Mulher embrulhada numa toalha.

Pele sensível Aprenda a lidar com a pele sensível

A pele pode tornar-se sensível devido a muitas razões e a qualquer momento da vida, desde a infância até a uma idade avançada. Ocorre quando a função protectora barreira da pele fica comprometida, tornando a pele mais susceptível a irritantes externos, tais como bactérias, substâncias químicas, alergénios ou outros. Os sintomas podem surgir no rosto, corpo e couro cabeludo e incluem vermelhidão, escamação e inchaço. Podem causar comichão e um intenso desconforto, perturbando o quotidiano. Enquanto algumas pessoas estão mais predispostas a ter estes "surtos", outras são surpreendidas por estes "estados de espírito da pele" repentinos. A pele sensível reage de forma imprevisível e pode aparecer em qualquer parte do corpo.

Compreender a importância das defesas naturais da pele e os factores que a enfraquece, pode ajudar a descodificar esta "conversa da pele". A imprevisibilidade da pele sensível significa que, em muitos casos, as soluções são sobre a prevenção em vez da cura. Por isso, o objectivo é controlar e minimizar as suas causas e estímulos.

SINAIS E SINTOMAS

O que é a pele sensível e como a reconhecer

A pele tem uma barreira de protecção natural que impede a entrada de bactérias e substâncias nocivas, ao mesmo tempo que, limita a perda de água e previne a desidratação. Esse processo mantém a pele saudável e hidratada, mantendo a sua elasticidade e firmeza.

No entanto, factores externos como o clima e internos como o stress, podem interferir neste processo, enfraquecendo as defesas naturais da pele, tornando-a áspera e seca. Os estímulos externos podem agravar a situação, inflamando a pele.

Para reconhecer a pele sensível, procure por:

  • Sinais visíveis, como eritema (vermelhidão ou prurido), descamação, inchaço ou rugosidade.
  • Sinais sensoriais como comichão, sensação de aperto, queimação ou ardência.

Podem ocorrer no rosto, lábios, mãos, corpo e couro cabeludo. E pode ser desencadeada por mudanças físicas, sejam temporárias, como gravidez, ou permanentes, como o envelhecimento. A pele sensível partilha de algumas semelhanças com a pele seca, mas nem sempre está relacionada com essa condição e os sintomas, não são atenuados por produtos de cuidado para a pele seca.
Gráfico sobre a pele e as suas camadas
A camada córnea (estrato córneo) é a camada superior da epiderme e protege o organismo contra substâncias externas.
Mulher com os olhos fechados e com sardas
A pele saudável tem uma barreira de proteção que mantém a hidratação e protege as camadas subjacentes de irritantes.

Se não tem a certeza sobre que condição de pele tem, o nosso teste de pele pode ajudar, ou peça aconselhamento ao seu farmacêutico. Para um diagnóstico formal, consulte o seu médico ou dermatologista.

CAUSAS E FACTORES

Causas da pele sensível - como enfraquecem as defesas naturais da pele

Como a pele se protege

A camada mais externa da epiderme é a camada córnea (estrato córneo), que forma a barreira da pele contra o mundo exterior, impedindo a invasão de microorganismos e substâncias, como produtos químicos e alérgenos. Também minimiza a perda de água transepidérmica (TEWL), protegendo o organismo da desidratação.

Gráfico da camada exterior da pele
A camada córnea estável e o filme hidrolipídico intacto trabalham em conjunto para limitar a penetração de substâncias nocivas e a perda excessiva de água.

A camada córnea assemelha-se a uma parede, construída por "tijolos" ou células da pele, que proporcionam estabilidade e "cimento" ou lípidos epidérmicos, que criam a permeabilidade e ao mesmo tempo uma coesão sólida. Na sua superfície encontra-se um manto ácido protector, o filme hidrolipídico. Esta emulsão de água (hidro) e gordura (lipo) tem um pH ligeiramente ácido de 5, que:

  • mantém a flora da pele saudável e o processo de descamação da pele, parte essencial da sua renovação
  • neutraliza substâncias alcalinas, como sabonetes e surfactantes convencionais.

As enzimas da pele activam as suas próprias defesas naturais e são responsáveis ​​por manter as funções de barreira vitais que regulam o equilíbrio da hidratação e estimulam a renovação da pele. Se a actividade da enzima é reduzida ou inibida, as defesas da pele enfraquecem, levando não só ao aumento da perda de água transepidérmica, como também à penetração de substâncias irritantes.

Os irritantes como os sabonetes podem agravar ainda mais a condição da pele, através do seu efeito alcalinizante, tornando-se susceptíveis não só à inflamação, mas também à infecção de bactérias, vírus e fungos.

Causas internas da pele sensível

  • A pele do bebé é mais fina e a sua função de barreira é mais limitada do que a dos adultos, tornando a pele muito mais sensível às influências físicas e microbianas químicas. Leia mais sobre a pele em diferentes idades.
  • Por outro lado, enquanto a pele envelhece, as substâncias que são essenciais para a estrutura e o funcionamento do filme hidrolipídico e o manto ácido protector tornam-se escassas, levando a um desequilíbrio do pH e aumento da perda de água. O número de Aquaporinas na pele também se esgota com a idade. As Aquaporinas são canais de distribuição de humidade próprios da pele, que fornecem a água e o Glicerol que ela precisa para funcionar como barreira protectora. Quando as Aquaporinas são escassas, a função de barreira da pele pode ser comprometida e a perda de água aumenta. Esta situação pode tornar o envelhecimento da pele mais propenso à sensibilidade.
  • Desequilíbrio hormonal, provocado pelo stress ou por outras situações específicas da vida, tais como a gravidez, o ciclo menstrual, a puberdade ou a menopausa. Pode ainda, reduzir a eficácia da função de barreira da pele.
  • Algumas pessoas estão mais propensas a problemas de pele irritada e sensível. Estas são as pessoas com pele seca ou danificada dermatite atópica, acne e condições de hipersensibilidade da pele como a Rosácea, podendo reagir a substâncias irritantes, tais como perfumes e corantes.
  • Intolerâncias e alergias aos alimentos não diagnosticadas ou não tratadas, tais como o glúten, lacticínios, ovos e aditivos podem resultar em inflamações da pele e erupções cutâneas.
  • A desidratação a partir do excesso de suor ou da falta de água, também pode secar a pele e colocá-la sob stress.

Bebé embrulhado numa toalha
Porque a pele do bebé é mais fina é mais sensível que a pele dos adultos.
Mulher de meia idade stressada e com uma mão na testa.
O stress pode causar um desequilíbrio hormonal, que pode reduzir a eficácia da função de barreira da pele.

Causas externas da pele sensível

  • As mudanças sazonais, climáticas e as mudanças de temperatura podem aumentar a sensibilidade da pele. No tempo frio, as glândulas da pele reduzem a secreção de substâncias necessárias para a manutenção do manto ácido protector, tornando a pele seca. O aquecimento central e o ar condicionado também têm esse efeito. No clima quente, as glândulas da pele produzem mais suor, que evapora, deixando a sensação de pele seca.
  • O uso de sabões e detergentes com surfactantes convencionais podem causar danos significativos na superfície da pele, removendo os lípidios de protecção da pele e causando um desequilíbrio nos níveis de pH natural da pele.
  • Alguns tratamentos médicos, como a radioterapia e certos medicamentos podem resultar temporariamente na pele sensível. Deve desaparecer quando o tratamento terminar.

Leia mais sobre os factores que influenciam a pele.

Dois dedos a segurar um tablet
Alguns medicamentos podem tornar a pele mais sensível, embora seja uma condição temporária.
Mulher a aplicar creme no rosto
Alguns sabonetes e produtos de cuidado da pele danificam a superfície da pele e desequilibram os níveis de pH.
FACTORES

Como é que as acções e os eventos podem piorar a condição

Um aumento na atenção da higiene pessoal fez com que as pessoas sejam mais propensas a tomar banho ou duche com frequência, com água muito quente e a esfregarem-se para secar. Isto pode resultar numa perda de factores hidratantes naturais e lípidos na superfície. Produtos de limpeza com surfactantes convencionais vão limpar a pele, mas também vão secá-la.

Mão a abrir tampa da água.
A limpeza excessiva pode aumentar a secura da pele e torná-la mais sensível.
SOLUÇÕES

O que pode fazer sobre a pele sensível?

Mudar os hábitos diários

Pequenas mudanças dos hábitos no banho podem ajudar a restaurar a barreira protectora da pele, como por exemplo, reduzir a temperatura da água, não ficar muito tempo no chuveiro ou banheira (especialmente numa zona com água dura), usar tensoativos leves e óleos de banho e não esfregar a pele seca.

Pesquisas recentes sobre nutrição mostram que um aumento de alimentos ricos em antioxidantes, vitamina C e gorduras baixas em hidratos de carbono e saturadas, podem ajudar a pele stressada a recuperar e a voltar a uma condição saudável. Também pode fazer sentido verificar alergias ou intolerâncias alimentares. Visite um nutricionista ou o seu médico se acha que isso pode ser o caso. É também importante beber bastante água especialmente os idosos.
A gestão do stress também pode desempenhar um papel na redução da sensibilidade da pele. Métodos comprovados incluem fazer exercício físico regularmente e praticar técnicas de relaxamento.
Pode ser tentador apenas responder à pele sensível quando ela inflama. No entanto, se colocar uma rotina de hidratação regular em prática - e mantê-la - estes incidentes podem reduzir e até desaparecer. A rotina pode variar da pele do rosto sensível e da pele do corpo.

  • Escolher um produto de limpeza diário
    Alguns produtos de limpeza são tão eficazes que limpam não só a sujidade da nossa pele, como também o filme hidrolipídico que a protege. Para a pele sensível e seca, é importante escolher um produto de limpeza do corpo que fortaleça a função de barreira e proteja contra a perda de hidratação. Eucerin pH5 Óleo Duche Skin Protection é um produto de limpeza extremamente suave, adequado para tomar banho frequentemente e o Eucerin pH5 Gel de Lavagem Skin Protection respeita a acidez da pele. Eucerin pH5 Óleo Duche Skin Protection deixa uma película protectora na pele para evitar que seque. A pele sensível do rosto precisa de um produto de limpeza suave que não irrite a pele, tal como a gama Eucerin DermatoCLEAN.
  • Escolher um produto de cuidado diário
    Ao escolher um produto de cuidado para a pele sensível, não é suficiente garantir que não tem substâncias irritantes. O produto deve funcionar activamente abaixo da superfície da pele, estimulando os próprios processos regenerativos da pele e as suas defesas naturais. Para fazer isso, o produto deve incluir ingredientes activos, tais como, o Dexpanthenol e a glicerina, sendo que ambos derivam da natureza e trabalham com a pele para melhorar os níveis de hidratação.
    Idealmente também irá restaurar o equilíbrio do pH natural da pele, através da inclusão de um ingrediente como o pH 5 tampão citrato.

Mulher embrulhada na toalha.
Seque suavemente a pele seca após o banho para evitar mais danos à barreira da pele.
Mulher a aplicar creme no rosto.
Procure por ingredientes activos tais como dexpantenol e a glicerina, que funcionam abaixo da superfície da pele.

Em testes científicos comprovou-se que estes três ingredientes activam e protegem as enzimas da pele, ajudando a restabelecer a sua função barreira natural, levando a uma melhor hidratação e resistência a substâncias irritantes. Estão combinados na gama Eucerin Sensitive Skin, que inclui loções, cremes e óleos para o rosto, mãos e pele do corpo e do couro cabeludo.

  • Cuidar das suas mãos, rosto e lábios
    As mãos e o rosto estão mais expostos a elementos e à lavagem frequente. Isso pode torná-los particularmente vulneráveis ​​à secura e até a fissuras. Os produtos de cuidado podem ser usados tão frequentemente quanto necessário para proteger e amaciar a pele stressada. A gama Eucerin Sensitive Skin oferece opções de limpeza extremamente suaves, que mantêm a função de barreira natural da pele.
    Da mesma forma que os lábios sensíveis podem ser protegidos contra os UV e mudanças de temperatura com Eucerin Lip Active, que contém não só vitamina E e C, como também FPS 6. Estas vitaminas são complementadas por ingredientes activos, como o Bisabolol e o Dexpanthenol, que acalmam e regenera a pele seca dos lábios com fissuras.

Mulher a aplicar creme nas mãos.
As mãos são vulneráveis à secura e são muito expostas e lavadas com frequência.

Da gravidez ao nascimento do bebé

As alterações hormonais durante a gravidez podem repentinamente tornar a pele sensível. Óleos naturais suaves podem ajudar a reduzir a comichão e o aparecimento de estrias. Os produtos de cuidado que contêm vitamina E e óleos vegetais de alta qualidade ricos em ácido linoléico, fortalecem a função de barreira natural da pele e melhoram a sua elasticidade como o Eucerin Óleo Duche.

Quando o bebé chega, pode notar que a sua pele é facilmente irritavél e até inflamada. Produtos de limpeza extremamente suaves, sem alcalinos, impedem que a pele do bebé seque. Enquanto que o Eucerin ph5 Protecção da Pele Gel de Lavagem é adequado para toda a família, tendo sido demonstrado em testes ser bem tolerado. Leia mais sobre a pele em diferentes idades.

Dica de pele: aliviar a pele tensa e irritada

Em alguns casos, a pele sensível pode tornar-se desconfortável e dolorosa, sentindo-se seca, tensa e com comichão. Quando isso acontece, um banho com óleos pode proporcionar um alívio imediato e começar a hidratar intensamente a pele stressada, fazendo-a sentir mais suave e calma. 

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!