a camada superior da pele, ou estrato córneo, torna-se seca e inflexível.
  • Pele lascada ocorre quando as escamas da pele seca descascam. Às vezes, isso pode ser apenas uma fina camada.
  • Coçar é mais um resultado da secura e é uma reacção impulsiva ao desconforto causado pela tensão e mau funcionamento da pele.
  • A sensibilidade é causada pela pele seca, sendo incapaz de evitar que os irritantes, como a água quente, os perfumes e os produtos químicos penetrem na superfície da pele. No entanto, a pele sensível nem sempre é causada pela secura.

A pele seca pode ocorrer em qualquer área do corpo, embora predominantemente causada em áreas localizadas que são mais afectadas do que no resto do corpo.

O prurido (devido à secura) pode ser um dos resultados da tensão, mau funcionamento da pele.
A pele seca, áspera e tensa pode ocorrer também no rosto.

As condições inflamatórias da pele tais como Dermatite Atópica e Psoríase predominantemente causam áreas localizadas de pele com Xerose. Leia mais sobre a Psoríase, Dermatite Atópica no rosto ou no corpo ou sobre a pele das crianças atópicas no rosto ou corpo.

Procure sempre aconselhamento profissional para um diagnóstico presencial se desenvolver algum destes sintomas.

Xerose - quais as causas?

Três principais deficiências na pele que contribuem para a xerose:

A deficiência de lípidos na barreira da pele
As células da camada córnea estão unidas por lípidos epidérmicos. Esses lípidos são essenciais para uma pele saudável: criam a sua barreira de protecção e ligam a hidratação. Quando os lípidos estão em falta, a pele pode tornar-se seca e pode sentir-se tensa e áspera.

A deficiência de factores de hidratação natural (FHN)
A pele também contém vários outros factores de hidratação natural (FHN) além da Ureia. São o Lactato, APC, sais e açúcares. Como a Ureia, esses factores hidratantes naturais atraem a hidratação para o estrato córneo ou camada superior da pele, evitando que se torne seca, escamosa e danificada.

A deficiência na própria rede de hidratação da pele
Os Aquaporins são canais de água microscópicos localizados nas membranas das células que controlam a transferência de água para dentro e para fora das células.
Os Aquaporins formam uma rede que transmite hidratação através das diferentes camadas da pele epidérmica.

Quando a pele carece de lípidos ou outros factores de hidratação natural, pode tornar-se seca e danificada.
Redução do nível de hidratação devido a um número limitado de Aquaporins.

Factores que contribuem para a pele seca

Vários factores externos iniciam as mudanças fisiológicas acima mencionadas que podem levar a Xerose:

O ambiente externo da pele - hidratação, limpeza e luz solar

  • A pele seca é mais comum quando a humidade do ambiente é baixa, o que ocorre no Inverno e às vezes durante um Verão quente.
  • Limpeza, especialmente se for frequente, faz com que a barreira natural da pele possa ser destruída. Isto é particularmente verdadeiro quando utiliza produtos abrasivos ou detergentes.
  • A luz solar pode provocar a secura da pele, como a luz ultravioleta aumenta a taxa de evaporação a partir da pele e, após um longo prazo, pode levar a pele a envelhecer prematuramente o que afecta a sua capacidade para manter a hidratação adequada.

O ambiente interno da pele - idade, desidratação, dieta, medicação e doenças

  • Estudos demonstram que os níveis de lípidos no estrato córneo reduzem com o envelhecimento. Isto pode levar à secura induzida pela idade.
  • Um corpo desidratado não se pode dar ao luxo de fornecer água para a pele.
  • A dieta é importante como os lípidos vitais, FHNs e nutrientes são necessários para uma pele saudável.
  • Certos medicamentos, particularmente diuréticos, fazem com que o corpo desidrate, o que por sua vez pode levar à Xerose.
  • As condições da pele como Dermatite Atópica, Psoríase e Diabetes incluem a pele seca como um sintoma comum.
Factores ambientais, tais como frio, podem influenciar as mudanças fisiológicas.
A lavagem não deve ser feita com demasiada frequência, pois pode destruir a barreira natural da pele.
A medicação pode desidratar o corpo.

Xerose - o que pode ser feito?

Historicamente , o tratamento de Xerose tem sido principalmente sintomático, com o intuito de aliviar os sintomas a curto prazo, através da aplicação tópica de lípidos, principalmente óleos vegetais, humectantes e FHNs, tais como Ureia e Lactato. À medida que se sabe mais sobre as causas e os factores desencadeantes de Xerose, os médicos descobriram que uma abordagem mais holística e duradoura para tratar a Xerose produz resultados superiores. Esta estratégia começa com evitar, ou minimizar, as causas e os factores da Xerose, centrar-se em manter uma rotina de cuidado da pele para o rosto e corpo de limpeza e hidratação.

A limpeza da pele seca

A limpeza de pele suave mas eficaz é um pré-requisito essencial não só para a seguinte aplicação dos tratamentos tópicos, como por exemplo em Dermatite Atópica, mas também dos hidratantes no cuidado do rosto das condições de pele seca. A selecção de um produto de limpeza adequado da pele que não comprometa a sua função barreira é importante para a eficácia de um tratamento subsequente de hidratação da pele.

É recomendado o uso de produtos de limpeza suaves.

Melhorar a hidratação da pele

A hidratação da pele é regulada de muitas formas, cada uma das quais é influenciada por muitos factores diferentes. Para tratar eficazmente a Xerose, cada factor envolvido na modulação e manutenção da hidratação da pele deve ser tratado.

A Ureia é muitas vezes deficiente na pele seca e, portanto, um ingrediente comum nos hidratantes. As causas adicionais de Xerose são a falta de outros factores naturais de hidratação (FNHs) e lípidos da barreira da pele. Abastecer essas moléculas vitais topicamente pode restaurar a capacidade da pele para regular a hidratação. Além disso, um novo agente humectante e uma conjugação de glicerol e de glucose, glucósido de glicerilo (GG), tem sido mostrado que estimula a própria rede de hidratação da pele.

Quando avaliado clinicamente para o tratamento de Xerose em comparação com a loção básica (veículo) contendo Ureia, Ácido Láctico e Glicerol, estes hidratantes contêm uma gama de FNHs , Gluco-Glycerol e Ceramida-3 proporcionando uma hidratação da pele superior e mais duradoura, representando por isso representam um avanço no tratamento da Xerose. Além disso, ambos os hidratantes melhoraram significativamente a hidratação da pele, a função de barreira da pele, secura visível, e rugosidade táctil em comparação aos seus veículos. A tolerabilidade da pele também era muito boa.

Em resumo, os produtos de cuidados da pele, como a linha Eucerin Ureia, formulados com uma combinação única de hidratantes de pele eficazes que abordam as principais deficiências que ocorrem na Xerose, fornecem opções terapêuticas avançadas para o tratamento desta doença de pele.

Use produtos com Ureia, um ingrediente importante nos hidratantes.
Os produtos de Eucerin Pele Seca fornecem o cuidado da pele eficaz para a pele seca e extremamente seca.

Se os sintomas mudaram ou se não sabe qual o melhor tratamento a seguir, por favor, procure aconselhamento junto de um Dermatologista.

Evitar factores contribuintes

Além de uma boa rotina de limpeza e hidratação, evitar os factores que contribuem para a pele seca é importante. Isto vai ajudar a reduzir o impacto da pele seca e a necessidade de tratamento:

  • Evite o ar seco ao passar menos tempo ao ar livre num clima de calor árido ou frio, e usando um humidificador dentro de casa quando o aquecimento está ligado.
  • Reduza o tempo gasto em água quente ao fazer duches rápidos e mornos em vez de longos banhos quentes.
  • Usar luvas ao lavar a loiça vai ajudar a evitar a água quente e os detergentes fortes.
  • Use roupas feitas de materiais naturais como algodão e seda, que não irritam a pele. A lã é natural mas pode irritar a pele atópica, e deve ser evitada nesta condição.
  • Tente usar um detergente da roupa sem corantes ou perfumes, pois estes podem ficar nas roupas após a lavagem e irritarem a pele seca.

Certifique-se de beber a quantidade adequada de água.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!