Rosto feminino

Envelhecimento da pele Prevenção

A pele começa a envelhecer por volta dos 25 anos. As razões para o envelhecimento da pele em geral podem ser divididas em duas: internas e externas. Os factores internos são intrínsecos, devido ao envelhecimento cronológico e genético e não podem ser alterados. No entanto, os factores externos podem ser controlados dentro de uma abordagem holística para a prevenção.

Estrutura do envelhecimento da pele

Como é que a estrutura da pele envelhece

O envelhecimento ocorre devido a uma combinação de factores intrínsecos, internos e factores externos, como o estilo de vida. O envelhecimento da pele em geral acontece em cada parte da estrutura da pele.

A pele é composta por três camadas diferentes: epidérmica, dérmica e subdérmica. O envelhecimento pode ocorrer em cada uma das camadas e cada uma delas mostra diferentes sinais visíveis de envelhecimento.

Camadas Epidérmicas

  • Mudanças: renovação celular mais lenta, produção de lipídos reduzida.
  • Sinais externos: textura mais áspera, mais seca com rídulas e rugas. Mais sensível à luz UV, processo de cura menos eficiente e mais propensa à infecção.

Camadas Dérmicas
  • Alterações: 1% de redução anual de colágeno e o declínio nos níveis de elastina. Redução do fluxo sanguíneo.
  • Sinais externos: uma pele menos elástica é mais provável a ser danificada e é mais propensa a rugas. Perda de densidade. Diminuição do brilho rosado associada a pele jovem.

Camadas Subdérmicas
  • Alterações: diminuição no tamanho e no número de células lipídicas.
  • Sinais externos: perda de volume, rugas mais profundas e maças do rosto salientes. Cicatrização de feridas prejudicada.
Representação gráfica da pele e das suas camadas.
O envelhecimento da pele afecta cada camada (1. Camadas Epidérmicas, 2. Camadas Dérmicas, 3. Camadas Subdérmicas) da pele de uma maneira diferente.
SOLUÇÕES

Como prevenir o envelhecimento prematuro da pele?

O envelhecimento é um processo natural que não pode ser evitado. Mas os sinais visíveis do envelhecimento da pele em geral podem ser diminuídos. É útil rever as escolhas do estilo de vida que afectam a pele. Esses factores externos desencadeiam a liberação de radicais livres no corpo, um processo conhecido como stress oxidativo. Os radicais livres causam danos em todas as partes das células da pele e aceleram os sinais visíveis do envelhecimento: as rugas, a perda de densidade e o brilho e a perda de volume.

Evitar a exposição excessiva ao sol

A exposição prolongada diária ao sol desencadeia um processo chamado fotoenvelhecimento, causado ​​pelo stress oxidativo. Os efeitos do sol sobre o envelhecimento da pele em geral não deve ser subestimado.

80% do envelhecimento prematuro da pele é resultado dos efeitos nocivos dos UV.

Embora a pele tenha a capacidade de se proteger do sol através do bronzeado e da espessura da epiderme, há um limite. Este limite varia de pessoa para pessoa e uma vez excedido resulta em danos permanentes para a pele e na aceleração dos sinais de envelhecimento.

A qualquer momento estejamos expostos ao sol, mesmo no inverno, a pele é exposta à radiação UV. Leia mais sobre os efeitos dos UVA e UVB na pele aqui. Isso pode levar ao bronzeado, queimadura solar, pigmentação irregular, envelhecimento da pele e, em casos piores, cancro de pele. É necessária uma abordagem comprometida com a protecção do sol para reduzir os efeitos nocivos do sol. Integrar os produtos com FPS adequados na rotina de cuidado diário da pele vai ajudar. Um protector solar apropriado deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele, tipo de pigmentação e a intensidade do sol no local actual. Leia mais sobre protecção solar no rosto.

Mulher de vestido branco.
A exposição diária e prolongada ao sol é um dos factores desencadeadores do fotoenvelhecimento.
Mulher a aplicar protector solar no antebraço.
É essencial o uso regular de protector solar.

Parar de fumar

Os produtos químicos e a nicotina nos cigarros provoca stress oxidativo de uma forma semelhante à poluição. Deixar de fumar é uma parte fundamental de uma abordagem holística para abrandar o envelhecimento da pele em geral.

Rotina de cuidados apropriada

Como o envelhecimento da pele em geral começa a partir dos 25 anos, as medidas preventivas devem ser tomadas o mais rápido possível para adiar o processo e prevenir danos futuros. Cuidar da pele com uma boa rotina de cuidados irá ajudar a adiar os sinais de envelhecimento da pele em geral. Os produtos utilizados devem ser determinados pela preocupação primária do envelhecimento, caso sejam as rugas, a perda de volume ou a perda de densidade e brilho.

  • O primeiro passo, é a limpeza com um produto que remove maquilhagem e sujidade, sem causar stress para a pele. Deve ser leve e não desidratar a pele.
  • Tonificar a pele com um tónico adequado limpa e prepara a pele para a próxima etapa.
  • Cuidar da pele dando-lhe a hidratação e a nutrição que precisa. Também irá ajudar a combater os efeitos do envelhecimento que muitas vezes incluem a secura induzida pela idade.
  • Se a exposição ao sol é esperada durante todo o dia, uma protecção solar eficaz no rosto deve ser aplicado antes do produto de cuidados, independentemente da preocupação primária de envelhecimento.
Mulher a lavar o rosto
Um bom produto de limpeza do rosto deve ser suave e não secar a pele.
Mulher a aplicar cuidado nas maçãs do rosto.
Uma boa rotina de cuidados de pele fornece ingredientes activos para retardar o processo de envelhecimento.

Comida saudável

A pele saudável também precisa de hidratação de dentro.

Beber suporta a hidratação da pele.

Assim como o stress oxidativo tem um efeito prejudicial sobre a pele, comer certos alimentos pode ajudar a limitar este processo. Uma dieta abundante em frutas e legumes frescos é rica em antioxidantes e micronutrientes. Os Antioxidantes são moléculas com a capacidade de neutralizar os radicais livres. Mudar a dieta para incluir mais destes alimentos chave pode ajudar a retardar não só o envelhecimento, provocado pelo stress oxidativo externo, como também as causas intrínsecas, internas do envelhecimento da pele em geral.

Mulher a comer uma maçã
Fruta e vegetais ricos em antioxidantes, tais como, Vitamina C, Vitamina A e Vitamina E.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!