Quando o processo de envelhecimento começa, a estrutura da pele começa a mudar. Estas mudanças refletem-se exteriormente na textura e aparência.
Devido ao esgotamento dos níveis das substâncias naturais que dão à pele uma aparência firme e jovem, podem surgir rugas normais e de expressão. Com o enfraquecimento da estrutura interna, a perda de volume da pele ou perda de densidade pode acontecer. A pele também pode ficar mais sensível.
Sinais e sintomas
Como reconhecer o envelhecimento na pele sensível
A pele do rosto sensível pode ter vários sinais e sintomas. Pode ser acompanhada de prurido, pele repuxada ou erupções cutâneas.
Além disso, a partir dos 25 anos, os primeiros sinais de envelhecimento tornam-se visíveis na superfície. A maioria visualmente aparente são as rídulas e as rugas, a perda de volume e uma perda de densidade. No entanto, nem todas as alterações podem ser vistas. No caso do envelhecimento da pele sensível, a mudança mais notável está na maneira como a pele se sente.
O envelhecimento da pele afeta as diferentes camadas da pele.
1. Camadas Epidérmicas
A diminuição da renovação celular e a redução da produção de lipídos na superficíe da pele significa que a pele provavelmente ficará áspera e seca. Como esta camada em particular envelhece, torna-se mais sensível à luz UV. A pele é menos eficiente na cicatrização e uma redução na função imunitária pode levar ao aumento de infeções da pele, juntamente com uma cicatrização mais lenta. A pele pode tornar-se menos resistente e sentir-se irritada com mais frequência.
2. Camadas Dérmicas
Depois dos 25 anos, há uma diminuição anual de 1% de colagénio, um dos blocos de construção da pele. Juntamente com um declínio na elastina leva à desorganização do tecido dérmico. A estrutura da pele está comprometida e leva a rugas. A elasticidade é reduzida, tornando a pele mais propensa a danos e a danos capilares. A redução do fluxo sanguíneo significa uma entrega menos eficiente de nutrição e oxigénio para a superfície. Isto leva a uma diminuição no brilho rosado apreciado na pele jovem.
Aparência e sensação de uma pele sensível a envelhecer
A pele do rosto é particularmente fina e sensível, o que faz com que seja mais propensa a danos e irritação provocada por fatores externos. Os processos naturais de envelhecimento inevitáveis resultam na diminuição da capacidade da pele para regular a hidratação, regenerar e proteger-se. Isto é o caso em que a função barreira da pele está comprometida e é agravada pelo esgotamento natural dos níveis de substâncias, como o Ácido Hialurónico, que hidrata as camadas da pele.
A pele sensível que está a passar pelo envelhecimento prematuro, pode experimentar os seguintes sintomas:
- Vermelhidão
- Secura e uma textura áspera
- Rídulas e rugas
- Sensação de aperto
- Aumento da sensibilidade a fatores externos
Causas e fatores desencadeadores
O que causa o envelhecimento da pele sensível?
Uma pele jovem tem um certo nível de substâncias que a ajudam a funcionar bem. Quando o envelhecimento da pele acontece, existem mudanças nestes níveis que alteram a forma como a pele se vê e sente. Uma destas substâncias, a Coenzima Q10, trabalha para dar energia às células da pele para melhorar a sua função regenerativa, para que as células se consigam reparar e reconstruir a si mesmas de forma mais eficaz.
A deficiência da Coenzima Q10 leva a uma capacidade reduzida de regeneração das células, logo a pele fica mais suscetível a danos causados pelo stress oxidativo. Isto pode levar a uma pele sensível que mostra sinais prematuros de envelhecimento como as linhas e rugas ou uma textura seca da superfície.
Fatores contributivos
O que mais afeta o envelhecimento da pele sensível?
Além dos processos de envelhecimento inevitáveis que ocorrem dentro da pele, incluindo a diminuição da energia celular, há uma série de fatores que podem contribuir para o envelhecimento da pele sensível.
Stress Oxidativo
O stress oxidativo desempenha um papel significativo nas vias biológicas que aceleram o processo de envelhecimento da pele. Ocorre quando certos fatores de estilo de vida e exposição a substâncias específicas resultam na criação de radicais livres - moléculas voláteis que atacam a estrutura celular interna da pele, tornando-a mais fraca e mais propensa a mostrar sinais visíveis de envelhecimento prematuro, como as rugas, a perda de volume e a perda de densidade.
Os fatores de estilo de vida que podem contribuir para o stress oxidativo podem ser:
Sol
A exposição desprotegida à luz ultravioleta é a principal causa do envelhecimento da pele. Além de acelerar a degradação do colagénio, que dá à pele a sua estrutura, a exposição UV pode causar inflamação e queimaduras solares, que também podem tornar a pele mais sensível.
Fumar
A nicotina e as substâncias químicas tóxicas presentes no tabaco afetam a saúde das células, sendo mais dificil funcionarem de forma eficiente.
Soluções
Enfrentar o envelhecimento da pele sensível
Ingredientes Chave
Para além de evitar os fatores sublinhados nos estilos de vida, também existe um número de ingredientes ativos aprovados para a redução dos sinais de uma pele sensível a envelhecer.
- Coenzima Q10
A Coenzima Q10 é uma substância encontrada naturalmente no corpo que ajuda as células a converter nutrientes em energia. Produtos de cuidado com Q10 dão energia e fortalecem as células e promovem a regeneração celular.
A Coenzima Q10 é um poderoso antioxidante. Ajuda a pele a ficar mais firme por mais tempo, dando-lhe a capacidade de neutralizar os radicais livres causados por fatores ambientais externos, como os raios UV e a poluição. Eles contribuem para a quebra de cologénio e elasticidade responsáveis pelos primeiros sinais de envelhecimento da pele como as rugas gerais e de expressão.
- A gama Eucerin Q10 ACTIVE contém coenzima Q10 e a sua eficácia foi aprovada na redução da profundidade das rugas e em refirmar a pele envelhecida. Foi especialmente formulada e aprovada para pele sensível.
Routina de cuidados
É importante tratar do envelhecimento da pele sensível delicadamente com uma rotina de cuidados de rosto que não irrite ou agrave os sintomas já existentes. Escolher produtos de limpeza suaves e livres de corantes artificiais e fragrâncias, como a gama Eucerin DermatoCLEAN, pode ajudar a limitar a sensibilidade.