Mulher a aplicar creme na maça do rosto.

Sinais do envelhecimento Rugas

A partir dos 25 anos, os sinais gerais do envelhecimento da pele em geral omeçam a aparecer. Com a idade, os processos que acontecem na pele começam a abrandar e a estrutura a enfraquecer. As substâncias que mantêm a pele firme e suave começam a ser reduzidas. Isto é devido à combinação dos efeitos internos de envelhecimento do corpo com os factores externos.

Um dos sinais mais visíveis do envelhecimento são as rugas, que ficam mais profundas com o passar do tempo. Existem diversas formas para as tratar, tanto evasivas como não evasivas. Algumas com benefícios imediatos, outras com benefícios a longo termo.

SINAIS & SINTOMAS E CAUSAS & FACTORES DESENCADEADORES

Onde aparecem as rugas e porquê?

À medida que envelhecemos, as substâncias que mantêm nossa pele suave diminuem incluindo o Colágeno, a Elastina e o Ácido Hialurónico. Na pele jovem, um arranjo regular de tecido dérmico e a oferta abundante de Colágeno e Elastina, contribuem para o bloco de construção como estrutura da pele, o que significa que a pele aparenta e sente-se firme. Ao longo do tempo, o processo de envelhecimento interno predeterminado pelos genes, juntamente com o stress oxidativo externo, como por exemplo, através da exposição à luz solar, começam a afectar a aparência da pele. 

Um declínio anual de 1% dos níveis de colagénio e a desorganização de tecido dérmico, provoca a perda de resistência da pele e o aparecimento de rugas.
Outro factor fundamental na formação de rugas é a diminuição da produção de Ácido Hialurónico. Esta é a substância de ligação que rodeia as células, dando à pele a sua aparência jovem e lisa. O declínio desta própria substância da pele, faz com que a estrutura da pele perca a sensação de estar completa e firme, tornando-se mais susceptível a rugas.

Estes processos gerais de envelhecimento também contribuem para uma perda de densidade e a perda de volume.

Estrutura do envelhecimento da pele
Tanto a estrutura da pele como as suas substâncias sofrem alterações conforme o tempo passa. Estas mudanças podem ser visíveis na superfície como rídulas e rugas.
Olhos de uma mulher com rugas.
Os primeiros sinais visíveis são as rídulas e as rugas à volta dos olhos.

Ao contrário da perda de volume ou perda de densidade, as rugas são fáceis de detectar, pois aparecem como rídulas distintas ou vincos no rosto. Tendem a tornar-se visíveis em determinadas áreas em primeiro lugar:

Na testa pode perceber linhas horizontais e sulcos entre as sobrancelhas. Começam como "rugas de expressão" e são em parte causadas pelas expressões do rosto. Ao longo do tempo vão aprofundando.

Nos cantos externos dos olhos aparecem rídulas, ficando cada vez mais evidentes à medida que o tempo passa. São conhecidas como "pés de galinha". Estas rugas são muitas vezes notadas pela primeira vez. Tal ocorre, porque a pele é mais fina e mais propensa do que em outra parte do rosto.

Do nariz até a boca as rugas mais profundas aparecem, ligando as duas áreas. São conhecidas como sulcos nasolabiais. O aparecimento destas rugas pode estar ligado à perda de volume à medida que eles são também um sinal de flacidez da pele.

Por todo o rosto aparecem rídulas ao longo do tempo. Não são afectadas pela expressão facial e estão sempre visíveis. Aparecem pela primeira vez com uma textura enrugada que se desenvolve gradualmente em rugas mais pronunciadas à medida que envelhecemos. A diminuição da elasticidade e da densidade contribui para a sua formação. Podem aparecer em qualquer parte do rosto, mas são mais perceptíveis ao redor e logo abaixo da área dos olhos.

Estrutura do envelhecimento da pele
Linhas da testa, sulcos entre as sobrancelhas e as "rugas de expressão" começam a aparecer. À medida que envelhecemos desenvolvem-se gradualmente tornando-se rugas mais pronunciadas.
Boca das mulheres com dobra nasolabial
As linhas finas ao redor da boca e do nariz podem aprofundar e tornar-se visíveis - os chamados sulcos nasolabiais aparecem.
FACTORES CONTRIBUTIVOS

Que mais pode fazer diferença nas rugas?

As rugas são uma parte inevitável do envelhecimento, mas há factores internos e externos que podem acelerar o seu desenvolvimento.

Wrinkles under eyes

A exposição ao sol
Se a pele está desprotegida do sol, os UV podem contribuir para as rugas. A exposição prolongada e repetida causa danos ao colágeno e resultará numa estrutura de pele menos elástica e enfraquecida enrugando-se mais facilmente. Leia mais sobre como os UVA e UVB aceleram o envelhecimento da pele aqui.

Mulher a olhar para o sol, a proteger-se com a mão.
A exposição solar acelera mais o envelhecimento da pele do que qualquer outro factor contributivo.

Wrinkles on the forehead

Fumar
O stress oxidativo é desencadeado pelo tabagismo, permitindo que os radicais livres danifiquem a estrutura da pele e contribuam para os sinais gerais do envelhecimento, incluindo as rugas. Além disso, a nicotina e os produtos químicos no tabaco danificam o colagénio e a elastina da pele. Tal tem um efeito sobre a resistência e elasticidade, podendo também causar rugas.

Pele seca induzida pela idade
Um sinal comum de envelhecimento provocado pela idade é a pele seca. Como resultado da diminuição da função da pele, a pele mais velha torna-se cada vez mais seca e pode provocar comichão e ser áspera. Isto deve-se, entre outros factores, à diminuição da quantidade de Ácido Hialurónico produzido na pele. Por sua vez,  este estado da pele é mais propenso a rugas.
SOLUÇÕES
Rostos com uma pele suave tendem a parecer mais jovens. Cremes com cor ou maquilhagem pode ser uma solução a curto prazo para uniformizar o tom da pele e corrigir a sua aparência. Escolha um que se aplique de forma uniforme e que não forme linhas para ajudar a fazer com que a sua pele parece mais jovem.

Melhorar a aparência da pele

Apesar de toda a pele saudável envelhecer, existem coisas que pode fazer para ajudar no aparecimento das rugas e adicionar brilho à pele.

Ingredientes activos

Estes ingredientes para a pele são encontrados em produtos anti-envelhecimento. Todos têm uma função diferente na pele e podem ajudar - em conjunto com outros ingredientes nos produtos cosméticos - na redução do aparecimento de rugas, de diferentes formas.

  • Coenzima Q10
    Estimula a produção de energia das células.
  • Pentapeptides
    Estes ajudam a aumentar a produção natural de cologénio e a reconstruir a estrutura da pele, suavizando a aparência das rugas.
  • Alfa-hidroxi Ácidos (AHAs):
    Agem como super exfoliantes. Eles quebram com os laços que mantêm as células secas e estragadas juntas, para encorajar a nova pele a crescer.
  • Ácido Hialurónico
    Uma substância que surge naturalmente na nossa pele que tem a capacidade de guardar 1000 vezes o seu peso molecular em água. Como cuidado activo para a pele, tem um poderoso efeito de preenchimento de rugas. O ingrediente chave em Eucerin Hyaluron-Filler.
  • Saponin
    A bio-activa Glicina-Saponina, derivada de soja, é uma das substâncias mais efectivas para a estimulação natural da produção de Ácido Hialurônico da pele. Esta penetra na camadas mais profundas da epiderme, onde são formadas as rugas, para impulsionar a produção de Ácido Hialurônico. Este é um ingrediente activo chave em Eucerin Hyaluron-Filler.
  • Magnolol
    Um activo altamente concentrado, extraído da casca da Magnólia. Ele melhora a capacidade de armazenamento das células que dão volume nas camadas mais profundas da pele, em número e tamanho (provado em estudos in vitro). Esta acção de preenchimento ajuda a diminuir a aparência das rugas. Também usado para tratar a perda de densidade e de volume.

Mulher a aplicar Eucerin Hyaluron-Filler CC Cream na sua bochecha direita.
CC Cream corrige a sua aparência para um tom de pele uniforme.
Mulher a colocar creme no rosto.
Substâncias, como a Coenzima Q10, AHAs, Pentapeptides, Ácido Hialurónico, Saponina, Magnolol e Oligopéotidos são ingredientes activos nas fórmulas de produtos anti-envelhecimento.

Invasivo

Injeções de preenchimento dérmico: desenvolvidas para preencher rugas, mais comumente com Ácido Hialurónico.

A pesquisa médica demonstrou que o uso de alguns produtos para a pele com Ácido Hialurónico pode melhorar significativamente os efeitos de tratamentos de preenchimento à base de Ácido Hialurónico, quando usados ​​regularmente após a injecção e durante um tempo prolongado: especialmente ao redor dos olhos. O Ácido Hialurónico é o principal activo na linha Eucerin Hyaluron-Filler e foi testado num ensaio clínico, adicionalmente, para cuidados tópicos da pele, especialmente na área dos olhos, com resultados mensuráveis. Leia mais sobre a pesquisa aqui.

Injecções de toxina botulínica: trabalham restringindo temporariamente o movimento muscular facial. São mais comumente usadas ​​na testa e ao redor dos olhos. Reduzem as rugas causadas pelas expressões faciais. Os efeitos desaparecem vários meses depois e o processo deve ser repetido para manter os resultados.
Mulher a ser preparada para um tratamento com injecções.
Os preenchedores dérmicos são muitas vezes utilizados para tratar os sulcos nasolabiais profundos, entre o nariz e a boca, também conhecidos como linhas do sorriso.
Uma agulha numas mãos com luvas.
Os preenchedores dérmicos são administrados com uma agulha fina. Tal é realizado num ambiente clínico por um dermatologista.

Estes procedimentos devem ser sempre realizados por dermatologistas numa situação clínica ou de outros profissionais educados em uma situação clínica.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!