Mulher de sutiã a tocar no cotovelo

Psoríase Sintomas, causas e soluções

A Psoríase é uma doença de pele comum inflamatória crónica, que tende a seguir um curso de remissões e exacerbações. O tipo mais frequente de Psoríase tem demarcadas 'placas' distintas que podem ser cor-de-rosa ou cinza com sobrejacente prata - como a pele escamosa. Estas placas podem também causar Hiperpigmentação localizada. Os sintomas podem aparecer em qualquer idade, no entanto, eles são mais propensos a aparecer nas primeiras fases da vida adulta, ou mais tarde na vida, em torno dos 50-60 anos de idade.

Psoríase - sinais e sintomas

As lesões da psoríase são biologicamente distintas da pele seca clássica também conhecida como Xerose, e são classificadas como erythrosquamous, ou seja, ambos os vasos sanguíneos e camadas de pele mais profundas da epiderme estão envolvidas. As deficiências na regeneração celular são a causa das chamadas placas. Essas deficiências são causadas por vários factores:

  • reacções inflamatórias na derme e na epiderme,
  • uma taxa de rotatividade elevada dos queratinócitos (o tipo de célula predominante na epiderme),
  • um ciclo de crescimento de células da pele encurtado e
  • um processo de descamação alterada (descamação refere-se ao processo natural em que a camada mais externa da pele é eliminada) .

Grande plano de Psoríase
A Psoríase é uma doença crónica da pele; caracteriza-se por demarcadas 'placas' rosa ou cinza.

Tipos de Psoríase

A Psoríase em placas (Psoríase vulgar) é a forma mais frequente de Psoríase, representando cerca de 80% dos casos. Aparece como lesões avermelhadas que geralmente são levantadas por estarem inflamadas. Também podem ser cobertas por camadas de prata ou pele branca escamosa. Estas lesões são normalmente encontradas em áreas como os joelhos e os cotovelos, couro cabeludo ou parte inferior das costas.

A Psoríase gutata é caracterizada por "lesões gutata", que são pequenas manchas avermelhadas que aparecem no corpo ou nos membros. Geralmente não são tão elevadas como na Psoríase em placas. A Psoríase gutata pode começar na infância ou nos primeiros anos da idade adulta, e pode aparecer de repente.

A Psoríase inversa aparece como lesões vermelho-vivo, que não são ásperas, mas suaves e brilhantes. São encontradas principalmente nas dobras da pele e áreas sensíveis, como as axilas e outras áreas de dobras, como a virilha ou sob os seios ou nádegas. São também as áreas que podem tornar-se irritadas devido ao atrito e/ou transpiração.

A Psoríase pustulosa é predominantemente observada em adultos e é caracterizada por bolhas brancas de pus (que não são infecciosas, uma vez que consistem em células brancas do sangue). Estas bolhas podem ter à volta pele avermelhada e podem ser localizadas ou generalizadas.

A Psoríase eritrodérmica é principalmente de natureza inflamatória e, por isso, muitas vezes afecta a maior parte da superfície do corpo. Os extensos vermelhidões da pele resultam em escalas sendo derramados em folhas grandes, o que causa dor e desconforto.

Mãos idosas com sintomas de Psoríase.
As lesões vermelhas, levantadas e inflamadas são típicas da Psoríase em placas.
Cotovelo com os sintomas da Psoríase.
A Psoríase aparece em diferentes formas com diferentes características.

Psoríase - quais as causas?

Genética
Estudos indicam que a maioria dos casos de Psoríase podem ser herdados, devido à incidência de Psoríase entre as famílias de indivíduos afectados. Pensa-se que determinados genes herdados podem estar ligados à psoríase, mas a forma exacta como isso acontece ainda é desconhecida.

Infecções
As infecções são frequentemente envolvidas no desenvolvimento de sintomas da Psoríase. As bactérias, particularmente estreptococos, são os agentes patogénicos mais frequentemente implicados e estão ligadas à Psoríase gutata. A infecção por vírus da imunodeficiência humana (VIH), embora não seja uma causa directa de Psoríase, é conhecida por aumentar a probabilidade de desenvolvimento de Psoríase mais grave se a pessoa já tiver Psoríase.

Stress
O stress psicológico pode piorar a situação e, em alguns casos, pode ser o suficiente para accioná-la.

Medicação

Alguns medicamentos, especialmente lítio, antimaláricos e beta-bloqueadores, têm um efeito negativo sobre a Psoríase. De repente, a interrupção do tratamento com corticosteróides orais fortes ou de aplicação tópica pode causar sintomas 'repercussivos', que podem ser graves e pode até resultar em eritrodermia ou mesmo Psoríase pustulosa generalizada.

Mãe segura um bebé nos braços.
A Psoríase pode ser transmitida de pais para filhos.
Mulher em pose de pensamento,com as mãos à frente do rosto.
Evite o stress, pois pode desencadear os sintomas.

Opções de terapia tópica

As terapias tópicas para Psoríase consistem principalmente em emolientes, hidratantes, agentes queratolíticos e corticosteróides. Os produtos hidratantes e os emolientes são principalmente benéficos nas fases intermediárias ou remissão da Psoríase. Durante a fase inicial os agentes queratolíticos estão mais benéficos e podem ser usados em conjunto com cremes hidratantes e emolientes. Os corticosteróides tópicos são eficazes em todos os momentos, no entanto, não devem ser usados ​​continuamente por longos períodos, por isso muitas vezes é benéfico reservar estes para crises (exacerbações).

Os emolientes são utilizados para tornar o estrato córneo mais flexível e reduzir as escalas superficiais. São os produtos mais utilizados em dermatologia. Trabalham gerando uma película oclusiva que reduz a quantidade de perda de água por evaporação a partir da pele, o que permite à camada superficial da pele, ou estrato córneo, tornar-se adequadamente hidratada.

Os hidratantes são emolientes enriquecidos com os factores de hidratação natural (FHN). Os FHN também aumentam a hidratação do estrato córneo assim como os FHN atraem e ligam a água. Os hidratantes mais avançados também contêm activos como o Gluco-Glycerol, que aumenta a hidratação nas camadas epidérmicas mais profundas da pele, activando a própria rede de hidratação da pele que fornece água para as camadas superiores da pele.
O uso regular de emolientes e hidratantes é importante, e deve ser continuado durante ambas as situações, numa crise ou remissão.
Mais espessos, os cremes e pomadas mais oclusivos são preferíveis às loções mais leves, por serem mais eficazes.

Ilustração gráfica da pele.
A pele deve manter-se hidratada. Recomenda-se o uso de hidratantes adicionais.
Ilustração gráfica da pele.
Os hidratantes mais avançados contêm activos que aumentam a hidratação.

Os Agentes queratolíticos são eficazes em reduzir as escalas de placas da Psoríase, pois quebram o material queratolítico. O ácido salicílico é o mais eficaz dos compostos queratolíticos conhecidos e é o mais benéfico em placas de Psoríase extremamente grossas ou escamosas.

A Ureia é outro agente queratolítico vulgarmente utilizado que também está incluído em muitos hidratantes, tais como a linha Eucerin Ureia que ajuda a ligar a água na pele.

Os tratamentos tópicos com emolientes, hidratantes e agentes queratolíticos são essenciais para o tratamento da Psoríase. Eles suportam a eficácia de qualquer terapia medicamentosa sistémica.

Os corticosteróides tópicos têm propriedades anti-inflamatórias, na redução da formação de placas e na irritação provocada. A força moderada dos corticosteróides tópicos é muitas vezes utilizada para a Psoríase no rosto, órgãos genitais ou áreas que requerem alongamento ou flexão, em combinação com outros agentes tópicos, especialmente emolientes e hidratantes.

Os análogos da vitamina D são muitas vezes um dos primeiros tratamentos tópicos utilizados para a Psoríase crónica típica.

Mulher aplica o creme na perna
Use produtos de cuidados da pele que são apropriados para a pele seca, de preferência sem perfume para evitar irritações.
Mulher aplica o creme no cotovelo
Os corticosteróides tópicos têm propriedades anti-inflamatórias.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!