Mulher de meia idade a tocar na maça do rosto direita com a mão

Pele seca Como lidar com a pele seca do rosto

A pele do rosto é uma das partes do corpo mais importantes. No entanto, quando a pele do rosto fica seca, pode sentir-se áspera e repuxada e ainda avermelhada, escamosa e com comichão. Existem várias causas para a pele seca no rosto e compreender ajudará a descobrir soluções relevantes.

SINAIS E SINTOMAS

A pele do rosto seca está relacionado com todos os tipos de pele

A pele seca do rosto é uma condição comum, embora algumas pessoas sejam mais propensas do que outras. Os principais tipos de pele do rosto são normal, seca, oleosa ou mista. Conforme as pessoas envelhecem também têm que considerar como é que o envelhecimento afecta a pele.

  • Pele do rosto normal refere-se à pele que não tem tendência para ser seca nem oleosa. Muitos factores podem tornar a pele do rosto normal em seca (ver secção "Causas da pele do rosto seca" abaixo).
  • Pele do rosto seca é a pele do rosto que tem tendência a ser seca e normalmente sente-se repuxada e áspera em algumas áreas.
  • Pele do rosto oleosa é menos provável que se torne seca, excepto se existir uma lavagem excessiva ou seguir uma rotina de cuidados da pele pobre.
  • Pele do rosto mista tende a desenvolver secura em determinadas áreas do rosto, especialmente nas maçãs do rosto, enquanto que a zona T é oleosa.

Testa de uma mulher a escamar.
A pele do rosto seca tornar-se áspera e por vezes escamosa.

Sinais e Sintomas da pele seca a muito seca.

Pele seca
Quando a pele do rosto começa primeiro por perder hidratação, a secura só pode ser percebida como:

  • Um repuxamento
  • Áspera

Pele muito seca
Se esta secura inicial não for tratada, pode avançar tornando-se:
  • Muito repuxada
  • Escamosa
  • Com fissuras
  • Comichão

Nesta fase é possível que as linhas finas induzidas pela secura desenvolvam, o que contribui para o envelhecimento prematuro da pele e formação de rugas.

Close-up pele seca.
A pele seca é incapaz de regular a hidratação.
Close-up pele muito seca.
Os factores internos e externos podem comprometer a capacidade de hidratação conduzindo a uma pele muito seca.

Pele do rosto sensível e seca
Quando o rosto se torna seco, torna-se muitas vezes sensível; no entanto, a pele sensível do rosto nem sempre está relacionada com a secura. É sempre importante evitar produtos de cuidados da pele que contêm ingredientes irritantes, como perfumes e corantes. Verifique sempre se o produto é dermatologicamente testado em pele sensível.

Pele do rosto seca e doenças

  • O termo médico para a pele seca é Xerose. Vem do grego " Xero", que significa "seco" e "Osis" que significa "doença".
  • Condições inflamatórias da pele, como Dermatite Atópica e Psoríase também estão ligadas à pele seca no rosto.
  • Condições metabólicas, como a diabetes mellitus e doenças renais, também podem aumentar o risco da pele seca.
  • Alguns medicamentos para a acne, tópicos ou orais, podem causar a pele oleosa e a ser propensa à secura.

Existem mais informações sobre a pele seca, incluindo dicas para a sua prevenção da pele seca, bem como informações sobre outras condições de pele como a Dermatite Atópica, Psoríase e diabetes, no nosso site. Mas se está preocupado ou inseguro sobre os seus sintomas ou se estão a piorar, recomendamos que consulte o seu médico ou dermatologista para um diagnóstico.

Se precisar de mais informações para ajudar a identificar a causa da sua queixa de pele e qual o tratamento a seguir, o teste de pele pode ser uma ferramenta de diagnóstico útil.

CAUSAS E FACTORES CONTRIBUTIVOS

Entender as causas da pele do rosto seca

Existem muitos factores internos e externos para secar a pele do rosto, os quais contribuem para o mesmo processo de desidratação da pele. A gravidade da pele seca dependerá do número e da intensidade destes factores.

Causas externas

Todas as causas externas de pele do rosto seca deterioram a barreira natural da superfície da pele. Uma vez que esta barreira lipídica é comprometida, a hidratação pode evaporar e as substâncias vitais de ligação de hidratação são facilmente lavadas. À medida que esses factores hidratantes naturais estão em falta, a pele não consegue reter a quantidade de água e torna-se seca até que sejam repostos e a barreira lipídica da superfície reparada.
Se a pele seca não for tratada com hidratantes que contenham factores de hidratação, a secura pode progredir mais profundamente na pele do rosto e interromper redes de hidratação nas camadas mais profundas da pele.
O fluxo ascendente natural da hidratação para as camadas superiores é reduzida, resultando numa pele muito seca.

Ilustração dos factores naturais de hidratação da pele a evaporar através da pele.
Quando a função natural barreira da pele é comprometida através de factores externos, a hidratação pode evaporar mais facilmente.
Ilustração de um número limitado de Aquaporins.
Redução do nível de hidratação da pele devido a um número limitado de Aquaporins.

Causas externas

As principais causas externas são factores ambientais e cuidados de rosto inadequados. O rosto é geralmente exposto a estas causas externas de pele seca com muito mais frequência do que o restante corpo:

Ambiente

  • Condições climáticas adversas - de ar quente, frio e seco.
  • Mudanças sazonais - os sintomas da pele seca são mais frequentes nos meses de inverno e verão.
  • A luz ultravioleta (UV) pode aumentar a taxa de envelhecimento da pele e a pele torna-se mais seca à medida que envelhece. Leia mais sobre a secura induzida pela idade.

Cuidados com a pele
  • A lavagem frequente e banhos ou chuveiros quentes e longos, removem os lipídos que compõem a barreira da pele.
  • Cuidados impróprios na rotina - é importante seguir uma rotina e usar produtos adequados para a pele seca. É especialmente importante não usar sabonetes fortes que retiram os lipídios naturais da pele.
Mulher com roupas de inverno.
O frio como factor ambiental pode influenciar mudanças fisiológicas.
Mulher a lavar o rosto.
Alguns sabonetes podem retirar os lipídos naturais da pele - recomenda-se o uso de produtos adequados para a pele seca.

Medicação
Alguns medicamentos têm o efeito colateral de alterar o equilíbrio de água dentro da pele. Os medicamentos que controlam a pressão arterial, conhecidos como diuréticos, são conhecidos por ter esse efeito colateral. Verifique sempre com seu médico ou farmacêutico se estiver preocupado se a medicação pode contribuir para a pele seca.

Factores internos

Influências genéticas
Cada pessoa tem um conjunto único de genes, que determinam as características da pele, os níveis de pigmentação, a hidratação e lipídos. Isto significa que, em condições idênticas, diferentes pessoas têm diferentes níveis de hidratação e lipídos na pele. As pessoas com a pele clara são mais susceptíveis de desenvolver pele seca do que as pessoas com a pele mais escura. Além disso, doenças como a Dermatite Atópica, a Psoríase, a diabetes e a ictiose muitas vezes têm uma ligação genética.

Influências hormonais
Quando o nível das hormonas muda, por exemplo, durante a adolescência e na menopausa, o equilíbrio de hidratação da pele pode ser afectado. Durante a menopausa a quantidade de estrogénio é reduzido, o que pode resultar em pele seca. A pele seca também pode ocorrer durante a gravidez.

Idade
A capacidade da pele para produzir suor e lipídos diminui à medida que as pessoas envelhecem, devido a uma redução da função das glândulas sebáceas e sudoríparas na pele. O aumento da idade deixa a pele mais propensa à secura e mais propensa a formação de rídulas e rugas, induzida pela secura. Leia mais sobre a secura induzida pela idade.

Envelhecimento prematuro da pele
O envelhecimento da pele ocorre naturalmente com a idade. No entanto, a exposição desprotegida à luz ultravioleta (UV), pode aumentar a taxa de envelhecimento da pele, levando a rídulas e rugas prematuras.

Mulher grávida com as mãos na barriga.
As mudanças hormonais devido à gravidez podem conduzir à secura da pele.
Rosto de uma mulher idosa.
Com o envelhecimento da pele, a sua estrutura fica comprometida e as rugas mais profundas tornam-se mais visíveis.

Dieta
A pele exige uma série de nutrientes, ácidos gordos e vitaminas para funcionar correctamente. A falta de qualquer um destes nutrientes pode contribuir para a pele seca.

FACTORES CONTRIBUTIVOS

Factores que contribuem para a pele do rosto seca

Adicionamente às principais causas de pele do rosto seca, outros factores também afectam a gravidade da secura da pele do rosto. Um conhecimento destes factores vai ajudar a evitá-los e, desta forma, a reduzir o seu impacto.

A falta de um tratamento eficaz
Se a pele do rosto seca não for tratada adequadamente ou se os hidratantes usados são ineficazes​​, provavelmente a condição da pele seca torna-se pior, em vez de melhorar ligeiramente. Isto acontece, porque o progresso da secura afecta as redes de hidratação nas camadas mais profundas da pele, as quais abastecem de hidratação para as camadas superiores da pele.

A exposição ao sol
A excessiva exposição solar também pode contribuir para a pele seca. Um protector solar para a pele seca deve conter activos hidratantes, além de um factor de protecção solar adequado (FPS), para a reidratação a pele. É também importante que o protector solar e quaisquer outros produtos de cuidados da pele usados ​​sobre a pele seca, não contenham perfumes e corantes irritantes, especialmente quando usados na pele seca do rosto, que é mais propensa à irritação do que a pele normal.

Os riscos ocupacionais
Certas situações exigem estar em condições que podem causar a pele do rosto seca. Por exemplo, praticar desporto ao ar livre, jardinagem e férias em locais frios, vão aumentar o risco de desenvolver pele do rosto seca.

Desidratação
A quantidade de hidratação na pele está relacionada com a quantidade de água que o corpo pode fornecer. Por conseguinte , quando o corpo está desidratado, é incapaz de fornecer as quantidades adequadas de água à pele.

As pessoas que são propensas à desidratação são pessoas idosas, pois têm uma menor sensação de sede (esta diminui com a idade), e as pessoas que fazem trabalhos manuais ou muito exercício físico.

Fumar
O tabaco contem toxinas, incluindo a nicotina, que pode diminuir o fluxo de sangue. Isto resulta numa diminuição da taxa metabólica dentro da pele. Isto significa que a pele resseca mais facilmente e envelhece prematuramente.

Rosto feminino jovem.
Especialmente a pele seca é sensível e não deve ser exposta aos UV nocivos - o sol resseca ainda mais a pele.
Mulher a proteger o rosto do sol com uma mão.
A partir do meio-dia o sol é, acima de tudo, agressivo e deve ser evitado em qualquer caso - em particular se tem pele seca.
SOLUÇÕES

Quais são as soluções para a pele do rosto seca?

Evitar os factores contributivos

Para além de ter uma boa rotina de limpeza e hidratação, evitar os factores que contribuem para a pele seca é importante. Isso ajudará a reduzir o impacto da pele seca e a necessidade de tratamento:

  • Evite o ar seco passando menos tempo ao ar livre quando o tempo está quente e frio e use um desumidificador dentro de casa quando o aquecimento está ligado.
  • Reduza o tempo de exposição à agua quente tomando banhos rápidos em vez de banhos demorados.
  • Use produtos de cuidados sem perfumes, corantes e parabenos para evitar a irritação.

A pele do rosto seca e muito seca precisa de uma rotina de cuidados da pele abrangente, incluindo o uso de produtos de limpeza suaves, hidratantes e protectores solares. A limpeza de pele à base de água com factores hidratantes adicionados são adequados para a pele do rosto seca a muito seca, enquanto produtos de limpeza à base de óleo são ideais para o cuidado da pele muito seca e extremamente seca, incluindo a Dermatite Atópica.

Limpar a pele do rosto seca ou muito seca.

A limpeza de pele suave, mas eficaz é uma condição essencial para o cuidado da pele normal ou seca, bem como para a pele propensa ao acne e a Dermatite Atópica. A importância de uma limpeza diária bem alinhada e de uma rotina de hidratação para os cuidados de rosto não pode ser mais enfatizada - a pele do rosto bem limpa e com uma barreira de superfície funcional absorve e retém a hidratação de forma eficaz.

O extra suave Eucerin DermatoCLEAN Loção de Limpeza com activos hidratantes limpa eficazmente, impede a pele de secar e em sinergia com cremes hidratantes do rosto aumenta a sua eficácia melhorando a condição de pele. É adequado para a pele do rosto seca e sensível. Eucerin DermatoCLEAN Tónico de Limpeza tonifica instantaneamente, hidrata a pele e é adequado para todos os tipos de pele do rosto.

Mulher a limpar o rosto com um disco de algodão.
Estabeleça uma boa rotina de cuidados de pele para melhorar a aparência e o toque da pele.
Mulher a limpar a pele do rosto com um pincel.
Os produtos de limpeza à base de água e de óleo podem ser usados para a pele seca e muito seca.

Hidratação da pele do rosto

A chave para hidratar a pele seca ou muito seca do rosto é reabastecer os factores hidratantes naturais em falta, que atraem hidratação e retêm a água no estrato córneo ou camada superior da pele. Isso impede que a pele seque e reduz a aspereza e alivia a tensão. Os cremes Eucerin para pele seca contêm factores hidratantes naturais, a Ureia e o Lactato, que regulam o conteúdo de hidratação por ligação de água nas camadas superiores da pele.

Ambos, Ureia e Lactato, são bem tolerados, não-tóxicos e compostos de pele não alergénios naturais.

Mulher a colocar creme no rosto
Os produtos de cuidado de pele adequados dão à pele seca a hidratação e a nutrição que precisa.

Cuidar do envelhecimento da pele seca

Os cuidados a ter com o envelhecimento da pele requerem o cuidado das causas mais comuns de envelhecimento da pele. Com o envelhecimento da pele, a pele seca e os danos UV contribuem para o desenvolvimento de rídulas e rugas, perda de volume e densidade e brilho. Isso faz com que seguir uma rotina eficaz de cuidados da pele, especialmente hidratação e protecção contra os UVA e UVB ainda mais importante. Além disso, o envelhecimento da pele, muitas vezes requer uma hidratação profunda para reduzir o aparecimento e prevenir o desenvolvimento de novas rugas. Leia mais sobre a secura induzida pela idade.

O Hyaluron, também conhecido como Ácido Hialurónico, é um componente essencial do tecido conjuntivo.
Possui uma alta capacidade de ligação de água e melhora a regeneração da pele e a difusão de nutrientes. Com o envelhecimento da pele do rosto, a quantidade de Hyaluron diminui na epiderme e, particularmente, nas camadas dérmicas inferiores. O Ácido Hialurónico, aplicado topicamente, pode abrandar e reverter a formação de rugas. Além disso, pode ser ainda mais optimizado numa rotina de cuidados adequada de hidratação da pele.


Mulher a aplicar creme na maça do rosto
Eucerin atende às necessidades da pele sec e muito seca.
Mulher a aplicar creme debaixo dos olhos
Os cremes que contêm Ácido Hialurónico podem abrandar a formação de rugas.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!