Protecção da Pele

Compreender a pele Barreira de Protecção da pele

A pele, o maior órgão do corpo humano, é a nossa primeira e melhor defesa contra influências externas. Quando é saudável, as camadas da pele trabalham para nos proteger, mas quando a sua condição está comprometida, a sua capacidade de funcionar como barreira é prejudicada. Escolher produtos de cuidado superiores, bem como a utilização de produtos que contenham Dexpanthenol, irá ajudar a proteger a pele, a apoiar a sua defesa natural, ajudando-a a fazer o seu trabalho, protegendo-nos.

O papel da pele

A pele tem muitas funções e muitas são essenciais para o nosso bem-estar geral.

Ela desempenha um papel psicológico importante. Como a indicação mais visível de saúde, a condição da nossa pele afecta a forma como pensamos sobre nós mesmos e como os outros nos vêem.


Mas o papel mais importante da pele é o facto de ser a primeira linha de defesa do nosso corpo. Ela protege-nos e ajuda-nos a manter saudáveis devido:

  • A manutenção do equilíbrio de fluidos no corpo. Retem a hidratação e impede a perda de hidratação.
  • Regula a temperatura corporal: isola o nosso corpo, conserva o calor em condições de frio e transpira para diminuir a temperatura do corpo quando fica quente.
  • Sente pressão e dor: absorve o choque e alerta-nos para o perigo.
  • Protege todo o corpo de influências externas.

Gráfico das camadas da pele.
A pele desempenha um papel importante na protecção do nosso corpo.

A pele protege-nos contra o quê?

Os muitos factores externos que a pele nos protege inclui:

  • Alterações de temperatura e de humidade: a pele ajuda a regular a temperatura do corpo, a controlar a perda de hidratação e a manter o equilíbrio de fluidos.
  • Doença: a pele neutraliza agressores/ influências externas, tais como bactérias, vírus e poluição e impede-os de entrar no corpo.
  • UV: o excesso de exposição aos UV nocivos gera radicais livres - moléculas agressivas que causam danos às células.
  • Pressão, golpes e abrasões da pele: reconhece a dor e alerta para o perigo. A pele funciona como uma barreira e absorve os choques.
  • Substâncias químicas: a pele é a nossa primeira linha de defesa contra fórmulas agressivas que podem ocorrer tanto no local de trabalho como em casa, se utilizarmos produtos de limpeza abrasivos ou produtos de cuidado inadequados.

Leia mais em factores que influenciam a pele.

Ilustração das funcionalidades da pele.
A pele é a nossa primeira defesa contra agressores externos.

Porque é que a pele precisa de protecção?

A pele trabalha bastante para proteger o nosso corpo, mas as influências externas a que é submetida podem ter impacto sobre a sua condição e prejudicar a sua defesa natural. Tal pode afectar a nossa saúde em geral e tornarmos-nos mais susceptíveis a lesões e infecções.

A própria pele pode ficar seca, sensível e irritada quando a sua barreira de protecção fica comprometida. Tal afecta a sua aparência, o seu toque e pode ter impacto sobre a nossa auto-estima.

Uma cuidadosa rotina de cuidados, com o uso de produtos com Dexpanthenol, pode ajudar a proteger a pele, a apoiar a sua barreira protectora e a ajudá-la a fazer o seu trabalho para nos proteger. As escolhas certas no cuidado da pele também podem prevenir o seu envelhecimento prematuro.

Mulher a colocar creme no rosto.
Os produtos com Dexpanthenol ajudam a apoiar a barreira protectora da pele.

Que factores influenciam a pele?

Muitos dos factores externos que a pele nos protege têm, por sua vez, impacto sobre a própria pele. A exposição aos UV, as mudanças de clima e temperatura, o uso de produtos químicos no local de trabalho ou de limpeza abrasivos em casa pode sobrecarregar a capacidade de neutralização natural da pele, prejudicar a sua capacidade de reter hidratação e enfraquecer a sua eficácia como barreira protectora. Como resultado a pele pode secar, tornar-se sensível e propensa à exacerbação de doenças como a Dermatite Atópica.

Lavar com bastante frequência com água muito quente também pode secar a pele, danificar a sua função de barreira e desenvolver condições de pele.

Uma dieta desequilibrada, pouco ou nenhum exercício, stress, falta de sono, tabagismo, desidratação e certos medicamentos têm influência sobre a pele e impacto sobre a sua capacidade de funcionar como barreira de protecção.

A pele também é influenciada por um número de factores internos: a genética, o envelhecimento biológico, as hormonas e condições específicas, tais como a diabetes. Leia mais na Factores que influenciam a pele.

Jovem mulher com frio.
Mudanças de temperatura e UVs nocivos podem secar a pele.
Mulher a tomar um comprimido.
Os comprimidos podem influenciar a condição da pele.

Porque é que a pele nos protege?

A pele consiste em três camadas principais - a epiderme, a derme e a subcutânea - cada uma contribui para as capacidades de protecção da pele.

As camadas mais externas da pele (epiderme) formam uma barreira protectora contra influências ambientais. A camada externa da epiderme - o estrato córneo - é composta por células mortas incorporadas em lípidos epidérmicos e é coberta pelo filme hidrolipídico que inclui o manto ácido.

Uma camada córnea estável e filme hidrolipídico intacto, trabalham em conjunto para limitar a penetração de substâncias nocivas e excesso de perda de água.

Os Lipídios Epidérmicos
São responsáveis pela ligação da hidratação e a criação da permeabilidade da barreira da pele, ajudando a evitar que bactérias e vírus penetrem na sua superfície.

O Filme Hidrolipídico
Emulsão de água e lípidos (gorduras), que cobre a superfície da pele e actua como mais uma barreira contra toxinas.

O Manto Ácido

A parte de água do filme hidrolipídico. Dá à pele um pH levemente ácido - o ambiente perfeito para microorganismos amigáveis da pele (conhecido como flora da pele) prosperem e microorganismos nocivos possam ser destruídos. Leia mais sobre o pH da pele.

Quando a pele é repetidamente exposta a determinados estímulos externos, a camada córnea engrossa para defender o organismo (por exemplo, quando se formam calos nas mãos ou nos pés que estão expostos a fricção constante). Se um irritante ou agente infeccioso passa esta primeira linha de defesa, o sistema imunológico da pele reage para regenerar e reparar a pele. Leia mais sobre como a pele se repara na estrutura da pele e função.

As camadas inferiores da epiderme, também são responsáveis pela produção de vitamina D, que nos protege de raquitismo.

As outras duas camadas de pele - a derme e o tecido subcutâneo - também contribuem para a barreira protectora da pele. Leia mais sobre a estrutura da pele e função.

Mulher a aplicar creme no cotovelo.
A pele engrossa para proteger áreas que estão sujeitas a fricção constante.

Como proteger a pele?

Escolhas de um estilo de vida saudável e uma rotina de cuidados regulares, utilizando produtos adequados, irão ajudar a proteger a sua pele e a reforçar as suas propriedades de barreira naturais. Leia mais em rotina diária para o rosto e rotina de cuidados para o corpo.

 

Os produtos apropriados são formulados especificamente para o seu tipo de pele e condição e respeitam o valor de pH ideal da sua pele. Escolha produtos médicos adequados para a pele sensível.

Escolha produtos com Dexpanthenol - um ingrediente activo que ajuda a regenerar a barreira protectora natural da pele.

Algumas partes do corpo, por exemplo, as mãos e o rosto, estão mais expostas a factores externos do que outras partes. O cuidado da pele deve reflectir as diferentes necessidades da pele em diferentes partes do corpo.

A pele é um órgão vivo e passa por mudanças significativas durante a vida. Cada fase tem suas próprias demandas e o cuidado e protecção deverão reflectir estas necessidades. Leia mais em Entender a pele em diferentes idades.

Uma protecção inteligente ao sol é uma parte essencial de um cuidado de rotina matinal. Os UV novicos danificam a pele, enfraquecem a sua função de barreira, são uma das principais causas do envelhecimento prematuro e podem conduzir a condições mais severas, tais como, cancro. Saiba mais em efeitos da exposição solar e como proteger a pele do sol.

Mulher a tomar banho.
Proteja a pele com produtos que reforçem as propriedades da barreira natural da pele.
Mãe e filho a rir.
A pele modifica ao longo da vida e tem necessidades diferentes em cada uma.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!