Existem quatro tipos básicos da pele saudável: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética. O estado da nossa pele pode, no entanto, variar muito segundo os fatores internos e externos a que está sujeita.
Cada pele tem a sua voz. Saiba qual o seu tipo de pele fazendo o Diagnóstico da Pele Eucerin®. Ao responder a um conjunto de perguntas descobrirá também o cuidado clínico Eucerin indicado para si. Comece já a ouvir a sua pele.
Compreender os quatro tipos básicos da pele saudável: normal, seca, oleosa e mista
Atenção
Se precisa de ajuda para identificar o seu tipo de pele o teste da pele pode ser uma ferramenta útil. Se precisar de mais informação sobre os cuidados a ter com a pele, Eucerin recomenda que consulte um dermatologista ou farmacêutico.
A pele normal é equilibrada: nem demasiado oleosa nem demasiado seca.
Pele normal
"Normal" é um termo amplamente usado para a pele bem equilibrada. O termo científico para uma pele bem equilibrada é eudérmico.
A pele seca pode ter uma sensação de tensão e parecer baça.
Pele seca
"Seca" é um termo usado para descrever uma pele que produz menos sebo do que a pele normal. Como resultado da falta de sebo, à pele seca faltam os lípidos de que necessita para reter a hidratação e construir um escudo protetor contra as influências externas.
A pele oleosa tem brilho e poros visíveis.
Pele oleosa
"Oleosa" é um termo usado para descrever um tipo de pele com uma produção de sebo intensificada. Este excesso de produção é conhecido como seborréia.
Os tipos de pele variam entre a zona T e as bochechas em peles mistas.
Pele mista
Pele mista é, como o nome sugere, uma pele que consiste numa mistura de tipos de pele.
Pele normal
O que é pele normal?
"Normal" é um termo amplamente usado para a pele bem equilibrada. O termo científico para a pele bem equilibrada é eudérmico. A zona T (testa, queixo e nariz) pode ser um pouco oleosa, mas o sebo global e a humidade são equilibrados e a pele não é muito oleosa nem muito seca.
Como identificar a pele normal
Uma textura aveludada, macia e lisa é um sinal de pele saudável e radiosa.
A pele normal tem:
poros finos
boa circulação sanguínea
textura aveludada, macia e lisa
uma transparência fresca, rosada e uniforme
sem imperfeições
e não é demasiado sensível.
À medida que uma pessoa com pele normal envelhece, a sua pele fica mais seca. Leia mais em ressecamento devido à idade.
Pele seca
O que é pele seca?
"Seca" é um termo usado para descrever uma pele que produz menos sebo do que a pele normal. Como resultado da falta de sebo, à pele seca faltam os lípidos de que necessita para reter a hidratação e construir um escudo protetor contra as influências externas. Isto leva a uma barreira de proteção deficiente. A pele seca (Xerose) existe em vários graus de gravidade e em diferentes formas que nem sempre são claramente distinguíveis.
A pele das mulheres é mais seca do que a dos homens e independentemente do tipo de pele, todas elas secam com a idade. Os problemas relacionados com a pele seca são uma queixa frequente e motivo de cerca de 40% das visitas aos dermatologistas.
As causas da pele seca
Sensação de repuxamento e aspereza indicam muitas vezes que a pele é seca.Mulheres idosas com pele seca têm mais rugas e linhas.
A humidade da pele depende do abastecimento de água nas camadas mais profundas da pele e na transpiração.
A pele está constantemente a perder água através de:
Transpiração: perda de água ativa das glândulas causada por calor, stress e atividade.
Perda transepidermal da água: a forma natural e passiva pela qual a pele passa cerca de meio litro de água diariamente das camadas mais profundas.
O grau de secura da pele pode variar, podendo estar mais seca que o habitual, muito seca ou extremamente seca. As diferenças podem normalmente ser distinguidas por:
Os fatores internos e externos podem perturbar a capacidade de hidratação da pele.As solas dos pés tendem a ficar secas e gretadas.
Pele seca
Pele medianamente seca pode repuxar, parecer frágil, áspera e ter um aspeto baço. A elasticidade da pele é também baixa.
Pele muito seca
Se a secura não for tratada, a pele pode desenvolver:
descamamento médio
aparência áspera e com manchas (por vezes, com aspeto envelhecido prematuramente)
sensação de repuxamento
possível prurido
Fica também mais sensível à irritação, vermelhidão e risco de infeção. Saiba mais sobre pele seca.
Pele extremamente seca
Certas áreas do corpo - particularmente mãos, pés, cotovelos e joelhos - têm tendência a:
vermelhidão
cieiro com tendência para formar gretas
calosidades
escamação
prurido frequente
A pele extremamente seca é encontrada mais frequentemente nos idosos ou em mãos gravemente desidratadas. Saiba mais em pele do corpo áspera e gretada.
Pele oleosa
O que é pele oleosa?
"Oleosa" é um termo usado para descrever um tipo de pele com uma produção elevada de sebo. Uma produção em excesso é conhecida como seborreia.
As causas da pele oleosa
A pele oleosa tende a ter imperfeições.
Vários problemas causam a produção excessiva de sebo:
genética
desequilíbrios e alterações hormonais
medicação
stress
cosméticos comedogénicos (produtos de maquilhagem que podem causar irritação)
Como identificar os diferentes tipos de pele oleosa?
A pele oleosa pode ser caraterizada por poros dilatados e visíveis.Os problemas de acne surgem muitas vezes na zona T e especialmente na puberdade.
A pele oleosa é caraterizada por:
poros dilatados e claramente visíveis
brilho
pele mais grossa e pálida: os vasos sanguíneos podem não estar visíveis
A pele oleosa tem tendência a criar cravos (pontos negros e pontos brancos) e várias formas de acne.
Com o acne médio, surge um número significativo de pontos negros surgem no rosto e frequentemente no pescoço, ombros, costas e peito.
No acne moderado e grave, pápulas (pequenos altos sem pontos brancos ou negros) e pústulas (altos médios com uma cabeça branca ou amarela no centro) surgem e a pele fica vermelha e inflamada.
Uma zona T oleosa (testa, queixo e nariz) e bochechas mais secas indicam a chamada pele mista.
Na pele mista, os tipos de pele variam na zona T e nas bochechas. A chamada zona T pode variar substancialmente - de uma zona estreita a uma zona alargada.
A pele mista é caraterizada por:
uma zona T oleosa (testa, queixo e nariz)
poros dilatados nesta zona, talvez com algumas impurezas
bochechas normais ou secas
As causas da pele mista
As partes mais oleosas da pele mista são causadas pela produção excessiva de sebo. As partes mais secas são causadas pela falta de sebo e uma correspondente falta de lípidos.
Avaliar o tipo e estado da pele
Ao contrário do tipo de pele, o estado da pele pode variar muito durante a vida. Os vários fatores internos e externos que podem determinar o seu estado incluem: clima e poluição, medicação, stress, fatores hereditários que influenciam os níveis de sebo, transpiração e fatores naturais de hidratação que a sua pele produz e as escolhas de cuidados que faz.
Os produtos de cuidados da pele devem ser escolhidos para se adaptar ao tipo e estado da pele. Os dermatologistas e outros especialistas da pele determinam o tipo e estado da pele medindo os seguintes fatores:
O uso de produtos anti-envelhecimento podem ajudar a reduzir o aparecimento de rugas.B-Resorcinol, o principal ingrediente ativo da linha Eucerin EVEN Brighter reduz o aparecimento de manchas escuras.
Sinais de envelhecimento
A nossa pele pode evoluir durante a nossa vida. Os que têm pele oleosa na adolescência podem ver a sua pele secar na idade adulta, enquanto os que têm pele normal podem ver secar à medida que envelhecem.
Qualquer tipo de pele ao envelhecer perde volume e densidade. Com a idade surgem rídulas e rugas sendo também provável ocorrer mudanças na pigmentação. Compreender e medir estes sinais de envelhecimento ajudam-nos a determinar o estado da nossa pele. Leia mais em envelhecimento da pele.
Cor da pele
A cor e a etnicidade da pele influenciam o modo como a nossa pele reage às forças externas (como o sol), aos problemas de pigmentação, irritações e inflamações. A cor básica da pele é determinada pela sua densidade e distribuição de melanina. Leia mais em etnicidade da pele.
A vermelhidão da pele é também uma medida útil do estado da pele; indica quão boa é a nossa circulação e pode ajudar a identificar problemas como couperose e rosácea.
Pele sensível
A pele sensível é facilmente irritada por diferentes fatores, que são geralmente tolerados pela pele bem equilibrada, tais como produtos de cuidados da pele ou temperaturas altas e baixas. Para algumas pessoas, a pele sensível é uma condição permanente, para os outros, a sensibilidade é desencadeada por certos fatores internos e externos. Ela ocorre quando a função de barreira natural da pele é comprometida, causando perda de água e permitindo a penetração de substâncias irritantes.
Os sintomas são exacerbados por fatores onde a pele do rosto é mais exposta, desde o Sol a alguns ingredientes em cosméticos e produtos de limpeza.
Para a pele oleosa é essencial seguir uma rotina de cuidados diários com produtos adequados.
Produção de sebo e suor
A quantidade de sebo produzido pelas glândulas sebáceas da pele controla a eficácia da função barreira da pele e, como resultado, o estado da pele. A produção excessiva de sebo pode provocar pele oleosa com tendência acneica, enquanto a produção baixa provoca pele seca.
As glândulas sudoríparas da pele produzem suor para ajudar o corpo a manter a sua temperatura ideal. A produção excessiva de suor ou deficiente pode influenciar o estado da pele.
Fatores Naturais de Hidratação (FNH)
Produzidos naturalmente na pele saudável, os FNH, como aminoácidos, ajudam a ligar a água na pele, mantendo a sua elasticidade e impedindo que fique desidratada. Quando a barreira protetora da pele fica danificada, não consegue reter os FNH essenciais e por consequência diminui hidratação da pele afetando o seu estado.
Sensibilidade cutânea
A pele sensível irrita-se facilmente e é mais reativa do que a pele normal. Identificar e avaliar os sintomas, como a vermelhidão, erupções, picadas, prurido e ardor ajudam a determinar o estado da pele.