Mulher a olhar por cima do ombro

Os efeitos do sol em pele sensível e pele problemática

As pessoas com a pele clara complexa, que sofrem de alergias ao sol, ou tenham sido submetidas a tratamentos dermatológicos são mais propensas a danos causados ​​pelo sol do que aquelas com a pele saudável. Por isso, é essencial compreender os efeitos da radiação UVA e UVB, a fim de evitar os danos do sol.

Os efeitos positivos e negativos de radiação UV

A maioria das pessoas anseia pelo Verão e a oportunidade de passar um pouco de tempo ao sol.

É bem sabido que o sol tem muitos efeitos positivos: a luz solar ajuda o nosso corpo a produzir Vitamina D - bom para os ossos, músculos e sistema imunitário do corpo.

A sua luz visível estimula a produção de endorfinas benéficas para as pessoas que sofrem de depressão, enquanto a sua luz infravermelha ajuda a melhorar a circulação, aumentando o metabolismo e a produtividade.

Mas a luz solar pode ser prejudicial, e o excesso de exposição pode levar a danos sérios na pele, tais como: envelhecimento prematuro, alergia ao sol e até mesmo cancro de pele. É, portanto, vital proteger o rosto e o corpo contra os efeitos negativos da radiação UVA e UVB. Isto é particularmente importante com a pele das crianças, que é muito mais fina e mais sensível e, portanto, mais susceptível a danos causados ​​pelo sol, do que a pele de um adulto.

Leia mais sobre protecção solar para as crianças.

A luz solar estimula a produção de endorfinas - responsáveis ​​pela felicidade.
Mas os UV podem, contudo, ser prejudiciais - recomenda-se protecção.

Proteger a pele sensível dos danos induzidos pelo sol

A radiação UVA está presente todos os dias e durante o dia. Os UVA podem passar praticamente sem obstáculos através de camadas de nuvens e podem até passar pelo vidro. Penetram profundamente na camada inferior da pele (derme) e desempenham um papel importante nos danos do sol a longo prazo, como o envelhecimento prematuro da pele, alergias sol (PLE), outras fotodermatoses, imunossupressão, danos indirectos ao DNA, olhos e retina.

A radiação UVB é responsável por danos graves causados ​​pelo sol, como queimaduras solares, cancro de pele e danos directos ao ADN, bem como dos olhos e  retina. Os UVB flutuam durante o dia e são mais fortes ao meio-dia. Embora os UVA penetrem profundamente nas camadas da pele, os  UVB afectam a epiderme e podem causar queimaduras e danos na pele especialmente no Verão.

Leia mais como o sol afecta a pele.

Os UV penetram profundamente na camada inferior da pele e podem causar danos a longo prazo.

Acne

Os vulgares medicamentos para acne também podem aumentar a sensibilidade à luz solar. Além disso, um dos principais riscos de expor a pele com acne ao sol é a hiperpigmentação pós-inflamatória, em que pequenas manchas de descoloração podem aparecer no rosto após uma erupção cutânea, borbulha ou ferida na área afectada. No entanto, alguns pacientes com acne não beneficiam de terapias de luz (muitas vezes tratamentos de luz azul ou azul e vermelho). Consulte um dermatologista para obter mais informações.

O Sol deve ser apreciado com moderação e com protecção.

A acne é muitas vezes tratada com medicação, mas os medicamentos podem aumentar a sensibilidade ao sol.

Young skin

Os fluidos para o sol para pele oleosa e propensa a acne deviam idealmente matificar a pele e terem texturas leves, adequadas para a pele com acne, que não obstruíssem os poros.

Eucerin Fluido Solar Rosto Matificante FPS 30 ou 50+ ajuda a proteger a pele contra a radiação UVA e UVB, bem como os filtros dos UV, o seu antioxidante natural altamente eficaz, Licochalcone A oferece uma tecnologia de protecção celular enquanto o Ácido Glicirretínico protege o ADN no interior do núcleo de cada célula da pele. Um FPS (factor de protecção solar) de 30 ou mais é recomendado, dependendo da sensibilidade da pele ao sol.

Dermatite Atópica

Older skin

Em geral, as pessoas afectadas pela Dermatite Atópica beneficiam da exposição solar moderada, no entanto, a luz solar, o vento e a areia têm um efeito desidratante na pele normal e a pele seca fica ainda mais seca, agravando ainda mais as condições tais como a Dermatite Atópica.

Pale skin

É recomendado o uso de um filtro solar que seja adequado para as necessidades específicas da pele seca, sensível e atópica.

Isto irá fornecer a protecção e o cuidado de que esta pele problemática necessita. Eucerin Creme Solar Rosto FPS 50+ foi desenvolvido especialmente para pessoas que sofrem de Dermatite Atópica, protege o rosto e o corpo da radiação UVA/UVB, enquanto a Licochalcone A protege as células da pele na camada epidérmica mais profunda e o Ácido Glicirretínico suporta a protecção e reparação do DNA da própria pele.

As pessoas com Dermatite Atópica devem definitivamente proteger a sua pele com protectores solares apropriados que são adequados para a pele problemática.

Tratamento pós-dermatológico

Facial skin

Os tratamentos de terapia a laser e peelings químicos podem deixar a pele sensível e muito irritada, tornanda-o vulnerável a danos foto.

É altamente recomendável que a luz solar directa seja evitada a seguir ao tratamento e, mesmo na sombra, usar protecção UV e FPS o mais elevada possível.

Eucerin Fluido Solar Rosto Matificante FPS 50+ e Eucerin Creme Solar Rosto FPS 50+ são adequados para usar após peelings químicos e tratamentos a laser. Ambos combinam protecção UVA/UVB muito elevada além de protecção celular biológica e proteção do ADN. O creme de absorção rápida é adequado para pele normal a seca, enquanto Eucerin Fluido Solar Rosto Matificante FPS 30 ou 50+ é uma combinação adequada para pele oleosa deixando uma sensação não pegajosa/não gordurosa na pele. Adicionalmente Eucerin Creme Solar Rosto com Cor FPS 50+, adequado para todos os tipos de pele, também é recomendado após tratamentos dermatológicos pois tem pigmentos naturais que escondem imperfeições e manchas de pigmentação.

O tratamento a laser também pode aumentar a sensibilidade da pele aos UV.
Vários produtos Eucerin são desenvolvidos para proteger a pele dos raios solares após um peeling.

Pele sensível ao sol

Skin prone to sun allergies

A pele sensível ao sol assume muitas formas; pode ser subdesenvolvida (no caso das crianças), inflamada (devido a uma doença de pele, como Dermatite Atópica no rosto ou corpo em ou acne, danificada (por medicamentos ou tratamentos dermatológicos) ou simplesmente ser a resposta natural a uma pessoa de tez pálida. Os danos UV e as queimaduras solares repetidas na infância e adolescência aumentam o risco de desenvolver cancro de pele epitelial e melanoma maligno mais tarde na vida, por isso é vital que a protecção seja utilizada a partir de uma idade precoce. A maioria dos produtos Eucerin Sun Protection são indicados para peles sensíveis e todos estão conforme a Recomendação Europeia e Cosméticos Europa - A Associação Cuidados Pessoais (anteriormente chamado Colipa).

A pele de uma criança requer protecção especial para evitar o aumento do risco de cancro de pele no futuro.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!