Sinais de envelhecimento
A nossa pele pode evoluir durante a nossa vida. Os que têm pele oleosa na adolescência podem ver a sua pele secar na idade adulta, enquanto os que têm pele normal podem ver secar à medida que envelhecem.
Qualquer tipo de pele ao envelhecer perde volume e densidade. Com a idade surgem rídulas e rugas sendo também provável ocorrer mudanças na pigmentação. Compreender e medir estes sinais de envelhecimento ajudam-nos a determinar o estado da nossa pele. Leia mais em
envelhecimento da pele.
Cor da pele
A cor e a etnicidade da pele influenciam o modo como a nossa pele reage às forças externas (como o sol), aos problemas de pigmentação, irritações e inflamações. A cor básica da pele é determinada pela sua densidade e distribuição de
melanina. Leia mais em etnicidade da pele.
A vermelhidão da pele é também uma medida útil do estado da pele; indica quão boa é a nossa circulação e pode ajudar a identificar problemas como couperose e rosácea.
Pele sensível
A pele sensível é facilmente irritada por diferentes factores, que são geralmente tolerados pela pele bem equilibrada, tais como produtos de cuidados da pele ou temperaturas altas e baixas. Para algumas pessoas, a pele sensível é uma condição permanente, para os outros, a sensibilidade é desencadeada por certos factores internos e externos. Ela ocorre quando a função de barreira natural da pele é comprometida, causando perda de água e permitindo a penetração de substâncias irritantes.
Os sintomas são exacerbados por factores onde a pele do rosto é mais exposta, desde o Sol a alguns ingredientes em cosméticos e produtos de limpeza.
Leia mais em Pele facial sensível.