Mulher a aplicar um produto Eucerin na perna.

Pele Seca O que é, o que a causa e o que pode fazer?

A pele é um dos principais órgãos, uma vez que nos protege contra o meio ambiente, dá-nos a nossa aparência e a sensação de toque. No entanto, quando a pele se torna seca, pode ficar dura e repuxada ou mesmo tornar-se rachada e com comichão e sua capacidade de funcionar correctamente torna-se comprometida.

Sinais e sintomas

A secura é uma das principais causas de problemas de pele

A falta de hidratação no interior da pele pode apresentar diferentes formas, variando da típica rugosidade, descamação a pequenas fissuras e vermelhidão, inflamação, comichão e sensação de aperto constante. No entanto, isto irá variar, dependendo da gravidade e da localização da secura.

Os sintomas da pele seca
Inicialmente, quando a pele começa a perder hidratação, a pele sente-se:

  • Repuxada
  • Áspera

Os sintomas de pele muito seca
Se a secura não for tratada e a pele perde mais hidratação, a pele torna-se:
  • Muito repuxada
  • Descamada
  • Com fissuras
  • Comichão

Os sintomas de pele áspera e rachada
Certas áreas do corpo, particularmente as mãos, os pés, os cotovelos e os joelhos são propensos a:
  • Tensão extrema
  • Rugosidade extrema
  • Rachas da pele ou fissuras
  • Comichão intensa
Ilustração da pele seca
Existem vários factores internos e externos para secar a pele do rosto, os quais contribuem para o mesmo processo de desidratação da pele.
Close-up da pele seca
As mãos tendem a secar se forem lavadas com frequência.

A pele seca no rosto
A pele seca no rosto é particularmente desconfortável e pode levar a um envelhecimento prematuro. A secura costuma aparecer nas bochechas/ maçãs do rosto e ao redor dos olhos. Os lábios podem tornar-se muitas vezes secos, especialmente no inverno.

A pele seca no corpo
A pele seca no corpo ocorre frequentemente primeiro nos pés e nas pernas, uma vez que estas áreas têm menos glândulas sebáceas e são muitas vezes mais expostas ao ambiente, embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo.

A pele seca pode também estar relacionada com certas doenças

Xerose cutânea é um termo médico para a pele seca. Vem do grego; "Xero", que significa "seco" e "Osis" significa "doença".

A Dermatite Atópica e a Psoríase também estão ligadas à secura, embora essas condições tenham uma predisposição genética e pode mostrar outros sintomas como inflamação e comichão intensa.

As condições metabólicas, como diabetes mellitus e doenças renais, também podem ter influência sobre a hidratação da pele e pode ser acompanhada de secura severa da pele.
Close-up à pele vermelha e seca, com placas
Algumas doenças, tais como a Dermatite Atópica ou a Psoríase estão ligadas à pele seca.

A relação entre a pele seca e a pele sensível

Geralmente a pele seca é sensível e pode reagir com irritação em caso de contacto com detergentes agressivos, sabonetes ou produtos cosméticos inadequados. Quando a função de barreira da pele é perturbada, alergénios, irritantes, poluentes e microorganismos podem penetrar na pele mais facilmente.

A pele sensível nem sempre está relacionada com a pele seca. Em qualquer caso, é importante evitar os produtos de cuidados da pele que contêm ingredientes irritantes, tais como perfumes e corantes. Verifique sempre se o produto é dermatologicamente testado para pele sensível. Leia mais sobre a pele sensível em geral, ou especificamente no rosto ou no corpo.

Mulher a lavar o rosto com água
Evite lavar com sabonetes abrasivos - como a pele seca pode ser sensível, parabenos, corantes e perfumes podem ser irritantes.

Se está preocupada ou insegura sobre os seus sintomas ou se estão a piorar, recomendamos que consulte o seu médico ou dermatologista para uma consulta.

Se precisar de mais informações para ajudar a identificar a causa da sua condição de pele e qual o tratamento a seguir, o teste de pele pode ser uma ferramenta útil de diagnóstico.

Causas e factores desencadeadores

O que causa a pele seca?

A pele seca é causada por factores exógenos (externos) e endógenos (internos). Uma pessoa pode ser afectada por mais de um destes factores e a gravidade da pele seca irá aumentar com o número de causas de composição. A compreensão dos factores que influenciam a pele seca vai ajudar a sua prevenção e tratamento.

A evaporação da água e de substâncias importantes que retêm e ligam a hidratação na pele deve-se a uma deficiência destas substâncias higroscópicas (de ligação de água), que ocorrem naturalmente na pele (factores hidratantes naturais).
O primeiro passo no processo de perda de hidratação é a perda de lipídos de superfície que formam uma barreira natural para impedir a evaporação da água.
Uma vez que a barreira lipída é quebrada, a água pode evaporar e as substâncias vitais de ligação de hidratação são facilmente lavadas. Como estes factores hidratantes naturais estão em falta, a pele não pode conter tanta água e torna-se seca. Se esta condição persistir, as redes de hidratação nas camadas mais profundas da pele, podem ficar comprometidas, reduzindo o fluxo natural ascendente de hidratação nas camadas superiores, resultando numa pele muito seca.

Ilustração dos factores de hidratação natural a evaporar através da pele
Quando a função de barreira natural da pele está comprometida, a água pode evaporar facilmente, deixando a pele seca, áspera e apertada.
Ilustração de um número limitado de Aquaporinas.
A redução do nível de hidratação da pele devido a um número limitado de aquaporins.

Factores Externos

Os factores externos comprometem a função de barreira natural da pele, iniciando a perda de hidratação.



As principais causas externas são:

Ambiente


Cuidados com a pele
  • A lavagem frequente e banhos ou chuveiros quentes e longos, removem os lipídos que compõem a barreira da pele.
  • Cuidados impróprios na rotina - é importante seguir uma rotina e usar produtos adequados para a pele seca. É especialmente importante não usar sabonetes fortes que retiram os lipídios naturais da pele.

Medicação
Certos medicamentos e tratamentos médicos (como a radioterapia, a quimioterapia ou a diálise) são conhecidos por causarem a pele seca como um efeito colateral. Os medicamentos que controlam a pressão arterial, conhecidos como diuréticos, são conhecidos por ter esse efeito colateral.
Mulher a proteger o rosto do sol
Os UV podem provocar o envelhecimento da pele e consequentemente a pele seca.
Mulher a tomar um comprimido
Verifique sempre com seu médico ou farmacêutico se estiver preocupada se a medicação contribui para a pele seca.

Verifique sempre com seu médico ou farmacêutico se estiver preocupado que a medicação contribui para a pele seca.

Factores Internos

Influências genéticas
Os níveis de hidratação da pele são, em parte, determinados pela genética. Algumas pessoas são geneticamente predispostas e herdam uma tendência para a pele seca. Em condições idênticas, pessoas diferentes têm diferentes tipos de pele. Os indivíduos de pele clara parecem ser mais propensos a ter a pele seca do que as pessoas com pele mais escura. Doenças como a Dermatite Atópica, a Psoríase, a diabetes e a ictiose têm uma predisposição genética.

Influências hormonais
As alterações hormonais, como a gravidez ou a menopausa, podem resultar em pele seca.

Idade

Conforme as pessoas envelhecem a capacidade da sua pele produzir suor e lipídos diminui, devido à redução da função das glândulas sebáceas e sudoríparas. A pele seca e o envelhecimento estão inter-relacionados e podem formar um ciclo vicioso. Leia mais sobre a secura induzida pela idade.

Dieta
A falta de nutrientes, ácidos gordos e vitaminas podem contribuir para a pele seca. A Vitamina C e E também estão envolvidas na manutenção de uma pele saudável.
Leia mais sobre os factores que influenciam a pele.
Bebé nos braços da mãe
Às vezes os bebés são afectados devido à sua predisposição genética. Podem desenvolver doenças de pele, como por exemplo, o eczema atópico sendo a comichão e a pele seca os principais sintomas.
Rosto de uma mulher idosa
Com o envelhecimento da pele a sua elasticidade e densidade reduzem, perdendo a aparência jovem.
Factores contributivos

Factores que contribuem para a pele seca

A pele saudável é bem hidratada e tem a barreira da pele intacta. Os principais factores que contribuem para a pele seca foram apresentados em cima. No entanto, outros factores também afectam a gravidade da pele seca.

A falta de um tratamento eficaz
A falta de tratamento eficaz pode também contribuir para a gravidade da pele seca. Quando a pele não é tratada correctamente, a secura pode progredir e influenciar negativamente a rede de hidratação nas camadas mais profundas. Portanto, um hidratante que também aborde esse facto ajudará a melhorar os sintomas. A maioria dos hidratantes funcionam apenas para restaurar a função da barreira de superfície e contam com a rede de hidratação inferior para fornecer água nas camadas superiores.

A exposição ao sol
A excessiva exposição solar também pode contribuir para a pele seca. Um protector solar para a pele seca deve conter activos hidratantes, além de um factor de protecção solar adequado (FPS), reidratando a pele. É também importante que o protector solar e outros produtos de cuidados da pele usados ​​sobre a pele seca, não contenham perfumes e corantes irritantes, especialmente quando usados na pele seca do rosto, que é mais propensa à irritação do que a pele normal.

Os riscos ocupacionais
Certas ocupações também podem aumentar o risco de a pele seca. Normalmente, são ocupações que exigem trabalho em condições de calor ou frio (agricultor/pescador), o uso frequente de detergentes (médico/enfermeiro/cabeleireiro) ou a exposição a produtos químicos (mecânico/limpeza).
Mulher de bikini sentada na areia
Os protectores solares que tratam a pele seca devem ser aplicados regularmente para proteger a pele dos danos dos UV.
Mãos a serem lavadas com sabão
Lavar as mãos com frequência pode levar à pele seca. Evite sabonetes com detergentes agressivos.

Desidratação
A hidratação da pele depende do equilíbrio da água no corpo. Isto priva ainda mais a pele já seca da hidratação. As pessoas idosas estão propensas à desidratação quando a sensação de sede diminui com a idade. Beber o mínimo 1,5 litros de fluidos diários é essencial para a manutenção de uma pele saudável.

Fumar
A nicotina e as toxinas do fumo do cigarro pode diminuir o fluxo de sangue de forma significativa, resultando numa diminuição da taxa metabólica dentro da pele. Isto significa que a pele resseca mais facilmente e envelhece prematuramente.
Mulher a beber um copo de água
A ingestão adequada de líquidos é importante enquanto a hidratação da pele depende do equilíbrio de água no corpo.
Soluções

Que soluções existem para a pele seca?

Limpar a pele seca

Limpar a pele seca do corpo
Quando limpa a pele seca ou muito seca é vital que o produto de limpeza seja eficaz, mas suave o suficiente para não lavar os próprios lipídos da pele. Idealmente, deve também ser enriquecido com factores hidratantes naturais, tais como a ureia, que bloqueiam a hidratação na pele.

Limpar a pele seca do rosto
A limpeza suave do rosto é particularmente importante, visto que o uso de produtos inadequadas pode aumentar a secura, contribuindo para o desenvolvimento prematuro de rídulas e rugas. Eucerin DermatoCLEAN Emulsão de Limpeza Suave contém um complexo de limpeza muito eficaz ainda que leve protegendo a pele de secar. Eucerin DermatoCLEAN Tónico Suave remove suavemente os resíduos e pode ser usado de manhã e à noite antes de aplicar o cuidado de pele de dia ou de noite . Leia mais sobre uma rotina de cuidados do rosto apropriados.
Mulher embrulhada numa toalha
Reduza o tempo de exposição à água quente tomando banhos rápidos em vez de longos.
Mulher a aplicar creme com um disco de algodão.
Evite produtos de cuidados de pele com álcool irritante, parabenos, corantes ou perfumes.

Hidratar a pele seca

Idealmente, os hidratantes para a pele seca deve conter activos, tais como:

  • Ureia e Lactato que reabastecem os factores hidratantes naturais em falta, que ajudam a reter a hidratação na camada superior da pele. Sendo compostos naturais da pele, a ureia e o lactato, não são tóxicos e não alérgicos, sendo bem tolerados, mesmo por pessoas que sofrem de pele extremamente seca. A concentração mínima recomendada de ureia é de 5%. A pele muito seca, geralmente requer uma maior concentração de ureia e de outros factores de hidratação. A linha Eucerin Ureia contém um intervalo de 5% e 10% de ureia nas loções, cremes e pomadas, com produtos especialmente formulados para rosto, mãos, pés e corpo.
  • Gluco-glicerol é uma molécula que estimula a própria rede de hidratação da pele e, por conseguinte, ajuda a suportar a função dos aquaporins nas camadas epidérmicas mais profundas, o que por sua vez, aumenta o fluxo ascendente natural da hidratação para as camadas exteriores, assegurando uma hidratação duradoura. Os Aquaporins são canais microscópicos aquáticos localizados principalmente nas camadas epidérmicas mais profundas. Fornecem hidratação à camada superior do estrato córneo da pele e são essenciais para manter a hidratação da pele.
  • Ceramidas-3 ajuda a reparar a barreira lipídica reduzindo a perda de hidratação. Eucerin Complete Repair Loção Intensiva 10% Ureia contêm Gluco-glicerol, ureia e ceramida-3.
Mulher a aplicar creme no corpo.
Para evitar a perda de hidratação da pele é essencial usar regularmente um hidratante de cuidado da pele.
Mulher a tocar na maça do rosto com a mão.
Cuidados com a pele adequados para a pele seca, devem conter activos, como a Ureia, o Gluco-glicerol ou a Ceramida-3.

Cuidar da pele seca induzida pela idade

Quando a pele envelhece, a pele seca contribui para o desenvolvimento prematuro de rídulas e rugas. Leia mais sobre os sinais, as causas e as soluções para a pele seca induzida pela idade. O uso de um hidratante torna-se tão importante quanto manter a hidratação da pele, na prevenção do desenvolvimento de novas rugas, especialmente no rosto.

O Ácido Hialurónico é uma molécula que reduz o aparecimento de rídulas e rugas secas. O Ácido Hialurónico é encontrado naturalmente na pele e é um componente essencial do tecido conjuntivo. Tem altas capacidades de ligação de água, melhora a regeneração da pele e aumenta a difusão de nutrientes. 

Se está preocupada ou insegura sobre qual o tratamento a seguir, recomendamos que consulte o seu médico ou dermatologista para uma consulta.

Evite os factores contributivos

Além de uma boa limpeza e hidratação diária, é importante evitar os factores que contribuem para a pele seca. Isto vai ajudar a reduzir o impacto da pele seca e a necessidade de tratamento:

  • Evite o ar seco passando menos tempo ao ar livre quando o tempo está quente e frio e use um desumidificador dentro de casa quando o aquecimento está ligado.
  • Reduza o tempo de exposição à agua quente tomando banhos rápidos em vez de banhos demorados.
  • Usar luvas ao lavar a loiça vai ajudar a evitar que a água quente e os detergentes fortes.
  • Use roupas feitas com materiais naturais, como o algodão e a seda, que não irritam a pele. A lã é natural, mas pode irritar, por isso o contacto directo deve ser evitado.
  • Tente usar um detergente de roupa, sem corantes ou perfumes, pois estes podem ficar nas roupas após a lavagem e irritar a pele seca.
  • Use produtos de cuidados sem álcool, perfumes e corantes para evitar a irritação.
  • Certifique-se que bebe a quantidade adequadas de fluidos.

Mulher na banheira
Os banhos hidratantes podem ajudar a restaurar a barreira protectora natural da pele.
Mulher com camisola de algodão
Alguns detergentes de roupa incluem perfumes ou corantes - tenta evitar o seu uso, pois podem irritar a pele seca.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!