Corpo de mulher sentada - braço na coxa

Compreender a pele em diferentes partes do corpo

A pele é o maior órgão do corpo, mas nem toda a pele é igual. A estrutura da pele e o seu comportamento, diferem de acordo com a sua localização no nosso corpo. Nem toda a pele recebe o mesmo tratamento. Algumas áreas do corpo, por exemplo as mãos e o rosto, estão mais expostas às forças externas, tais como o sol e produtos de limpeza. Cuidados inteligentes devem reflectir as diferentes necessidades da pele em todo o corpo.

Como a pele difere em todo o corpo

A pele do nosso rosto, cabeça, axilas, mãos e pés difere da pele no resto do nosso corpo.

Rosto

O nosso rosto é a parte mais visível do nosso corpo. O estado e aparência da pele do nosso rosto é um indicador da nossa saúde geral e tem um papel significativo na nossa auto-estima. Problemas com a pele do rosto e sinais de envelhecimento são altamente visíveis e podem causar embaraço e afectar a confiança de uma pessoa. Como consumidores, queremos manter a pele do rosto nas melhores condições e é por esta razão, que o rosto é o foco de tanta pesquisa e tantos produtos de cuidados.

Tal como a pele do resto do corpo, a pele do rosto tem um papel importante funcionando como uma barreira contra o ambiente externo. Mas, ao contrário da pele do resto do corpo, está sempre em contacto com com o sol e os UV. A pele do rosto é particularmente fina e sensível e mais susceptível de envelhecer. Leia mais em envelhecimento geral da pele.  

A pele à volta dos olhos é ainda mais fina e delicada e por isso precisa de cuidados adequados. A epiderme (a camadas exterior da pele) tem normalmente 0.1 mm de espessura; à volta dos olhos varia entre 0-0.5 mm de espessura. 

A pele do rosto e a sua condição, difere de pessoa para pessoa mas existem 4 tipos principais - normal, seca, oleosa e mista. Saiba mais em tipos de pele e condições e faça o seu teste da pele para determinar qual o seu tipo.

Mulher ao espelho
A pele do rosto é particularmente fina e a parte mais visível do rosto.
Rosto de mulher
Há 4 tipos de pele: normal, oleosa, seca e mista.

Axilas

A pele das axilas é particularmente sensível porque nesta área há um frequente roçar de pele e pode passar bastante tempo sem ar nem luz. A pele das axilas é também frequentemente sujeita à depilação com lâmina e aos químicos dos produtos de depilação,  desodorizantes e anti-transpirantes.    

As axilas são normalmente associadas à transpiração. Os seres humanos têm cerca de 1,6-4000000 glândulas sudoríparas por todo o corpo e são mais densas debaixo dos braços, nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas:

  • Glândulas écrinas: encontram-se em todo o corpo.
  • Glândulas apócrinas: concentram-se nas axilas, área genital e seios.

As glândulas apócrinas, activadas durante a puberdade, produzem transpiração rica em proteínas atraindo bactérias.

As axilas são lugares escuros e húmidos logo, propício ao crescimento de bactérias. O pH da maior parte da pele do corpo é 5.5. Forma uma camada naturalmente ácida, conhecida como o manto ácido, que ajuda a proteger contra as bactérias. A pele das axilas tem um pH de 6.5. Esta redução em ácido, facilita o crescimento das bactérias. À medida que as bactérias metabolizam, produzem substâncias de cheiro forte. Como as axilas impedem estas substâncias de evaporarem, podem resultar num cheiro desagradável.

Grande plano de axila
A axila é a área do corpo mais susceptível ao crescimento de bactérias.

Mãos

As mãos são as ferramentas humanas e a sua pele tem uma textura diferente das outras partes do corpo. A pele das palmas das mãos é também completamente diferente das costas das mãos:

A pele das palmas das mãos e cabeças dos dedos:

  • tem uma camada espessa e robusta 
  • é rica em tecido conector gordo  
  • é acolchoada com tecido insensível à pressão  
  • não tem pêlos nem glândulas sebáceas 
  • tem uma alta densidade de glândulas sudoríparas 
  • não tem muitos factores naturais hidratantes (FNH)     

 A pele nas costas das mãos:
  • não tem praticamente tecido gordo 
  • é especialmente fina
  • tem apenas alguns pêlos finos 
Poucos ou nenhuns pêlos indica que o número de glândulas sebáceas é muito mais baixo do que noutras partes do corpo.
Os folículos, de onde crescem os cabelos, são acompanhados por glândulas sebáceas e responsáveis pela produção de sebo que dá à pele os lípidos e alguns dos seus componentes hidratantes. As mãos têm menos lípidos e por isso menor capacidade de absorver hidratação do que outras partes do corpo.
Palma da mão
A pele nas palmas das mãos e cabeças dos dedos é grossa e robusta.
Costas da mão
A pele das costas da mão tem pouco tecido gordo e é muito fina.

A pele das mãos tem menos capacidade para estabilizar os poucos lípidos e componentes de hidratação que tem. O pH das mãos é menos ácido que outras partes do corpo. Por consequência, o seu manto ácido (a acidez natural que protege a pele) fica comprometido. 

O facto da pele nas palmas das mãos ser diferente da pele das costas das mãos, também significa que toda a formação do filme hidrolípido (a emulsão de gordura e água que cobre o exterior da pele) é enfraquecida. Como resultado, as nossas mãos ficam mais susceptíveis à desidratação e secam rapidamente quando trabalham em excesso.

As mãos trabalham arduamente. Durante um dia de trabalho em casa, empresa ou jardim, as mãos estão sempre expostas a factores externos que lhes retiram os lípidos. Enquanto o contacto directo com a água pode secar a pele, as mãos também estão expostas a solventes, alterações de temperatura e esforços mecânicos. A protecção natural e os sistemas de reparação da pele trabalham em excesso e isto pode provocar danos na barreira de protecção.

Duas mãos entrelaçadas
As mãos trabalham arduamente, estão expostas a vários elementos externos e ficam sujeitas à desidratação.

Pés

A pele na sola dos nossos pés contém mais células de gordura na sua camada interior (a subcutânea) do que nas restantes partes do corpo. Isto acontece porque os nossos pés necessitam de acolchoamento extra e absorção dos choques. Suportam três vezes o peso do corpo em cada passo e são sujeitos frequentemente a pressões manuais, tais como fricção do calçado apertado ou longas caminhadas.

Apesar do acolchoamento extra, o excesso de fricção pode danificar a função de barreira da pele e originar pele seca e calosidades. As calosidades são áreas endurecidas de pele que ocorrem normalmente na sola e calcanhares, sendo o seu formato circular. Pressionam as camadas mais profundas da pele e podem ser dolorosas.   

A epiderme (a camada exterior da pele) é mais grossa nos pés do que noutras partes do corpo - normalmente cerca de 0.1 mm, varia entre 1-5 mm nas solas dos pés. Quando a pele dos pés é exposta a pressão ou fricção prolongada, a produção de calos aumenta e a epiderme torna-se grossa e dura, um estado conhecido como hiperqueratose.

Mão segura o pé
A fricção excessiva pode causar danos, pele seca e até calosidades.
Planta dos pés
Quando a pele dos pés é exposta a pressão ou fricção prolongada, a produção de calos aumenta.

Como cuidar da pele em diferentes partes do corpo

Devido à estrutura e função da nossa pele ser diferente de acordo com a região do corpo, as diferentes áreas beneficiam de uma abordagem personalizada.

Rosto

Existem 3 passos básicos para um bom cuidado da pele: limpeza, cuidado e protecção..

Mulher limpa o rosto

É importante limpar a pele suavemente, mas em profundidade de manhã e à noite. Os produtos retiram o sebo produzido durante a noite e garantem que a pele fica pronta para receber protecção e os cuidados da pele. À noite, a limpeza remove a sujidade, transpiração, sebo, maquilhagem e a protecção solar, deixando a sua pele preparada para absorver os cuidados de pele matinais.

Mulher usa creme no rosto

Os produtos têm duas funções: focam-se no tratamento de problemas concretos e hidratam e nutrem a pele.

Mulher usa protector solar no rosto

A protecção solar é uma parte essencial nos cuidados matinais. Enquanto um pouco de sol é bom para a pele e encoraja a produção de Vitamina D, a exposição excessiva aos UV provoca danos na pele, sendo uma das principais causas do envelhecimento prematuro podendo originar problemas graves, tais como cancro de pele.

É importante usar produtos especificamente concebidos especificamente para o seu tipo de pele que respeitam o pH natural da sua pele. Procure produtos compatíveis com a pele sensível. Eucerin oferece uma linha completa de produtos do rosto adequados a todos os tipos de pele e condições. Todos eles foram testados e comprovados compatíveis com pele sensível.  

Para mais informação sobre como cuidar do seu rosto, incluindo a delicada pele da zona dos olhos, leia a rotina diária para o rosto. Clique aqui para saber mais sobre tipos de pele e condições ou para fazer o seu teste da pele.

Médico examina paciente
A opinião de um dermatologista pode ser recomendável para determinar o seu tipo de pele e outros factores.

Se tem alguma dúvida sobre o seu tipo de pele ou condição ou que produtos são melhores para si, contacte um dermatologista.

Axilas

A maior parte dos cuidados das axilas é dedicada a limitar os efeitos negativos da transpiração. Transpirar é uma maneira natural e importante do corpo regular a temperatura corporal. Quando o cérebro detecta que a temperatura corporal subiu mais do que 37°C, envia sinais às glândulas sudoríparas para libertarem líquido. Este líquido - o suor - arrefece a superfície da pele.

Os sinais de transpiração e o odor resultantes podem ser desagradáveis e embaraçosos. Existem dois tratamentos principais:

  • desodorizantes 
  • anti-traspirantes

Desodorizantes  
Os desodorizantes não influenciam a quantidade de suor produzido, mas contêm substâncias activas que reduzem a reprodução das bactérias que produzem odor (bacteriostasis). Podem também incluir ingredientes que absorvem estas substâncias e reduzem o odor corporal desagradável. Alguns contêm perfumes para disfarçar os odores desagradáveis. 

Anti-transpirantes
Contêm substâncias activas que reduzem a quantidade de suor, resultando em menos humidade e odor.

Em casos extremos, conhecidos como hiperhidrose, existem desodorizantes médicos que combinam antisépticos, anti-transpirantes e um pH ácido para inibir o crescimento de bactérias, sendo eficazes e compatíveis com a pele. Eucerin oferece uma linha de anti-transpirantes em spray e roll-on, comprovadamente eficazes para pele sensível. Leia mais em Eucerin Desodorizantes e Anti-Transpirantes e alguns factos interessantes sobre a história por detrás da linha.
Mulher usa Eucerin 48h Anti-Transpirante Roll-on
Os desodorizantes podem abrandar ou absorver as substâncias que formam o odor, reduzindo o cheiro.
Os anti-transpirantes reduzem a quantidade de suor produzida, resultando em menos humidade e odor.

Mãos

A pele das nossas mãos têm uma maior necessidade de substituição de lípidos do que a pele noutras partes do corpo. É importante manter as mãos bem hidratadas já que mãos feridas, gretadas, secas e sensíveis têm maior tendência para desenvolver dermatite de irritação por contacto.

Produtos de limpeza agressivos devem ser evitados e também a lavagem excessiva. Quando lavar as mãos, use água morna em vez de água quente por ser menos provável que seque a pele das mãos.

 A pele das suas mãos beneficiará de produtos de limpeza e cuidados que:

  • são suaves e eficazes e a sua compatibilidade testada na pele sensível
  • substituem os lípidos perdidos
  • mantêm o pH natural da pele  
  • promovem o processo de regeneração
  • oferecem protecção contra a exposição prolongada aos UV que podem causar envelhecimento prematuro
Loção nas mãos
Manter as mãos bem hidratadas pode reduzir a tendência para desenvolver problemas indesejados.

Pés

70% dos problemas dos pés, incluindo a formação de calosidades, são causados por calçado inadequado. Estes problemas poderão ser combatidos com o uso de anéis que reduzem a pressão sobre os calos, aplicação de um creme amaciador e evitar sapatos apertados. A lavagem regular com produtos de limpeza suaves mas eficazes, e a aplicação de produtos médicos para os pés, são outras formas de contrariar os problemas desta zona do corpo.

Os pés devem ser verificados regularmente. Gretas, comichão e humidade entre os dedos ou escamação na sola do pé pode ser o primeiro sinal de infecção fúngica. Se estes sintomas aparecerem, consulte um dermatologista.

Mulher aplica loção no calcanhar
O calçado inadequado é a principal causa dos problemas nos pés.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!