Como acabar com os lábios secos

Porque é que os meus lábios estão tão secos? Problemas comuns da pele dos lábios e como cuidar dos lábios

Os lábios são especialmente propensos à secura e a maioria de nós sofre de lábios secos e gretados em determinadas alturas das nossas vidas. Os lábios secos e gretados causam desconforto, por vezes doloroso. Além disso, dado que estão sempre visíveis, podem também fazer-nos sentir inseguros.

Este artigo contém uma descrição breve dos problemas comuns nos lábios, além de identificar as suas causas e explicar os motivos pelos quais os mesmos têm de ser sujeitos a cuidados especiais. Além disso, refere a forma de acalmar e reparar lábios secos e gretados e como proteger os que são suscetíveis a secura e gretas.

Quais são os problemas mais comuns da pele dos lábios?

Os problemas mais comuns da pele dos lábios são:

  • Lábios secos e gretados
  • Queilite
  • Eczema da compulsão por lamber os lábios

Lábios secos e gretados

Os sintomas dos lábios secos e gretados são bem conhecidos, uma vez que a maioria de nós sofre do problema ocasionalmente. Os lábios dão uma sensação de secura, pele esticada e desconforto e, à medida que o problema piora e que ficam mais secos, podem ficar gretados e causar dor.

Queilite

Queilite é o termo utilizado para designar a inflamação de um ou de ambos os lábios. A inflamação da pele facial em torno dos lábios é designada por dermatite perioral. Os lábios parecem mais vermelhos do que o habitual. Existem vários tipos diferentes de queilite, sendo a queilite simplex mais vulgarmente conhecida por “cieiro”. As pessoas com problemas de pele seca subjacentes, tais como a  dermatite atópica, são mais propensas a sofrer de queilite do que os outros. A queilite pode também ser causada por condições atmosféricas ou reações alérgicas a determinados ingredientes em produtos como batons, pastas de dentes ou alimentos, ou como efeito secundário de alguns medicamentos.

Eczema da compulsão por lamber os lábios

Quando os nossos lábios secam, sentimo-nos tentados a lambê-los para tentar mantê-los húmidos. Nalgumas pessoas, este ato torna-se habitual e pode causar inflamação. O eczema da compulsão por lamber os lábios  é o nome mais comum de um tipo de queilite conhecida por “queilite de contacto irritativo”.

O que causa os lábios secos e gretados?

Existem várias causas e estímulos subjacentes diferentes para os lábios secos e gretados ou o cieiro. Estes incluem:

  • Tipo e estado da pele
  • Estrutura da pele dos lábios
  • Ambiente
  • Alguns medicamentos

Tipo e estado da pele

Tal como algumas pessoas são mais propensas a sofrerem de pele seca do que outras, algumas são mais suscetíveis a sofrerem de lábios secos e gretados. 

Quem tem problemas de pele seca subjacentes como a dermatite atópica é mais suscetível a sofrer de lábios secos e gretados. Além disso, alguns de nós também lambem os lábios mais frequentemente do que outros. Tal pode causar o eczema da compulsão por lamber os lábios, ou apenas piorar os sintomas dos lábios secos.

Estrutura da pele dos lábios

A estrutura da pele varia nas diferentes partes do corpo. A pele dos lábios é mais fina do que em outros pontos do rosto, o que a torna mais sensível ao ambiente.
 
A pele dos lábios não possui glândulas sudoríparas ou sebáceas. Estas glândulas, presentes na maior parte da pele do corpo, são responsáveis pela produção dos óleos protetores que ajudam a pele a regular os seus níveis de hidratação. A ausência destas glândulas nos lábios dificulta-lhes a tarefa de atrair e reter a hidratação de que necessitam, tornando-os propensos à secura.

Lábios Saudáveis

À medida que vamos envelhecendo, a pele dos lábios muda: torna-se mais espessa e menos capaz de reter a humidade, tornando os lábios ainda mais propensos à secura.

A pele dos lábios contém também menos melanócitos. Os melanócitos são as células produtoras de melanina que dão a cor à pele e ajudam a protegê-la do sol. Estes dois fatores estruturais tornam os lábios mais sensíveis ao ambiente.

O que causa os lábios secos: envelhecimento
Os lábios são propensos à secura induzida pela idade.

Ambiente

Os nossos lábios estão constantemente expostos ao ambiente. As alterações climáticas e do estado do tempo são um fator significativo na secura e nas gretas nos lábios.

Durante os meses quentes de verão, o tempo passado tanto ao sol como no interior com ar condicionado que seca o ar pode secar os lábios. Os sintomas podem também ser graves no inverno: as temperaturas frias no exterior e os ventos gelados, a baixa humidade do ar no interior devida ao aquecimento e as deslocações regulares do interior morno para o exterior frio aceleram a desidratação.

Porque é que os meus lábios estão tão secos?
Muitos de nós sofrem de lábios secos e gretados no inverno

As pessoas que passam períodos significativos no exterior devido a atividades de lazer ou profissionais apresentam uma probabilidade de sofrerem mais do que os outros.

Alguns medicamentos

Alguns medicamentos podem fazer com que os lábios fiquem secos e gretados. Quem aplica retinoides tópicos como a tretinoína ou o adapaleno, ou quem toma isotretinoína por via oral como parte de um tratamento médico da acne sofre por vezes de lábios secos e gretados como efeito secundário.

Problemas nos lábios causados por medicamentos para a acne
Alguns medicamentos orais podem desidratar os lábios

Como cuidar de lábios secos e gretados?

Mais vale prevenir do que remediar. A melhor forma de manter os seus lábios suaves e macios é:

  • Beber bastante água para manter a hidratação
  • Ter uma dieta equilibrada
  • Evitar o hábito de lamber os lábios
  • Aplicar um protetor labial hidratante pelo menos duas vezes ao dia e, idealmente, com maior frequência
  • Manter os lábios protegidos tanto quanto possível se o tempo estiver frio e ventoso

Preste atenção a fatores que pareçam estimular os sintomas nos seus lábios e faça o melhor para as evitar. Se os seus lábios estiverem secos e/ou gretados, escolha um protetor hidratante clinica e dermatologicamente comprovado no alívio e na proteção dos lábios, e adequado para o seu tipo de pele e necessidades específicas.

Como cuidar dos seus lábios com Eucerin
Aplique regularmente um produto de cuidados dos lábios que reforce, acalme e proteja

Produtos Eucerin para o cuidado dos lábios

A Eucerin oferece uma gama de produtos para cuidados dos lábios adequados a todas as necessidades.

Cuidados diários para lábios sensíveis

Eucerin Lip Active é um batom hidratante diário especialmente formulado para manter a pele sensível macia e hidratada. A fórmula, com dexpantenol/pantenol, vitamina E e SPF 15 hidrata e protege eficazmente os lábios contra fatores ambientais como o vento e o sol.

Como acabar com os lábios secos Lip Active

Reparação SOS para lábios secos e gretados

Aquaphor SOS Regenerador Labial proporciona alívio de lábios secos e gretados em 60 segundos. Enriquecido com glicerina, pantenol, bisabolol e vitaminas C e E, o protetor cria o ambiente ideal para a regeneração da pele dos lábios e repara, protege e acalma os lábios secos e gretados, tornando-os novamente macios e flexíveis. É fornecido num prático tubo aplicador, pelo que é fácil de aplicar.

Como cuidar dos seus lábios: Eucerin Aquaphor

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!