Compreender a pele – Como difere a pele feminina da masculina?

Ver mais

Os homens querem que a sua pele pareça saudável. Tal como as mulheres, lidam com factores como a sensibilidade, acne e envelhecimento, mas a pele difere de acordo com o género. A pele masculina - no rosto e corpo - tem uma composição diferente da pele feminina e é tratada de modo diferente. Assim, os homens beneficiam de uma abordagem especializada para ajudar a manter a pele saudável e no seu melhor estado.

Quais são as diferenças?

A hormona da testosterona determina as características masculinas da pele e dá-lhe uma estrutura diferente da pele feminina. Isto determina que a pele masculina (no rosto e no corpo) seja mais espessa, mais oleosa e envelhece de modo distinto.

Espessura

Em geral, a pele masculina é mais espessa, mais oleosa e envelhece de modo distinto.

  • A pele masculina é, em média, aproximadamente 20% mais espessa do que a pele feminina. Contém mais colagénio e tem uma aparência mais esticada e mais firme. 
  • O colagénio da pele masculina diminui a uma velocidade constante. A pele da mulher é afectada mais tarde, especialmente após a menopausa. Nessa altura, a pele feminina perde espessura mais intensamente e de modo mais pronunciado do que a pele masculina.

A espessura da pele feminina pode diminuir bastante após a menopausa.

Oleosidade

A pele masculina tem poros maiores, é mais oleosa e tem tendência para impurezas e acne.

  • Os homens têm mais glândulas sebáceas e, como tal, mais poros do que as mulheres. As glândulas e os poros são também maiores do que os das mulheres. 
  • A produção de sebo é o dobro em comparação com as mulheres, é mais oleosa e mais brilhante e tem tendência a ter impurezas e acne. Como resultado do seu pH é menor do que a pele das mulheres e é propenso a impurezas e acne.  
  • Os homens adultos têm menos tendência para ter pele seca do que as mulheres adultas.

Envelhecimento

Os sinais de envelhecimento aparecem mais tarde na pele masculina mas quando aparecem são profundos.

  • Os sinais de envelhecimento aparecem mais tarde na pele masculina mas as alterações ocorrem rapidamente uma vez iniciados. 
  • Os homens são mais afectados pela perda muscular e pele flácida, combinada com olhos inchados e olheiras que os fazem parecer cansados.   
  • Os homens também ficam com rugas, embora se preocupem menos com elas. As rugas masculinas ocorrem mais tarde que as rugas femininas mas quando aparecem são profundas.

O constante barbear torna a pele masculina mais stressada do que a pele feminina.

O barbear retira a camada superior das células, tornando a pele sensível a factores externos.
O barbear stressa a pele causando problemas em 40% dos homens.

  • Em média, os homens que se barbeiam fazem-no cerca de 16.000 vezes ao longo da vida.
  • A pele torna-se mais sensível e reage mais rapidamente.  
  • O barbear diário stressa a pele e pode causar irritação. Retira a camada superior das células da pele, expondo pele nova que é particularmente sensível às influências externas.
  • Cerca de 40% dos homens têm problemas relacionados com o barbear sendo que os mais jovens e de pele clara, têm uma tendência acentuada.   
  • Uma lâmina pouco afiada e/ou um barbear sem suficiente lubrificação  pode originar cortes, queimaduras e borbulhas.

Como cuidar da pele masculina.

Por ser diferente da pele feminina, a pele masculina beneficia com uma abordagem cuidada e com produtos que respeitam os seus atributos biológicos únicos.

Barbear-se com cuidado é importante. São recomendados produtos com ingredientes anti-bacterianos.
A pele masculina tira partido do uso de produtos de qualidade e de uma rotina de cuidados eficaz.

Um barbear cuidadoso é importante, particularmente para aqueles com

pele sensível ou problemas de pele, tais como acne e Dermatite Atópica.   
  • Proteja e lubrifique a pele com produtos para barbear. Estes devem ajudar a lâmina a deslizar suavemente para evitar cortes. Devem ser suaves e aliviar a pele sensível: produtos agressivos podem retirar os lípidos naturais da pele que já está sob pressão pela remoção das células das camadas superiores. Também recomendamos produtos de barbear que contenham propriedades anti-bacterianas para proteger a pele de irritações.  
  • Use uma lâmina limpa e afiada para um barbear apurado e para evitar queimaduras. 
  • Barbeie-se na direcção do pêlo, não contra o sentido do crescimento. 

Hidratantes e produtos anti-envelhecimento para homem devem ter uma textura ligeira. Produtos oleosos não são bem tolerados pela pele sensível devido ao barbear.

 

Artigos relacionados

Complete a rotina

Encontre o ponto de venda Eucerin mais próximo