A Dermatite Atópica é uma doença comum e afeta entre 10-20% das crianças a nível mundial, mas só 2-5% dos adultos é afetado. É uma doença crónica, o que signifca que os sintomas podem ser duradouros, embora os bebés e as crianças possam "crescer" sem os sintomas. Normalmente os doentes experienciam duas fases da doença - não ativa ("intervalo") e a fase ativa ("crises agudas"). Em ambas as fases, a pele necessita de cuidados para aliviar o desconforto.
Sinais E Sintomas
O que é a dermatite atópica?
A Dermatite atópica (ou Eczema Atópica) é uma doença de pele cada vez mais comum e afeta adultos, crianças e bebés, de todas as cores de pele, a nível mundial. As crianças são mais propensas a desenvolver Dermatite Atópica sendo que 90% das que são afetadas desenvolvem a doença antes dos 5 anos. Existem muitas crianças com a patologia mas que crescem sem sintomas e a doença raramente começa na idade adulta.
2. Ativação de células imunes, inflamação.
3. Comichão.
Os sintomas aparecem no couro cabeludo (crosta láctea), rosto e corpo, embora a aparência e as áreas afetadas sejam diferentes entre bebés, crianças e adultos:
- Os bebés podem desenvolver sintomas tão cedo como no de 2º ou 3º mês de vida. A erupção geralmente aparece de repente tornando a pele seca, escamosa e com comichão. Nas fases de crise aguda, a pele infetada pode escorrer fluidos. Normalmente os bebés começam com a Dermatite Atópica no rosto - particularmente nas bochechas - e couro cabeludo, joelhos e cotovelos. É muito raro os bebés desenvolverem a pele atópica na área da fralda. Embora as assaduras possam parecer semelhantes, é uma área muito húmida para a Dermatite Atópica se desenvolver.
- As crianças que desenvolvem a doença mais tarde (entre os dois anos e a puberdade) geralmente começam com uma erupção no corpo, que é seco, com comichão e manchas escamosas. A pele tende a ser instável e espessa. As áreas comuns afetadas são as dobras dos cotovelos ou joelhos, o pescoço, os pulsos, os tornozelos e/ou os vincos entre as nádegas e as pernas. As crianças caucasianas tendem a ter sintomas no interior das ligações - cotovelos, pulsos, atrás dos joelhos e parte da frente dos tornozelos. As crianças negras e asiáticas tendem a ser afetadas, no lado oposto das articulações, tais como a ponta do cotovelo ou a frente dos joelhos.
- Nos adultos a Dermatite Atópica caracteriza-se por ser muito seca, escamosa e com uma comichão intensa no rosto e no corpo.
A Dermatite Atópica normalmente tem duas "fases". Durante a fase inativa (ou "intervalo") a pele é muito seca, irritada, escamosa e precisa de ser hidratada diariamente. As fases ativas (ou"crises agudas") são mais exigentes e precisam de ser tratadas com medicação tópica para acalmar a pele inflamada e aliviar a comichão.
A doença pode ser muito angustiante, não apenas para as crianças afetadas, mas também para os pais, pois pode ser difícil impedir as crianças de se coçarem. Especialmente as crianças e bebés em particular esfregam o corpo nas roupas da cama, tapetes ou outras superfícies para remover a comichão, o que pode levar à infeção da pele. Isso pode resultar em problemas com o sono, aumentando a tensão nos pais.
Em suma, um tratamento eficaz e bons cuidados da pele podem aliviar muito o desconforto.
Como sei se o meu filho está a passar por uma fase de crise aguda no corpo?
O seu filho pode estar a passar por uma fase de crise aguda se...
Tem uma comichão intensa a moderada.
Se a pele está inflamada e dorida.
Se a pele está a derramar um fluido e possivelmente a sangrar.
O seu filho pode não estar a passar por uma fase de crise aguda se...
A aplicação de um hidratante alivia os sintomas.
Está a lidar com os sintomas sem arranhar a pele.
Se a pele está intacta e apenas um pouco escamosa.
Atenção
Se está insegura sobre os sintomas do seu filho procure o aconselhamento de um dermatologista.
Saiba mais sobre a pele das crianças.
Causas E Fatores Desencadeadores
Potenciais causas e fatores desencadeadores da Dermatite Atópica na pele das crianças
Os dermatologistas têm identificado várias causas e fatores contributivos, tais como:
- Associações com febre dos fenos e a asma. Há evidências que mostram que a Dermatite Atópica está relacionada tanto com a febre dos fenos como com a asma. A chamada "atopic march" começa normalmente com a Dermatite Atópica na infância e, mais tarde, durante a adolescência e a idade adulta, desenvolvendo a febre dos fenos e asma.
- Ligações genéticas. Se um ou mais membros da família tem Dermatite Atópica, os seus filhos estarão em risco de ter estas três doenças atópicas.
- Ambiente. Crianças dos países desenvolvidos, que vivem em áreas urbanas, onde a intensidade de poluentes é maior e aquelas que vivem num clima frio, são mais propensas a desenvolver a Dermatite Atópica. Um estudo, demonstrou que as crianças jamaicanas que vivem em Londres são duas vezes mais propensas a desenvolver Dermatite Atópica, em comparação com as que vivem na Jamaica.
- Género. As mulheres são ligeiramente mais propensas a ter a doença do que os homens.
- Idade da mãe no momento do parto. Há evidências que mostram que os bebés nascidos nos estados mais avançados da idade fértil da mãe têm uma tendência superior de desenvolver Dermatite Atópica.
Os doentes são conhecidos por terem uma deficiência de fatores hidratantes naturais (como a ureia e os aminoácidos) e de perturbações do metabolismo dos lípidos epidérmicos. Isto explica porque é que a pele é mais seca e com a sua função barreira comprometida.
As crises agudas, muitas vezes desenvolvem-se num ciclo de pele atópica (ver ilustração). Este é um círculo de causa e efeito que se inicia quando a criança coça e perturba a barreira da pele já frágil. As camadas expostas tornam-se num terreno ideal para a bactéria StaphylococcusAureusse propagar e infetar a pele. A infeção provoca inflamação, o que provoca comichão e o Ciclo da Pele Atópica começa de novo.
Os tratamentos dermatológicos ajudam a quebrar o Ciclo da Pele Atópica.
Fatores Contributivos
Mais fatores contributivos
Os fatores variam de pessoa para pessoa, de modo que é útil manter um diário que registe os fatores externos e a sua influência na condição da pele da criança. Estes fatores podem incluir:
- Materiais que tocam na pele, tais como nylon (que pode causar transpiração) e lã (que é um agravante).
- Alimentos e bebidas. Os exemplos mais comuns incluem produtos lácteos, nozes e frutos do mar. É importante consultar o seu médico antes de retirar estes alimentos da dieta do seu filho, para garantir que não não lhe está a afetar a nutrição.
- As alergias a pelos de animais, ácaros e pólen.
- O stress psicológico.
- Detergentes de lavar roupa, em particular os biológicos.
- Fumo passivo do tabaco.
- A falta de sono e stress (efeitos colaterais da doença) podem piorar os sintomas.
Leia mais sobre os fatores que influenciam a pele.
Soluções
Lidar com o desconforto da Dermatite Atópica na pele das crianças
Embora ainda não exista uma cura conhecida para a Dermatite Atópica, todas as terapias médicas recomendam a aplicação coerente de um hidratante para aliviar a pele seca, a irritação e a comichão de forma a que se reduza o stress emocional da criança e dos pais.
Durante a fase de intervalo é fundamental manter uma rotina diária de cuidados da pele, com o uso de emolientes.
Emolientes
Os emolientes - também conhecidos como hidratantes - incluem loções, cremes, cremes para o rosto e óleos de banho e duche, trabalhando todos em conjunto para manter a pele hidratada, macia e protegida contra as substâncias irritantes. A pele hidratada não tem tanta comichão, sendo menos propensa à irritação à comichão.
Os principais ingredientes nas fórmulas de emolientes podem incluir:
- Omega-6: Óleo de Prímula e Óleo de Semente de Uva. Acalmam e nutrem a pele, repondo a barreira protetora natural da pele.
- Licochalcone A (extrato da raiz de alcaçuz). Um anti-inflamatório natural e antioxidante, que ajuda a reduzir a vermelhidão e alivia a inflamação.
Tratamentos dermatológicos
Quando as crises agudas ocorrem, é importante complementar os emolientes com tratamentos ativos de cuidados de prescrição médica, tais como, cremes medicamentosos. Estes cremes geralmente contêm corticosteróides.
Os corticosteróides são ingredientes eficazes de ação rápida que aliviam a comichão nas crises agudas quase que instantaneamente. No entanto, a sua aplicação tem de ser limitada de acordo com o conselho médico.
Eucerin AtopiControl Creme para Fases Agudas muito útil quando fora de casa. Pode ser usado em crianças com idade superior a três anos.
Mais conselhos para os pais com crianças com Dermatite Atópica no corpo
- Dê banho ao seu filho com água morna e não quente.
- Restringir o tempo do banho para 5 a 10 minutos.
- Não utilizar banhos de espuma.
- Com bebés com mais de três meses use Eucerin AtopiControl Cleansing Oil como um aditivo no banho.
- Seque suavemente a pele quase seca e de seguida aplique o emoliente.
- Aplique um emoliente, pelo menos, duas vezes por dia.
- Mantenha as unhas curtas e suaves para que a criança não coce nem perfure a pele.
- Coloque luvas de algodão na criança durante a noite para evitar arranhões durante o sono.
- Mantenha a temperatura ambiente fria e baixa humidade.
- Pode ser uma boa ideia para dar a uma criança uma boneca, pois pode reduzir a sua necessidade de arranhar a pele.
Os nossos valores
Desenvolvemos uma abordagem dermocosmética holística para proteger a sua pele, mantê-la saudável e radiante.
Trabalhamos com dermatologistas e farmacêuticos líderes em todo o mundo para criar produtos inovadores e eficazes, nos quais podem confiar e recomendar.
Dedicamo-nos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele, há mais de 100 anos. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade, que atuam para que cada dia viva melhor.