Cuidado da pele – O cuidado diário para a pele do corpo

5 min. read
Ver mais

A higiene corporal e os cuidados com o corpo são fundamentais para a nossa saúde e bem-estar. Os produtos de alta qualidade, escolhidos para combinar com o seu tipo de pele e preocupações, protegem a pele do rosto de influências externas prejudiciais, tais como o sol, o clima quente e frio e a poluição do ar. Também podem ajudar a acalmar a pele irritada e as suas preocupações. Uma boa rotina diária ajuda a restaurar o equilíbrio natural da pele e a mantê-la saudável.

Cuide da pele do seu corpo

três passos básicos para cuidar da pele do seu corpo: limpar, cuidar e proteger.

mulher enrolada numa toalha de banho

Passo 1: Limpar

A limpeza profunda é o primeiro passo eficaz. A limpeza remove a sujidade, o sebo, o suor e outros resíduos, mantendo a pele limpa e saudável.

mulher a hidratar as mãos

Passo 2: Cuidar

Produtos de cuidado hidratantes e de reparação da pele. Use um creme ou loção para hidratar o corpo depois de limpo. Os produtos de cuidado também podem ser aplicados em determinadas áreas do corpo, como mãos, pés, axilas e couro cabeludo.

mulher

Passo 3: Proteger

A proteção solar é importante nos dias em que a pele vai ser exposta aos UV nocivos. A pele do corpo não é exposta aos UV tão frequentemente como a pele do rosto, mas este passo deve ser incluído na rotina de cuidados quando apropriado.

Saiba mais sobre como cuidar da pele do rosto através desta rotina de cuidados diários.

Tudo sobre limpeza da pele do corpo

Porquê limpar?

A razão fundamental de limparmos o corpo centra-se na remoção da sujidade, do suor e para manter a pele limpa e saudável, prevenindo o odor corporal. Os duches e banhos de imersão também desempenham um papel importante no nosso bem-estar geral, ajudando-nos a sentir revigorados e relaxados.

Como limpar

mulher enrolada numa toalha de banho
Massaje a pele seca, em vez de esfregar, para reter a hidratação

Uma forte consciência de higiene, combinada com os atuais estilos de vida ativos, têm aumentado a frequência de limpeza. A exposição excessiva à água, bem como aos produtos de limpeza agressivos, pode secar a pele e enfraquecer a sua função protetora. As seguintes sugestões de limpeza vão ajudar a manter a pele saudável:

  • Reduza o tempo no banho e a temperatura da água: água quente e banhos longos removem os óleos da pele
  • Escolha um produto de limpeza suave para a pele
  • Massaje a pele seca, em vez de esfregar, para que retenha um pouco de hidratação (produtos à base de óleo são mais eficazes quando aplicados na pele húmida)
  • Hidrate bem após a limpeza.

Como escolher o produto de limpeza apropriado

Escolha um sabonete líquido ou produto de limpeza que:

  • seja suave com a pele e não a seque
  • tenha um pH que corresponda ao da pele saudável
  • contenha componentes de reposição de lipídios. Isto não só compensa a perda de lipídios, mas garante que menos lipídios serão perdidos durante a limpeza
  • seja formulado para o seu tipo de pele específico e preocupações
  • tenha sido exaustivamente testado e que seja, de preferência, compatível com a pele sensível
mulher a tomar banho
Escolha um produto de limpeza específico para o seu tipo de pele

Quando a função barreira da pele é prejudicada verifica-se o aumento da sensibilidade e está mais propensa a secar, às infeções e às reações alérgicas.

Eucerin oferece uma gama completa de produtos de limpeza do corpo suaves e para todos os tipos de pele.

Tudo sobre o cuidado da pele do corpo

Porquê cuidar?

Os produtos de cuidado devem hidratar e reparar a pele, evitando a secura. A hidratação não só aumenta a quantidade de água na pele, como também protege e estimula a descamação (o processo pelo qual a pele elimina células mortas), deixando-o suave, macia e confortável. Muitos produtos de cuidado também se centram em condições específicas.

Os produtos de cuidado também podem ser usados para direcionar e tratar questões específicas da pele. Por exemplo, a pele muito seca é causada pelo facto da função barreira da pele estar prejudicada. Os produtos de cuidados podem ajudar a resolver este problema, restaurando os lipídios perdidos para ajudar a reparar a pele.

Como cuidar

Os produtos de cuidado devem ser aplicados depois de limpar a pele e sobre a pele limpa, para absorverem os ingredientes ativos. A hidratação regular depois do banho vai ajudar a manter a pele hidratada e saudável.

Porque existem produtos de cuidado para o corpo?

aplicar creme nas pernas
Aplique creme no corpo para manter a pele hidratada e saudável
mulher a hidratar o cotovelo
Trate áreas especialmente secas com um hidratante rico em lípidos

Escolha um hidratante corporal que:


Eucerin oferece uma gama de hidratantes corporais para atender a todos os tipos de pele. Todos foram testados e comprovados como compatíveis com a pele sensível. Leia mais em Eucerin pH5 e Eucerin AtopiControl.

A estrutura da nossa pele difere de acordo com o local do corpo. As diferentes partes do corpo também são tratadas de forma diferente e recebem diferentes níveis de exposição a forças externas. Como resultado, algumas áreas do corpo beneficiam de cuidados especiais e produtos dedicados. Leia mais sobre a pele nas diferentes partes do corpo.

A pele necessita ainda de cuidados especiais após a exposição solar. Loções After Sun podem ajudar a refrescar e a regenerar a pele stressada pelo sol.

Tudo sobre a proteção contra os raios UV

Porquê proteger?

mulher e crianças na praia
Uma pequena dose de luz solar pode influenciar o nosso humor
mãe e filho na praia
Aplique o protetor solar de preferência antes de ir para o sol e reaplique-o regularmente, especialmente após o banho e secar com a toalha

A luz solar tem efeitos positivos sobre o corpo: Aumenta a nossa vitalidade e bem-estar, promove a circulação e os processos metabólicos e ativa a produção de vitamina D. Mas só precisamos de uma pequena dose.

O corpo é capaz de produzir os seus próprios mecanismos de proteção contra os efeitos negativos da radiação UV - pigmentação, camadas externas da pele mais espessas, produz antioxidantes e ácido urocânico. Mas a pele precisa de tempo e de pequenas doses de UV para ser capaz de se proteger e de absorver a proteção adicional.

A exposição aos UV é uma das principais causas do envelhecimento prematuro da pele e pode levar a alterações patológicas da pele - no pior dos casos a cancro de pele. A aplicação de um creme ou loção com Fator de Proteção Solar (FPS) é altamente recomendada para proteger o corpo quando é exposto aos UV.

Como proteger

O protetor solar deve ser aplicado depois, ou em vez, do seu creme normal. Aplique-o antes da exposição ao sol para que a pele tenha tempo de absorver os ingredientes ativos. Reaplique o produto regularmente ou conforme a orientação da embalagem. Leia mais sobre como usar o protetor solar corretamente.

Quais os protetores solares adequados para o meu corpo?

mulher a aplicar protetor solar
Reaplique o protetor solar regularmente para evitar queimaduras solares

A escolha do fator de proteção solar depende da pigmentação e da sensibilidade da pele, bem como do seu tipo de pele. Depende também da época do ano e da duração da exposição solar que o seu corpo vai ter. Leia mais sobre proteção solar.

Eucerin oferece uma vasta gama de produtos de proteção solar. Se estiver com dúvidas sobre quais os produtos mais indicados entre em contacto com um dermatologista para procurar os seus conselhos.

Artigos relacionados

Complete a rotina

Encontre o ponto de venda Eucerin mais próximo