Costas de uma mulher

Pele sensível do corpo Compreender as causas e como proteger

A pele do corpo pode tornar-se sensível por muitas razões, que vão desde factores ambientais a mudanças de temperatura e a factores internos, tais como, mudanças hormonais. Enquanto algumas pessoas estão predispostas a surtos da doença, que é altamente imprevisível e pode aparecer em qualquer momento da vida e em qualquer parte do corpo. No entanto é importante compreender que a Pele Sensível não é anomal nem mesmo uma doença.

Embora não exista uma cura para a pele sensível esta pode ser gerida e minimizada através da sua compreensão. É possível tratar eficazmente a condição ao entender a sua "linguagem", juntamente com as suas causas e os estímulos que podem agravar.

SINAIS E SINTOMAS

Como reconhecer a pele sensível do corpo

A flexibilidade e a elasticidade da pele saudável é suportada pela função barreira natural, que a protege contra os elementos externos e limita o excesso de perda de água. O nível ligeiramente ácido é a chave para esta função, tanto ajudando com a descamação da pele como com o derramamento e defesa contra os factores de stress diário, como a poluição, as bactérias e os alérgenos.

Os sintomas incluem:

  • escamação
  • vermelhidão
  • inchaço e
  • rugosidade

acompanhada por sensações invisíveis, tais como:
  • comichão
  • formigeiro
  • ardência e
  • sensação de aperto

Mulher de soutian a tocar no braço direito.
A pele saudável tem uma função de barreira natural que limita a perda de água e protege as camadas subjacentes de irritantes.

Se os sintomas não são tratados, podem tornar a pele com fissuras em qualquer parte do corpo. Mesmo as grandes áreas da pele como por exemplo, os braços, pernas, decote, ombros, cotovelos e joelhos são susceptíveis e a sensibilidade pode ser desencadeada por banhos quentes, produtos agressivos para o corpo, exposição ao sol, transpiração durante o exercício físico ou ar condicionado.



Algumas áreas são mais propensas a esses efeitos. Incluem as costas das mãos, onde a falta de secreções necessárias para manter a função barreira da pele significa que estão menos protegidas contra influências externas. A lavagem regular com sabão alcalino também compromete significativamente os níveis de pH naturais. Uma função barreira prejudicada pode levar à sensibilização das reacções que causam dermatite de contacto, uma inflamação que aparece como bolhas, secura e fissuras.

O couro cabeludo é propenso à sensibilidade, com cerca de 60% ​​das mulheres e 40% dos homens que experimentam sintomas como vermelhidão, sensação de aperto e comichão. Há evidências crescentes de que microinflamações estão envolvidas na sensibilidade do couro cabeludo.

A pele na área íntima difere de outras partes do corpo e tem inúmeras barreiras no lugar para a proteger. Se são afectadas, por exemplo, pelo excesso de limpeza, a pele pode tornar-se susceptível a comichão, desconforto e até mesmo infecção.

Alterações à pele esticar-se - por meio de gravidez, aumento de peso ou surtos de crescimento - pode resultar em estrias, que também podem ser altamente sensíveis e facilmente irritáveis. São mais propensas a aparecer no peito, abdomen e coxas. Leia mais sobre a pele em diferentes partes do corpo.

Duas mãos femininas a tocar uma na outra.
As mãos das costas com a barreira de protecção comprometida, estão mais propensas à sensibilidade.
Mulher a ver o couro cabeludo.
De acordo com as estatísticas, cerca de 60% das mulheres já teve ou tem o couro cabeludo sensível.

Outras doenças da pele partilham de sintomas semelhantes, no entanto as suas causas - e soluções - são diferentes.

As alergias ao sol podem levar a pele a tornar-se vermelha e irritada. Entretanto, esses sintomas também são susceptíveis de ser acompanhados de bolhas, pústulas e erupções levantadas. Áreas mais afectadas tendem a ser o lado de baixo dos braços, as palmas das mãos e o peito. Estas alergias, incluindo erupções polimorfa à luz (EPL), são relativamente comuns e são desencadeadas pela radiação UV. O protector solar pode também ser um factor. Leia mais sobre EPL e outras alergias solares.

A pele desidratada é essencialmente a pele saudável desprovida de hidratação, devido à depleção de aquaporins ou canais à base de proteínas, que controlam a transferência de água para dentro e para fora das células. O ingrediente activo Gluco-glicerol, em experiências in vitro, cria novas Aquaporins.

A pele seca pode variar de sintomas, rugosidade para dimensionamento e vermelhidão. É geralmente acompanhada por uma intensa comichão. Tal como acontece com a pele sensível, a pele seca pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é particularmente comum em mãos, pés, joelhos e cotovelos. É causada por uma deficiência de substâncias de ligação na hidratação ou "factores naturais hidratantes" (FNH), especialmente a ureia.

Pele desidratada e seca também pode se tornar sensível, como se outras condições de pele e doenças.

Mulher a tocar no peito com a sua mão.
O peito tem tendência a ter alergia ao sol e a ficar vermelho e com comichão.
Mulher a colocar protector solar na perna direita.
A criação de Aquaporins in-vitro através do ingrediente activo Gluco-glicerol.

Se não tem a certeza sobre que tipo de condição de pele tem, o nosso teste de pele pode ser capaz de a ajudar. Ou consulte o seu médico ou dermatologista para um diagnóstico formal.

CAUSAS E FACTORES

O que torna a pele sensível?

Sistemas de protecção naturais

A pele tem um número de sistemas naturais para se proteger e manter saudável. Na sua superfície o filme hidrolipídico é composto de água, ácidos gordos e lípidos. Tem um pH cerca de 5, ligeiramente ácido, para proteger a pele da invasão de alcalinas microbianas, como por exemplo, o sabão. Neutraliza as substâncias alcalinas, através de substâncias tampão, que garante que o equilíbrio ácido é restaurado e estabilizado.

O filme hidrolipídico encontra-se no topo da camada superior da epiderme, conhecida como a camada exterior da epiderme ou estrato córneo. Esta é constituída por lípidos e células, que juntos formam uma barreira permeável. Também tem um pH médio de 5, que suporta:

  • escamação normal da pele ou descamação.
  • formação da barreira.
  • melhor funcionamento das enzimas da pele.

Todos estes sistemas dependem da actividade da enzima, que acelera as reacções bioquímicas, de modo a manter a pele hidratada, macia e protegendo-a contra agentes irritantes. Na pele sensível, no entanto, esta actividade é inibida, o que leva a perda de excesso de água e à penetração de substâncias irritantes através da pele.

SKIN BARRIER

Protection against harmful substances
Hydrolipid film
Horny layer lipids
Horny cells
Horny layer
Protection against moisture loss

Gráfico da pele e da camada exterior da pele.
A camada córnea (estrato córneo) constitui a camada superior da epiderme e protege o organismo contra substâncias externas.

Este é o caso particular onde a pele é mais fina do que em qualquer outra parte do corpo, como por exemplo, as costas das mãos. Uma redução do número de glândulas sebáceas fornece menos suor e lipídios que vão fazer o filme hidrolipídico. Exposição a uma ampla gama de estímulos significa que as mãos podem secar rapidamente e tornar-se altamente sensível.

A pele na área íntima também é diferente de outras partes do corpo. Tem uma camada de protecção mais ácida, com um valor de pH de 3,5 a 5, antes da menopausa. Este valor é mantido por um conjunto de bactérias benéficas conhecidas como lactobacilos, que inibem o crescimento de bactérias patogénicas, produzindo ácido láctico. A mudança nos níveis de pH pode resultar em irritação, comichão, sensação de ardor e infecções.

Mulher nua a tapar as partes intimas com as mãos.
A pele na área íntima tem um pH diferente do resto do corpo.

Causas internas da pele do corpo sensível

  • Enquanto a pele sensível pode ocorrer em qualquer idade, é particularmente prevalente na infância e numa idade mais avançada. Em ambas as fases da vida, a pele é mais fina e menos eficaz na sua função barreira, o que pode conduzir a um desequilíbrio do pH e aumento da perda de água. A pele do bebé é mais provável de se tornar sensível nas dobras da pele e em torno da área íntima. Leia mais sobre a pele em diferentes idades.
  • Alterações hormonais devido ao ciclo menstrual, gravidez, puberdade e a menopausa podem afectar a resistência da pele a substâncias irritantes. Na gravidez, por exemplo, é comum que as estrias fiquem avermelhadas e doridas.
  • Diferentes condições de pele podem ser acompanhados por sensibilidade a substâncias irritantes, incluindo o eczema atópico e a pele seca.
  • Similarmente, as pessoas que sofrem de alergias tipo I são susceptíveis de experimentar também a sensibilidade da pele, devido à penetração do pólen através da pele.

Mulher grávida a olhar para a barriga.
As alterações hormonais podem afectar a resistência da pele a substâncias irritantes.
Mulher a coçar a perna esquerda.
Os duches ou banhos excessivos podem secar ainda mais a função de barreira da pele sensível vulnerável.

Causas externas da pele do corpo sensível

  • A exposição a uma baixa humidade e ar frio estimula o corpo a conservar o calor por constrição dos vasos sanguíneos na pele, esgotando a hidratação necessária. A pele pode facilmente tornar-se seca e escamosa.
  • Altas temperaturas e humidade fazem o corpo suar mais, secando a pele.
  • Os radicais livres criados pela radiação UV, ozono e poluentes ambientais enfraquecem as defesas naturais da pele, fazendo-a secar e ficar irritada. Saiba mais sobre os factores que influenciam a pele.
  • Os tratamentos médicos, como a radioterapia e os antibióticos podem fazer a pele sensível, danificando as bactérias benéficas como os lactobacilos.
  • Os sabonetes convencionais e surfactantes removem não só as partículas de sujidade lipofílicas, mas também os lípidos importantes protectores da pele, levando a um desequilíbrio nos níveis de pH e pele irritada.

Mulher vestida com roupas de inverno.
O tempo frio pode danificar o filme hidrolipídico da pele e desencadear a sensibilidade.
Mão feminina a segurar um tablet em frente à boca.
Certos medicamentos podem tornar a pele mais sensível, embora seja uma sensibilidade geralmente temporária.
FACTORES CONTRIBUTIVOS

Estimulos que aumentam a sensibilidade da pele

Além dos factores desencadeadores que causam a pele sensível, há muitos estímulos que contribuem para a condição. Isto pode tornar mais difícil isolar um único factor determinante de um surto.

Os tecidos sintéticos e apertados podem causar transpiração, levando à perda excessiva de água, especialmente na área íntima.

As mãos em particular, podem estar em contacto com uma gama de substâncias químicas tanto no trabalho como em casa. Cabeleireiras, construtores e trabalhadores da indústria, podem entrar em contacto com ácidos, álcalis e solventes nas suas actividades do dia-a-dia.

O uso regular de hidratantes e produtos de limpeza com pH alcalino, sobrecarrega a capacidade de neutralização da pele, tornando-a susceptível a irritações e infecções. Agentes de superfície activa (surfactantes), como o lauril sulfato de sódio, podem causar danos às estruturas celulares do estrato córneo e prejudicar a barreira de permeabilidade. Como resultado, a pele pode secar.

O contacto prolongado com a água aumenta a permeabilidade da pele saudável, mesmo por um factor de dez, através da perda de factores naturais de hidratação da pele (FNH), bem como dos seus lípidos de superfície.

Em alguns casos, a fricção pode aumentar a sensibilidade por meio da perda de lípidos de superfície. Isto pode-se dever ao facto de esfregar a pele seca com toalha ou por usar esponjas.

Mulher vestida com pullover de lã.
Determinados tecidos, como a lã, podem causar transpiração, levando à perda excessiva de água.
Cabeliereira a trabalhar com cabelo, a segurar um pente.
O excesso de exposição a certas substâncias químicas pode agravar os sintomas de pele sensível.
SOLUÇÕES

Ajudar a pele a defender-se

Na pele sensível, a actividade da enzima é inibida o que prejudica a função de barreira. A investigação demonstrou que um número de ingredientes de origem natural, pode ajudar a estimular a enzima para começar a proteger o corpo novamente. Entre eles estão:

  • Dexpanthenol, um derivado da vitamina B , que estimula a regeneração da pele. Fortalece a função de protecção natural mantendo-a saudável e resistente. Este activo é também conhecido por ajudar a acelerar o processo de cura e renovação da pele. Em determinadas concentrações, este ingrediente activo também é conhecido por ajudar a acelerar o processo de auto-cura e renovação da pele.
  • A glicerina, absorve e retém a água, ajudando a hidratar a pele.
  • PH 5 tampão citrato restaura os níveis de pH natural da pele. Como resultado as actividades enzimáticas da pele voltam ao normal e é restaurado um equilíbrio saudável.

Os óleos vegetais naturais e puros, como a Amêndoa e a Jojoba contêm ácido linoléico, um ácido gordo insaturado que fortalece a função de barreira natural da pele. Se aplicado através da massagem regular, podem ajudar a estimular a circulação sanguínea e a melhorar a elasticidade da pele.

Proteger a pele do sol pode ajudar a reduzir a sensibilidade. É melhor evitar o sol completamente entre as  11horas e as 15horas e usar roupas de protecção. Isto é particularmente importante no caso das crianças com idade inferior a 3anos. Escolha um protector solar livre de substâncias irritantes, tais como perfumes e aplique generosamente 30 minutos antes de sair e, em seguida, reaplique a cada duas horas.

Ajuste rotinas de limpeza diária limitando o tempo gasto no chuveiro ou banho e use água morna em vez de água quente. Evite esfoliações e esfregar a pele seca.

Escolha roupas feitas com tecidos naturais em vez de sintéticos. Isto é especialmente relevante para a prevenção de infecções bacterianas na área íntima.

Encobrir também pode ajudar a manter as mãos protegidas de substâncias nocivas - considere o uso de luvas quando se depara com surfactantes, detergentes e outros irritantes.

A pesquisa sugere que uma dieta variada, rica em alimentos antioxidantes, pode ajudar a manter a pele saudável. Pode incluir frutas e legumes, vegetais de folhas verdes, peixes amarelos e laranja - especialmente salmão e nozes. Leia mais sobre os factores que influenciam a pele.

Mãe a colocar protector solar no braço do filho.
Use sempre um protector solar formulado para a pele sensível.
Mulher embrulhada numa toalha.
Seque suavemente a pele após o banho para evitar mais danos à barreira da pele.

Aliviar e reduzir a sensibilidade da pele sensível

Prevenir surtos

A imprevisibilidade da pele sensível significa que em muitos casos as soluções são sobre a prevenção em vez da cura.

Escolher produtos de cuidado para a pele

Ao escolher produtos de limpeza, hidratantes e outros produtos de cuidados para a pele sensível, é importante evitar aqueles que incluem substâncias irritantes, como corantes. Mais do que isso, para um produto ser verdadeiramente eficaz, precisa de trabalhar não apenas na superfície da pele, mas também em baixo. Com a pele sensível, deve também ter em consideração os produtos que, comprovadamente, tenham efeitos duradouros.

Como parte da prevenção, pode ajudar usar um produto de limpeza muito suave para o banho frequente, seguido de uma loção de uso diário ou óleo da gama Eucerin Sensitive Skin, que combina ingredientes activos como o Dexpanthenol e a glicerina para ajudar a activar a defesa natural da pele.

Eucerin Condicionador Corporal para Duche é uma forma fácil, conveniente e eficaz de manter a pele sensível resistente e saudável. Este produto inovador, com Dexpantenol, é aplicado no duche após a limpeza do corpo e é retirado com água, antes de secar com a toalha, proporcionando a hidratação necessária para fortalecer a protecção natural da pele, deixando-a macia e suave.

Para um couro cabeludo sensível, escolha um shampoo suave que possua tensoativos suaves extras.

Mulher a coçar a perna direita.
Procure ingredientes activos como o Dexpanthenol e a Glicerina, que funcionam abaixo da superfície da pele.
Mulher que aplica a loção para o corpo em seu braço
Eucerin Condicionador Corporal para Duche deve ser aplicado sobre a pele molhada, ainda no duche.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!