Mulher a tocar no braço esquerdo.

Pele do corpo seca e áspera Causas, sintomas e soluções

A pele não é só o maior órgão do corpo, como também desempenha um papel vital na regulação da temperatura do corpo e age como uma barreira protegendo o organismo contra infecções. No entanto, certas partes do corpo estão propensas a tornar-se secas e estaladas, fazendo com que a pele perca a sua capacidade de desempenhar estas funções. No entanto, uma boa rotina de cuidados da pele utilizando produtos formulados especificamente para a pele áspera e rachada pode ajudar a restaurar a pele para um estado saudável.

SINAIS E SINTOMAS

Sinais e sintomas da pele do corpo áspera

A pele seca pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas algumas áreas são mais propensas a tornarem-se muito secas ou até mesmo ásperas e rachadas.

A pele seca ocorre de forma gradual e segue um processo progressivo:

  • A pele seca sente-se repuxada e pode parecer ligeiramente a moderadamente áspera.
  • Muitas vezes, os primeiros sinais de secura não causam muito desconforto, mas ignorá-los é susceptível de conduzir à secura tornando-se mais grave.
  • A pele muito seca pode ser muito repuxada, muito áspera, escamosa, rachada e com prurido.
  • A pele fica muito repuxada e também pode parecer escamosa.
  • A secura excessiva pode encolher a pele e torna-se frágil, levando a fissuras da pele, especialmente em áreas que precisam flexionar durante o movimento, como as solas dos pés durante a caminhada. A pele pode tornar-se inflamada.

Os sintomas da pele do corpo áspera e rachada
  • Tensão extrema
  • Muito áspera
  • Fissuras
  • Comichão intensa

Ilustração da pele seca
A pele seca torna-se áspera e rachada, quando a secura penetra nas camadas mais profundas da pele.
Pé com a planta do pé estalada
As solas dos pés tendem a tornar-se secas e rachadas.

As áreas afectadas da pele do corpo seca e áspera

  • A pele das mãos torna-se seca devido às lavagem frequentes. As fissuras geralmente ocorrem nos nós dos dedos, porque a pele é apertada e pode facilmente quebrar quando esticada.
  • A pele nos pés, especialmente em torno da área do calcanhar, muitas vezes torna-se seca, resultando em pele áspera e rachada, causando desconforto e, em casos graves, pode ser dolorosa e inflamada. A pele no calcanhar precisa ser mais grossa para suportar a pressão, o stress do movimento do caminhar e correr.
  • Os lábios também são propensos à secura, especialmente em pacientes com acne sob medicação. Os lábios tendem a rachar o que é muito desconfortável e doloroso.

Close-up pele seca nas mãos
Lavar as mãos com frequência pode tornar-se um problema para a pele seca, pois a pele ao redor dos dedos pode quebrar.
Testa de uma mulher vermelha e escamosa.
A pele seca no rosto pode tornar-se áspera e até mesmo escamosa.

Doenças e o seu impacto na pele do corpo

A pele seca ou Xerose é um termo médico conhecido (Grego; "Xero", que significa "seco" e "Osis '' que significa "doença")  é uma classificação ampla que inclui a pele seca por qualquer causa, seja interna ou externa. Outras condições de pele estão ligadas à pele seca, áspera e com fissuras. Condições como a Psoríase e a Dermatite Atópica têm causas inflamatórias subjacentes, onde a pele parece avermelhada, escamosa e com muito prurido.

  • Dermatite Atópica geralmente afecta crianças e desenvolve a pele áspera e irritada na parte de trás dos joelhos, cotovelos e ao redor da área do quadril.
  • A pele afectada com Psoríase muitas vezes tem manchas de pele seca, duras e comichão que pode aparecer em qualquer parte do corpo.
  • Os diabetes, tipo 1 ou tipo 2, também podem causar a pele a tornar-se seca, áspera e com prurido.

Close-up a uma área da pele vermelha e seca.
Algumas doenças de pele estão ligadas à pele seca e desenvolvem sintomas como vermelhidão, descamação e comichão.

Existem mais informações sobre a pele seca, bem como as condições de pele como a Dermatite Atópica, Psoríase e Xerose, neste site.

Se está preocupada ou insegura com os sintomas ou se estão a piorar, recomendamos que consulte o seu médico ou dermatologista para uma consulta.

Se precisar de mais informações para ajudar a identificar a causa da sua queixa de pele e qual o tratamento a seguir, o teste de pele pode ser uma ferramenta útil de diagnóstico.

CAUSAS E FACTORES CONTRIBUTIVOS

Entender as causas da pele do corpo áspera

As causas da pele seca, áspera e rachada variam de factores relacionados com maus cuidados de pele a factores ambientais e condições relacionadas com a saúde, como a Dermatite Atópica e a Psoríase. Essas causas são influenciadas por factores internos e externos.

Factores externos

O  processo da pele seca, ou da desidratação da pele, ocorre em etapas:

  • A pele torna-se seca, quando começa a perder lipídos naturais que resultam na ruptura da barreira de superfície da pele, evitando assim que a pele retenha hidratação.
  • Isto acelera a velocidade com que a pele perde hidratação. A falta de factores de hidratação naturais de ligação de água faz com que as camadas superiores da pele fiquem desidratadas.
  • A pele seca torna-se áspera e rachada, quando a secura penetra nas camadas mais profundas da pele, o que compromete os Aquaporins da pele, que são canais de hidratação nas camadas mais profundas da epiderme e regulam a distribuição de água no interior.
Ilustração da evaporação dos factores de hidratação naturais.
A deficiência de factores de hidratação naturais de ligação de água (FHN) deixa as camadas superiores da pele desidratadas.

As causas externas que podem potenciar a secura podem ser condições climáticas que influenciam a capacidade da pele de reter a água ou o uso inadequado de produtos de cuidados da pele.

Ambiental

  • Condições climáticas adversas - o ar quente, frio e seco rompe a barreira de superfície da pele.
  • As mudanças sazonais - os sintomas de pele seca muitas vezes pioram durante o Inverno ou no Verão.
  • Ultravioleta (UV), a luz solar pode aumentar a taxa de envelhecimento da pele e a pele torna-se mais propensa à secura à medida que envelhece.

Cuidados com a pele

  • A lavagem frequente e banhos ou chuveiros quentes e longos, removem os lipídos que compõem a barreira da pele.
  • Cuidados impróprios na rotina - é importante seguir uma rotina e usar produtos adequados para a pele seca. É especialmente importante não usar sabonetes fortes que retiram os lipídios naturais da pele.

Medicação
A pele seca é um efeito colateral de alguns medicamentos. Medicamentos comumente usados ​​que tenham esse efeito colateral são medicamentos para pressão arterial diuréticos que actuam através do aumento da taxa de vapor de água do corpo, alguns antibióticos e medicamentos da acne.
Homem a lavar o corpo com sabão
Alguns sabonetes são muito fortes para a pele e retiram os seus lipídos naturais.
Mulher a tomar um comprimido.
Alguns medicamentos podem tornar a pele seca. Verifique com o seu médico se a medicação pode contribuir para este efeito colateral.

Verifique sempre com seu médico ou farmacêutico se estiver preocupada se a medicação pode contribuir para a pele seca.

Factores internos

Influências genéticas
O equilíbrio de hidratação da pele também é influenciado pela genética. Algumas pessoas têm a pele oleosa e outras têm a pele seca e estes tipos de pele são herdados, embora um indivíduo não tenha necessariamente o mesmo tipo de pele que os pais. Além disso, pessoas de pele clara parecem ser mais propensas a ter a pele seca do que as pessoas com pele mais escura. As condições de pele como Dermatite Atópica, a Psoríase e a Ictiose muitas vezes têm uma predisposição genética.

Influências hormonais
As alterações de algumas hormonas, principalmente o estrogénio e a testosterona, podem influenciar a hidratação da pele e os níveis de lipídos. Isto é particularmente perceptível após a menopausa e durante a gravidez.

Idade
Com o envelhecimento da pele o número de glândulas sebáceas e sudoríparas reduz, resultando na redução da capacidade de produção de suor e lipídos. Da mesma forma, o teor de água da pele e a sua capacidade para reter a água é também reduzido. Estes factores conduzem à secura, os quais, por sua vez contribuem para o envelhecimento da pele e para o desenvolvimento de rídulas e rugas. Leia mais sobre a pele seca provocada pela idade.

Dieta
Como qualquer outro órgão, a pele exige uma série de nutrientes importantes, para funcionar correctamente. Estes incluem ácidos gordos saturados e vitamina A e E.
Mulher com pele do rosto mais escura.
Na pele mais escura, os sinais de envelhecimento parecem menos graves e começam a aparecer mais tarde.
Mulher grávida a tocar na barriga.
Durante a gravidez podem aparecer estrias- a aplicação regular de loções ou óleos corporais em combinação com uma suave massagem nas áreas afectadas, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de estrias.
Mulher a tocar na maça do rosto.
Depois dos 25 anos a pele torna-se gradualmente mais seca e menos elástica ao longo do tempo.
FACTORES CONTRIBUTIVOS

Factores que contribuem para a pele do corpo áspera

Os factores que afectam o equilíbrio de hidratação natural da pele e podem tornar a pele áspera e rachada são os seguintes:

Cuidados de pele

O uso de sabonetes fortes sobre a pele descama a pele dos lipídos naturais e da hidratação levando a pele a secar, a ficar áspera e rachada.
É muito importante uma rotina de bons cuidados da pele para a prevenção e o tratamento da pele seca, áspera e rachada.
Um hidratante adequado deve ser frequentemente aplicado na área afectada. O melhor momento para hidratar é quando a pele está limpa e levemente húmida, como por exemplo, após um banho ou duche. Os hidratantes que contêm compostos que restauram o funcionamento das camadas mais profundas da pele são recomendados para a pele muito seca, áspera e rachada.

A lavagem frequente também é um factor que contribui para a pele seca, áspera e rachada. Os banhos e os duches não devem ser muito quentes ou muito longos, porque eliminarão os lipídos naturais da pele, assim como os factores de hidratação natural, reduzindo a capacidade da pele reter a hidratação.

Mulher a usar um produto de limpeza no rosto
É importante que os produtos de limpeza sejam suficientemente suaves para não lavar os lípidos da pele.
Mulher a aplicar creme no corpo.
Ao usar produtos de cuidados para a pele seca está a ajudar a reabastecer a pele, restaurando o seu equilíbrio de hidratação.

Tempo, estações e exposição solar
A mudança de estação é uma causa comum para a pele seca, áspera e rachada. Durante os rigorosos meses de inverno, a pele é exposta ao frio e a utilização de aquecimento central em ambientes fechados secam a pele. A pele torna-se áspera e rachada durante este tempo e se não for tratada as fissuras podem aprofundar-se e inflamar.

Durante os meses quentes de verão a pele torna-se seca devido à excessiva exposição ao sol. As queimaduras solares tornam a pele ainda mais seca. De modo a prevenir que a pele se torne áspera e estalada, deve-se utilizar um protector solar que contenha um hidratante, perfumes não irritantes e corantes.

Os riscos ocupacionais
Certas ocupações também podem aumentar o risco de a pele seca. Normalmente, são ocupações que exigem trabalho em condições de calor ou frio (agricultor/pescador) e o uso frequente de detergentes (médico/enfermeiro/cabeleireiro).

Mulher a proteger o rosto de uma queimadura solar
A exposição ao sol faz com que a pele perca mais hidratação e fique ainda mais seca. Além disso os UV podem causar mudanças de longo prazo na pele.
Mãos a serem lavadas com sabão.
Algumas profissões podem exigir a lavagem frequente das mãos. Isto pode tornar-se um problema para a pele seca.

Desidratação
A quantidade de hidratação na pele está relacionada com a quantidade de água que o corpo pode fornecer. Quando desidratado, o corpo reduz a hidratação da pele, que abranda o fluxo natural da água através da pele, o que pode contribuir para a pele seca. As pessoas idosas estão mais propensas à desidratação, pois a sensação de sede diminui com a idade. 

Fumar
O tacaco contém toxinas, incluindo a nicotina, que pode diminuir o fluxo de sangue. Isto resulta numa diminuição da taxa metabólica dentro da pele, o que faz com que as fibras de suporte do tecido conjuntivo percam a sua elasticidade. Isto significa que a pele envelhece prematuramente e seca mais facilmente.


SOLUÇÕES

Cuidados a ter com a pele do corpo seca e áspera

Evitar os factores que contribuem

Para além de uma boa rotina de limpeza e hidratação, evitar os factores que contribuem para a pele seca é importante. Isso ajudará a reduzir o impacto da pele seca e a necessidade de tratamento:

  • Evite o ar seco passando menos tempo ao ar livre quando o tempo está quente e frio e use um desumidificador dentro de casa quando o aquecimento está ligado.
  • Reduza o tempo de exposição à agua quente tomando banhos rápidos em vez de banhos demorados.
  • Usar luvas ao lavar a loiça vai ajudar a evitar o contacto com a água quente e os detergentes fortes.
  • Use roupas feitas com materiais naturais, como o algodão e a seda, que não irritam a pele. A lã é natural, mas pode irritar, por isso o contacto directo deve ser evitado.
  • Tente usar um detergente de roupa, sem corantes ou perfumes, pois estes podem ficar nas roupas após a lavagem e irritar a pele seca.
  • Certifique-se que bebe a quantidade adequada de fluidos.
Mulher com roupas de inverno.
As roupas feitas de materiais naturais, como o algodão e seda, são as melhores para a pele seca, visto que não irritam.
Mãos com luvas a lavar pratos.
É sempre bom para proteger as mãos com luvas quando estas se submetem a um contacto frequente com água ou detergentes.

Do modo a resolver a condição de pele seca, é necessário uma rotina de cuidados da pele que não deteriore a barreira da pele. Adicionalmente, reabastecer os factores de hidratação naturais, como a Ureia, também irá ajudar a restaurar o equilíbrio de hidratação da pele e, idealmente, a deficiência de substâncias vitais que regulam o fluxo de água nas camadas mais profundas da pele.

A pele seca a muito seca, devido a diabetes ou a Psoríase requer produtos adequados, dependendo da severidade, da secura e a Dermatite Atópica exige produtos específicos para o cuidado diário da pele dos bebés e crianças pequenas. Ao escolher um produto de cuidados da pele para as crianças, verifique sempre a recomendação da idade.

Limpar a pele áspera e seca do corpo

Enquanto a causa inicial da secura e aspereza da pele é uma barreira da superfície da pele comprometida, é importante que o processo de limpeza seja suficientemente suave para não lavar os próprios lípidos da pele. Eucerin Complete Repair Loção Intensiva 10% Ureia é um produto muito suave formulado especificamente para a pele do corpo seca e muito seca. Limpa suavemente sem secar a pele e contém factores hidratantes adicionados que retêm a hidratação na pele. É apropriado para quem tem diabetes e pele seca relacionada com a Psoríase.

Mulher limpa suavemente a pele depois do banho
Em vez de esfregar a pele molhada com uma toalha, seque suavemente.

Em vez de esfregar a pele molhada com uma toalha, seque suavemente.

O primeiro requisito para hidratar a para a pele seca é restaurar o equilíbrio da hidratação nas camadas superiores da pele.

Ureia e Lactato: são factores de hidratação natural (FHN) que atraiem e retêm a hidratação no estrato córneo ou camada superior da pele. A pele muito seca, que se tornou áspera e rachada exige uma maior concentração destes factores de hidratação naturais. Geralmente, os produtos para a pele seca e muito seca devem ter pelo menos, 5% e 10% de ureia, respectivamente.

Ceramida-3 ajuda a reparar a barreira lipídica, que abranda a taxa de evaporação a partir da pele através do controlo de perda de hidratação.

Gluco-Glycerol estimula os Aquaporins da pele e ajuda a suportar o fluxo ascendente natural da hidratação para as camadas epidérmicas superiores. O equilíbrio da hidratação nas camadas superiores da pele depende do adequado fornecimento de hidratação nas camadas inferiores e, portanto, restabelecendo o equilíbrio de hidratação nas camadas inferiores é um pré-requisito para a hidratação da pele em geral.

Mulher a tocar na perna direita
Para aliviar os sintomas de pele seca é recomendada a aplicação regular de produtos de cuidados da pele.
Mulher com a pele molhada a tocar no ombro.
O melhor momento para hidratar a pele é quando está limpa e levemente húmida, como por exemplo, após um banho ou duche.

Proteger a pele do corpo seca contra a exposição ao sol

Tal como os UV aumentam a taxa de envelhecimento da pele e como o envelhecimento da pele aumenta o risco de secura da mesma, é aconselhável:

  • Reduzir a exposição ao sol, usando roupas de protecção.
  • Usar um protector solar quando sair de casa.
  • Usar protectores solares que bloqueiem os UV e contenham compostos hidratantes.
  • Usar um protector solar que não tenha perfumes irritantes e corantes, pois a pele seca é propensa a irritação.

Os Proctetores Solares Eucerin para a pele seca oferecem protecção solar, com filtros UV UE compatíveis COLIPA e antioxidante Licochalcone A, para proteger contra os radicais livres induzidos pelos UV, bem como o envelhecimento precoce e proporcionam hidratação.
Mulher a aplicar protector no braço.
Eucerin Protecção Solar para a Pele Seca SPF 30/50+ é especialmente desenvolvido para as necessidades da pele seca.

Newsletter: Se a sua pele falasse, o que diria?

Cada pele tem a sua voz. Registe-se e ouça a sua!

My eucerin, newsletter

  • Receba conselhos sobre cuidados a ter com sua a pele e informação sobre as nossas inovações e produtos
  • Seja uma embaixadora Eucerin e teste os nossos produtos e inovações
  • Beneficie de campanhas exclusivas aos membros My Eucerin!