Depois dos 25 anos o metabolismo da pele diminui. Pela terceira década de vida, a pele começa a mudar. Este envelhecimento da pele cronológico é inevitável. É principalmente causado por alterações fisiológicas da funcionalidade da pele. Neste caso, a pele torna-se gradualmente mais seca e menos elástica ao longo do tempo.
A função de barreira da pele é enfraquecida, contribuindo para uma perda de hidratação. Com esta função vital da pele comprometida, a pele é menos capaz de se proteger contra os factores externos que aceleram a secura provocada pela idade.
O sistema metabólico dentro de cada célula diminui. Cada vez mais, a pele perde a hidratação e torna-se menos elástica. A pele do rosto seca e seguem-se as
rugas. Este duplo efeito torna-se mais aparente na superfície da pele que mostra evidências de secura induzida pela idade.
A predisposição genética e a etnia podem fazer a diferença para a velocidade com que a pele de uma pessoa envelhece e os efeitos da pele seca pela idade tornam-se visíveis.