Mulher com as mãos em frente ao rosto.

Sinais do envelhecimento Envelhecimento da pele sensível

Quando o processo de envelhecimento começa, a estrutura da pele começa a mudar. Estas mudanças reflectem-se exteriormente na textura e aparência.

Devido ao esgotamento dos níveis das substâncias naturais que dão à pele uma aparência firme e jovem, podem surgir rugas normais e de expressão. Com o enfraquecimento da estrutura interna, a perda de volume da pele ou perda de densidade pode acontecer. A pele também pode ficar mais sensível.

Sinais e sintomas

Como reconhecer o envelhecimento na pele sensível

A pele do rosto sensível pode ter vários sinais e sintomas. Pode ser acompanhada de prurido, pele repuxada ou erupções cutâneas.

Além disso, a partir dos 25 anos, os primeiros sinais de envelhecimento tornam-se visíveis na superfície. A maioria visualmente aparente são as rídulas e as rugas, a perda de volume e uma perda de densidade. No entanto, nem todas as alterações podem ser vistas. No caso do envelhecimento da pele sensível, a mudança mais notável está na maneira como a pele se sente.

O envelhecimento da pele afecta as diferentes camadas da pele.

1. Camadas Epidérmicas
A diminuição da renovação celular e a redução da produção de lipídos na superficíe da pele significa que a pele provavelmente ficará áspera e seca. Como esta camada em particular envelhece, torna-se mais sensível à luz UV. A pele é menos eficiente na cicatrização e uma redução na função imunitária pode levar ao aumento de infecções da pele, juntamente com uma cicatrização mais lenta. A pele pode tornar-se menos resistente e sentir-se irritada com mais frequência.

2. Camadas Dérmicas
Depois dos 25 anos, há uma diminuição anual de 1% de colágeno, um dos blocos de construção da pele. Juntamente com um declínio na elastina leva à desorganização do tecido dérmico. A estrutura da pele está comprometida e leva a rugas. A elasticidade é reduzida, tornando a pele mais propensa a danos e a danos capilares. A redução do fluxo sanguíneo significa uma entrega menos eficiente de nutrição e oxigénio para a superfície. Isto leva a uma diminuição no brilho rosado apreciado na pele jovem.

Representação gráfica da pele e das suas camadas.
Depois dos 25 anos a diminuição anual do colágeno e a diminuição da elastina leva à desorganização do tecido dérmico.
Parte inferior do rosto feminino.
A diminuição das células de armazenamento de lipídos pode conduzir a rugas, por exemplo, em torno do nariz e da boca.

Aparência e sensação de uma pele sensível a envelhecer

A pele do rosto é particularmente fina e sensível, o que faz com que seja mais propensa a danos e irritação provocada por factores externos. Os processos naturais de envelhecimento inevitáveis ​, resultam na diminuição da capacidade da pele para regular a hidratação, regenerar e proteger-se. Isto é o caso em que a função barreira da pele está comprometida e é agravada pelo esgotamento natural dos níveis de substâncias, como o Ácido Hialurónico, que hidrata as camadas da pele.

A pele sensível que está a passar pelo envelhecimento prematuro, pode experimentar os seguintes sintomas:

  • Vermelhidão
  • Secura e uma textura áspera
  • Rídulas e rugas
  • Sensação de aperto
  • Aumento da sensibilidade a factores externos
Mulher a aplicar creme na bochecha esquerda com o dedo.
Os processos de envelhecimento inevitáveis ​​são exacerbados pela diminuição dos níveis de Ácido Hialurónico e Coenzima Q10.
Mulher a tocar na bochecha direita com a mão.
Vários sintomas, como a vermelhidão, a secura, a sensação de aperto e sensibilidade a factores externos podem ser indicadores para a pele sensível.
Causas e factores desencadeadores

O que causa o envelhecimento da pele sensível?

Uma pele jovem tem um certo nível substâncias que a ajudam a funcionar bem. Quando o envelhecimento da pele acontece, existem mudanças nestes níveis que alteram a forma como a pele se vê e sente. Uma destas substâncias, a Coenzima Q10, trabalha para dar energia às células da pele para melhorar a sua função regenerativa, para que as células se consigam reparar e reconstruir a si mesma de forma mais eficaz.

A deficiência da Coenzima Q10 leva a uma capacidade reduzida de regeneração das células, logo a pele fica mais susceptível a danos causados pelo stress oxidativo. Isto pode levar a uma pele sensível que mostra sinais prematuros de envelhecimento como as linhas e rugas ou uma textura seca da superfície.

Factores contributivos

O que mais afecta o envelhecimento da pele sensível?

Além dos processos de envelhecimento inevitáveis ​​que ocorrem dentro da pele, incluindo a diminuição da energia celular, há uma série de factores que podem contribuir para o envelhecimento da pele sensível.

Stress Oxidativo

O stress oxidativo desempenha um papel significativo nas vias biológicas que aceleram o processo de envelhecimento da pele. Ocorre quando certos factores de estilo de vida e exposição a substâncias específicas resultam na criação de radicais livres - moléculas voláteis que atacam a estrutura celular interna da pele, tornando-a mais fraca e mais propensa a mostrar sinais visíveis de envelhecimento prematuro, como as rugas, a perda de volume e a perda de densidade.

Mulher em posição de descanso.
Um estilo de vida estressante e agitada pode desencadear o estresse oxidativo.

Os factores de estilo de vida que podem contribuir para o stress oxidativo podem ser:

Sol
A exposição desprotegida à luz ultravioleta é a principal causa do envelhecimento da pele. Além de acelerar a degradação do colágeno, que dá à pele a sua estrutura, a exposição UV pode causar inflamação e queimaduras solares, que também podem tornar a pele mais sensível.

Fumar
A nicotina e as substâncias químicas tóxicas presentes no tabaco afectam a saúde das células e sendo mais dificil funcionarem de forma eficiente.
Soluções

Enfrentar o envelhecimento da pele sensível

Ingredientes Chave

Para além de evitar os factores sublinhados nos estilos de vida, também existe um número de ingredientes activos aprovados para a redução dos sinais de uma pele sensível a envelhecer.

  • Coenzima Q10
    A Coenzima Q10 é uma substância encontrada naturalmente no corpo que ajuda as células a converter nutrientes em energia. Produtos de cuidado com Q10 dão energia e fortalecem as células e promovem a regeneração celular.

    A Coenzima Q10 é um poderoso antioxidante. Isso ajuda a pele a ficar mais firme por mais tempo, dando-lhe a capacidade de neutralizar os radicais livres causados por factores ambientais externos, como os raios UV e a poluição. Eles contribuem para a quebra de cologénio e elasticidade responsáveis pelos primeiros sinais de envelhecimento da pele como as rugas gerais e de expressão.
A gama Eucerin Q10 ACTIVE contém a coenzima Q10 e foi aprovada a sua eficácia a reduzir a profundidade das rugas e a reafirmar a pele em envelhecimento. Foi especialmente formulada e aprovada para pele sensível.


Routina de cuidados

É importante tratar do envelhecimento da pele sensível delicadamente com uma rotina de cuidadosde  rosto que não vai irrite ou agrave os sintomas já existentes. Escolher produtos de limpeza suaves e são livres de corantes artificiais e fragrâncias, como a gama Eucerin DermatoCLEAN, pode ajudar a limitar a sensibilidade.

Mulher a limpar a bochecha direita com um disco de algodão.
O Eucerin DermatoCLEAN Emulsão de Limpeza Suave compatível com a pele sensível.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!