A pele tem uma infinidade de sistemas para garantir que se mantem saudável. O filme hidrolipídico é composto por água, ácidos gordos, lípidios e protege a superfície. Tem um pH de cerca de 5, o que é ligeiramente ácido, protegendo a pele da invasão bacteriana e extremos alcalinos, como por exemplo, o sabão. Ele neutraliza o alcalino através de substâncias tampão, que garantem a restauração do equilíbrio.
A barreira física é a camada exterior da pele, ou estrato córneo, onde os lípidos funcionam como "cimento", enchendo os espaços entre as células. A sua permeabilidade significa que regula a perda de líquidos e absorção, desempenhando um papel fundamental no fornecimento de hidratação que faz a pele macia e suave. Isso também é conseguido através da descamação, que por sua vez é incentivada e regulamentada pelo processo de regeneração natural da pele.
Todos estes processos são dependentes da actividade da enzima. Na pele sensível, essa actividade pode tornar-se inibida, comprometendo a função natural barreira e reduzindo a síntese de lípidios. Como resultado, a perda de água aumenta e os irritantes são capazes de penetrar a pele.